09/02//2016 (10h00)

ELEIÇÕES 2016

Emenda à Constituição abre brecha de 30 dias para 'políticos infiéis'

Sessão conjunta no Congresso Nacional vai promulgar no próximo dia 18 de fevereiro, Emenda Constitucional que abre janela para o troca-troca partidário sem risco de perder o mandato. Expectativa em Descalvado é de que pelo menos três vereadores aproveitem a oportunidade e migrem para novas legendas.


Será promulgada no próximo dia 18 de fevereiro, em sessão conjunta do Congresso Nacional, a Emenda Constitucional que abre uma “janela” para a troca de partidos sem perda de mandatos. De acordo com o texto (PEC 113/2015) aprovado no Senado em 9 de dezembro de 2015, os detentores de mandatos eletivos poderão deixar as legendas pelas quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda, o que significa dizer que entre 18 de fevereiro e 18 de março, os políticos terão a chance de trocar de partido sem perder o mandato ao qual exercem.

A desfiliação não será considerada para fins de distribuição do dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros, com essa mudança na Constituição será possível “minimizar a deterioração da política brasileira cuja fragmentação e facilidade para criar legendas dificulta a formação de maiorias e é fonte recorrente de crises”.

A PEC 113/2015 fazia parte de uma série de propostas de mudanças na Constituição para alterar o sistema político Uma das possibilidades, inclusive já aprovada pelos deputados, é o fim da reeleição de presidente, governadores e prefeitos. Um acordo de líderes possibilitou que apenas a parte da PEC 112/2015 – a que tratava da janela eleitoral – fosse votada no ano passado. O restante do texto voltou a exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com a identificação de PEC 113A/2015.

Sem o risco da perda do mandato por "infidelidade partidária", a expectativa em Descalvado é de que pelo menos três vereadores alcem vôos para novas legendas. Sem a brecha, os "infiéis" descalvadenses poderiam correr o risco de perder seus mandatos antes mesmo das eleições de outubro deste ano, o que para alguns poderia significar cair no ostracismo e no esquecimento. Agora com a janela de 30 dias, a correria [ou a dúvida] ficará por conta de onde os políticos deverão se abancar.

PRÉ CANDIDATOS À PREFEITURA - Se por uma lado a janela aberta pelo Congresso abonou a infidelidade dos políticos locais, por outro acaba acirrando os bastidores da nossa política, uma vez que para aqueles que não são detentores de mandatos eletivos, o prazo para filiação, desfiliação e troca de partidos se encerra no dia 2 de abril. Até lá, promessas, reuniões e acordos de gaveta continuarão a 'pipocar' semanalmente.

Segundo informações, existe a possibilidade de quatro pré candidatos ao cargo de Prefeito Municipal [dentre eles três ex prefeitos], mudarem de legenda. O quarto nome, caso decida pela sua candidatura, também deverá sair do partido onde atualmente está filiado. O fato é que, em pelo menos duas dessas pré candidaturas, muita gente anda apostando que nem ao menos o registro do nome será aceito pelo TRE, devido à enormidade de problemas que cada um deles acumulou durante o tempo em que exerceram seus mandatos.

Outra máxima que se ouve por todos os cantos da cidade, principalmente por parte do eleitor mais atento às questões políticas, é de que nenhum candidato a prefeito terá a chance de ser eleito caso entre na disputa eleitoral [que neste ano terá apenas 45 dias de duração] sob judice. Não era para menos, afinal, depois do que se viu durante a campanha de 2012, os eleitores não vão dar chance para uma nova e desastrosa campanha em que o único propósito era o de criar o caos no município.

Fique pode dentro de todas as notícias das ELEIÇÕES 2016, acessando a seção exclusiva do site DESCALVADO NEWS.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Emenda à Constituição abre brecha de 30 dias para políticos 'infiéis'
Candidatos a prefeito em Descalvado não poderão gastar mais do que R$ 100 mil na campanha, determina TSE
COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL: Cadastramento de Identificação Biométrica
Confira a seção especial das Eleições Suplementares no ano de 2013
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"