03/08//2016 (11h51) - Atualizada às 12h26

CARTAS NA MESA

Partidos começam a definir candidaturas para as eleições municipais

Guto Cavalcante e Gilson Romanelli são as duas primeiras candidaturas definidas ao cargo de Prefeito Municipal; PPS e PSDB permanecem sem qualquer definição.


As convenções municipais que definirão quem serão os candidatos na eleição do próximo dia 2 de outubro tiveram início no último final de semana. Pré candidatos à prefeito, vice prefeito e vereador começam a deixar o campo das hipóteses e agora passam a trabalhar para alavancar suas candidaturas.

As cartas começaram a ser colocadas de fato na mesa nesta terça-feira (2), quando duas convenções definiram as dobradinhas para os cargos majoritários, bem como os candidatos que concorrerão a uma das onze cadeiras do Poder Legislativo. O até então pré candidato à prefeito, Guto Cavalcante (PTB), oficializou a sua candidatura ao lado da ex primeira dama Camila Sposito (PRTB), que faz sua estréia em uma eleição ao lado daquele que deverá ser o mais jovem dos candidatos à prefeito de Descalvado. Junto com o PTB e o PRTB, estarão os partidos PV, PRB e o PTC. Conforme o DESCALVADO NEWS havia divulgado com exclusividade no dia 12 de junho, a dobradinha Guto/Camila foi confirmada na noite desta terça-feira ao som de muitos rojões que foram soltos defronte a um escritório de advocacia localizado no centro da cidade.

Primeiro político a se declarar como pré candidato ao cargo de prefeito, Gilson Romanelli (PMN) também oficializou sua candidatura na noite desta terça-feira, durante a convenção que uniu outros dois partidos (PTN e PEN) e lançou o professor de educação física Marcelo Brambilla, como candidato à vice prefeito. Marcelo também faz sua estréia como candidato em Descalvado, e ao lado de Gilson tentará emplacar a candidatura que deverá ter como principal plataforma, a renovação na política de Descalvado.

Mas o grande acontecimento dos últimos dias não foi a oficialização destas duas candidaturas, mas sim a não oficialização de outras duas. Ocorre que na sexta-feira (29/07), o PPS (partido do ex prefeito Luís Antonio Panone, do ex presidente da Câmara e segundo colocado na eleição suplementar, Luiz Carlos Viana, e do vereador Vick Francisco) publicou o adiamento da sua convenção, que inicialmente estava marcada para acontecer no domingo (31) e foi adiada para a próxima sexta-feira (5). Pode-se se dizer que este adiamento causou uma grande 'dor de barriga' nos adversários do grupo, já que junto com a nova data da convenção veio a notícia de que Panone poderá ser o candidato apontado pelo PPS no lugar de Vick Francisco, que dava como certa a sua candidatura.

Panone aguarda o julgamento de um processo que poderia deixá-lo impossibilitado de concorrer nesta eleição, mas fontes ligadas ao ex prefeito vem afirmando categoricamente que o processo terá uma decisão favorável à ele nesta quinta-feira (4), liberando-o para disputar a eleição do dia 2 de outubro. Sem esta decisão, Panone não deverá oficializar sua candidatura, abrindo caminho para Vick, ressaltando-se apenas que ambos ainda buscam um candidato a vice para compor a dobradinha do grupo.

BATE BOCA NO NINHO DOS TUCANOS - De todas as convenções marcadas, a do PSDB era sem dúvida alguma a mais aguardada. Marcada para acontecer no domingo (31) na Câmara Municipal, a convenção dos tucanos se tornou um verdadeiro ringue político, com possibilidade de quase se chegar às 'vias de fato'. Responsáveis pelo imbróglio e pelo fiasco que foi a eleição municipal de 2012, um grupo peessedebista dissidente do ex prefeito José Carlos Calza manobrou [de forma ilegal segundo alguns] para que a convenção fosse adiada para a próxima sexta-feira. Com pelo menos quatro pré candidatos concorrendo ao cargo majoritário (Helton, Calza, Dr. Rubens e Eduardo Saggiorato), o partido errou ao não realizar uma prévia da convenção para escolher qual seria a melhor estratégia para o grupo.

Anunciando ser pré candidato à prefeito desde o início do ano, o atual presidente da Câmara, Helton Venâncio, firmou acordo com o ex prefeito Calza (em janeiro deste ano), onde teria ficado acertado que se Calza conseguisse sua liberação junto da justiça eleitoral até no dia da convenção, ele seria o candidato natural do PSDB. Na sexta-feira que antecedeu a convenção, Helton solicitou da justiça eleitoral uma certidão para comprovar a verdadeira situação do ex prefeito, barrado desde 2012 por conta da Lei da Ficha Limpa. No documento expedido pelo Cartório Eleitoral no mesmo dia 29 de julho, consta que Calza está temporariamente inelegível, e portanto impedido de participar da eleição deste ano.

Inconformados com a possível exclusão de Calza na eleição deste ano, os dissidentes do ex prefeito (dentre eles alguns que integraram o governo interino de Sposito e participaram ativamente no processo que ficou conhecido como 'Caso Castellucci' e que culminou em uma dívida de mais de R$ 13,5 milhões para os cofres públicos) manobraram para adiar a convenção momentos antes do início do ato político, causando tumulto e bate boca entre os correligionários do mesmo partido. O adiamento foi votado por 17 pessoas a favor e 16 contrárias ao pedido, o que evidenciou ainda mais como o partido está dividido ao meio.
 

Helton chegou a ser agredido verbalmente por um dos membros do seu partido, e um repórter de um site de notícias local também teve a sua câmera fotográfica arrancada das mãos e a bateria furtada. Uma cena lastimável que indignou todos aqueles que estavam presentes. Um vídeo que está sendo compartilhado por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas também tem causado indignação em toda a população que teve acesso às imagens do momento em que o Presidente da Câmara é agredido com palavras.

De acordo com informações de quem testemunhou toda a confusão, o bate boca teria tido início quando Helton afirmara que não negociaria cargos com ninguém, e que o momento era o de fortalecer o partido e não de discutir nomes ou cargos na Prefeitura Municipal. O resultado foi o registro de boletins de ocorrências e segundo a assessoria do presidente do PSDB, de pelo menos um requerimento ao Conselho de Ética do partido pedindo a expulsão do autor das agressões.

Todo este imbróglio escancarou para aqueles que acompanham mais de perto os bastidores da política local como deverá ficar o clima político descalvadense, que poderá esquentar - e muito -, assim como ocorreu na última eleição.

Fique pode dentro de todas as notícias das Eleições 2016, acessando a seção exclusiva do site DESCALVADO NEWS.

*Fotos: Cora News
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Partidos começam a definir candidaturas para as eleições municipais
EDITORIAL: "Procura-se um vice desesperadamente!"
Clima nos bastidores políticos começa a esquentar com a aproximação das convenções que definirão os candidatos
Sposito está fora da disputa para Prefeito em 2016
Temer e Gilmar discutiram eleição municipal, dizem Planalto e TSE
Atenção, Eleitor: O cadastramento biométrico não é obrigatório para estas eleições municipais de 2016
Descalvado já tem 7 pré-candidatos à Prefeitura para as eleições deste ano
Pré candidatos têm até o dia 2 de abril para se filiarem a partidos políticos
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio
Recadastramento Biométrico não será obrigatório para as eleições de 2016 em Descalvado
Emenda à Constituição abre brecha de 30 dias para políticos 'infiéis'
Candidatos a prefeito em Descalvado não poderão gastar mais do que R$ 100 mil na campanha, determina TSE
COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL: Cadastramento de Identificação Biométrica
Confira a seção especial das Eleições Suplementares no ano de 2013
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"