10/04//2016 (18h00) - Atualizado às 20h50

ELEIÇÕES 2016

Descalvado já tem 7 pré-candidatos à Prefeitura para as eleições deste ano

Consulta feita com exclusividade pelo DESCALVADO NEWS pôde constatar o desejo de pelo menos sete pré candidatos para a disputa ao cargo de Prefeito Municipal em 2016. Outros quatro nomes não foram encontrados para confirmar a intenção de disputar as eleições no próximo dia 2 de outubro. Oficialização das candidaturas deve ocorrer somente após as convenções partidárias.


Uma consulta feita com exclusividade pelo site
DESCALVADO NEWS [DN] durante a última semana revelou a intenção da pré candidatura de pelo menos sete nomes conhecidos da política local, para a disputa ao cargo de Prefeito Municipal nas eleições municipais que serão realizadas em outubro deste ano.

Outros quatro supostos pré candidatos não puderam ser encontrados até a publicação desta reportagem para confirmar o seu desejo de ser ou não um pré candidato.

A oficialização das candidaturas só deve ocorrer após as convenções partidárias que serão realizadas entre os dias 20 de julho à 5 de agosto. No entanto, como o prazo para troca de legendas e novas filiações terminou no último dia 2 de abril, alguns partidos começam a divulgar alguns nomes para a disputa. Os pedidos de registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações ao respectivo cartório eleitoral até às 19h00 do dia 15 de agosto de 2016.

Já a campanha eleitoral foi reduzida este ano, e passou de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto.

Com base em declarações pessoais ou de manifestações de pré candidatos ou pessoas ligadas à partidos políticos, o DN realizou uma série de consultas aos principais nomes cogitados a participarem do pleito deste ano. No total, foram consultados 7 nomes que já se declararam pré candidatos ou ainda estão analisando junto a suas bases uma possível pré candidatura. Outros 4 nomes não puderam ser encontrados para confirmar se tem ou não a intenção de concorrer ao pleito.

Foram encaminhados a todos uma lista com seis perguntas que vão desde a confirmação ou não da sua pré candidatura, passando por quem seriam as pessoas que deverão acompanhá-lo em uma
possível campanha eleitoral, e finalizando com a questão de como se deve administrar um município que gasta quase 26% do seu orçamento em educação, pouco  mais de 30% em saúde e cerca de 54% com a folha de pagamento, uma conta simples de matemática e que parece não fechar nunca, indagando-o ainda sobre como fazer sobrar recursos para novos e importantes investimentos.

O pré candidato pelo Partido da Mobilização Nacional [PMN], Gilson Romanelli, iniciou suas respostas [leia aqui a íntegra da entrevista com o pré candidato Gilson Romanelli] confirmando a sua pré candidatura para prefeito, garantindo ainda que tem a seu lado pessoas que não tem qualquer ligação com a atual administração, bem como com administrações anteriores. Gilson também reforçou que seu compromisso será o de 'cumprir a risca aquilo que nos comprometemos na campanha', e que vai 'usar do orçamento do município para as manutenções básicas' como saúde, educação e para o funcionalismo público.


Gilson Romanelli foi o primeiro a ter declarado sua pré candidato para as eleições municipais de 2016

 


O 'veterano' Sebastião José Ricci

Já o veterano Sebastião José Ricci, do Partido Progressista [PP], deixou em aberto uma possível pré candidatura à prefeito [leia aqui a íntegra da entrevista com o pré candidato Sebastião José Riccci]. Discreto, Ricci preferiu dizer que a oficialização de uma possível candidatura deverá acontecer somente após as convenções do seu partido. "Considerando o meu período de mais de três décadas ocupando cargo público, com uma vasta folha de serviços prestados (desculpem a modéstia), posso revelar que sou pré-candidato a vereador, a vice-prefeito e até mesmo ao cargo de prefeito nas próximas eleições em Descalvado. Tudo será definido junto ao Diretório do Partido Progressista, onde sou filiado desde 1980", disse ele.

O DN também conversou com outros cinco políticos, e todos se comprometeram a enviar até a manhã deste domingo (10) as suas

respostas, porém até a publicação desta reportagem não o fizeram. Os atuais vereadores Guto Cavalcante [PTB] e Anderson Sposito [PRTB] confirmaram não terem lançado suas pré candidaturas de forma oficial, porém segundo Guto, deverá fazê-lo em breve. Já o vereador Sposito sinalizou que mesmo não tendo oficializado a sua pré candidatura, ela deverá ocorrer em 'dobradinha' com o seu companheiro de Câmara, Guto Cavalcante. "Por hora estamos trabalhando juntos, nós não definimos ainda quem vai 'pras' cabeças", respondeu Sposito.

Atual Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antonio do Pinho [DEM], que também já foi vereador, Presidente da Câmara e vice prefeito por duas vezes, preferiu não se manifestar

    
Guto e Sposito podem fechar 'dobradinha' em uma
possível candidatura nas eleições deste ano


Luiz Antonio do Pinho,
do Democratas
sobre uma possível pré candidatura. Pinho concorreu nas eleições de 2012 como candidato à vice junto de José Carlos Calza, bem como na eleição suplementar de 2013 como candidato à prefeito. Apesar de não confirmar, nos bastidores comenta-se que Pinho deverá sim ser um dos pré candidatos este ano, já que uma possível aliança entre PPS e PSDB poderia deixá-lo fora da parceria que sempre manteve com o ex prefeito Calza.

Outro vereador que também foi procurado pelo DN foi Vick Francisco [PPS], porém o mesmo não foi localizado para responder se é ou não pré candidato. Vick é do mesmo partido de Luiz Carlos Vianna, segundo colocado na eleição


Vick Francisco,
do PPS

suplementar de 2013, e que também foi procurado pela nossa reportagem, mas que devido a compromissos profissionais não foi localizado para responder se pretende ou não se lançar como pré candidato. Nos bastidores, comenta-se que Luiz Carlos seria um dos principais nomes a concorrer na eleição municipal de 2016, e o lançamento da sua pré candidatura ou a declaração do seu apoio está sendo aguardada com grande expectativa por praticamente todos os partidos que tem intenção de participar do pleito deste ano, visto que a partir desta definição poderão ser estabelecidas outras candidaturas ou coligações.
 

Luiz Carlos Vianna foi o 2º colocado na eleição suplementar de 2013 e tem o anuncio da sua pré candidatura como o mais aguardado.
Já Luis Antonio Panone, que ocupou o cargo de prefeito entre os anos de 2009 à 2012 e também é do Partido Popular Socialista, não confirmou muito menos descartou uma pré candidatura, mas disse que aceitava responder as perguntas encaminhadas pelo DN, o que acabou não acontecendo devido a compromissos particulares, segundo ele.

Outros dois candidatos que fazem parte do mesmo partido - e que também vêm demonstrando a vontade de se lançarem como pré candidatos -, são o ex prefeito por três mandatos, José Carlos Calza, e Helton Venâncio [atual Presidente da Câmara], ambos do PSDB. Em contato com Calza, ele também não chegou a confirmar nem a negar sua intenção ser o pré candidato pelo partido


O ex prefeito Luis Antonio Panone não confirmou nem descartou a possibilidade de sua pré candidatura

que governa o principal estado brasileiro. Mesmo assim, ele se comprometeu a encaminhar as suas respostas para o DN, o que também acabou não acontecendo.

Helton Venâncio não foi encontrado para confirmar se é ou não pré candidato à prefeito, mas em conversa dias antes de ser procurado formalmente para participar da nossa consulta, revelou que dificilmente não será pré candidato pelo PSDB. "Helton só não será candidato à prefeito caso o Calza esteja apto a concorrer nesta eleição, sem risco de ter sua candidatura impugnada", disse um representante do partido que também não descartou uma chapa pura com Calza e Helton, caso o ex prefeito esteja liberado pelo TRE.

  
Se Calza não estiver liberado pela Justiça Eleitoral,
Helton Venâncio poderá ser o pré candidato pelo PSDB

 

A vereadora Paula Peripato
Por fim, pelo Partido dos Trabalhadores, a atual vereadora Ana Paula Peripato Guerra - que também concorreu ao cargo de prefeito na eleição suplementar de 2013 -, não foi encontrada para comentar se será ou não candidata na eleição deste ano. Alvo de muitos ataques [principalmente de cunho pessoal e de forma covarde por parte de alguns de seus pares na Câmara], a vereadora que mais trouxe recursos por meio de emendas parlamentares nos últimos três anos e quatro meses tem se mantido calada sobre se deverá ou não participar de uma nova eleição.

MEDO DAS PERGUNTAS? O fato curioso desta consulta aos pré candidatos foi a quase que totalidade de ausência de respostas dos políticos. Com uma expressiva 'arregada' [quase 80% não retornaram as perguntas elaboradas pela equipe do DN] fica claro que ou ainda é cedo para cada um se expor, ou o discurso que muitos vem empregando não condiz com o que de fato cada pré candidato pensa em fazer na prática, caso seja eleito.


Consultados previamente sobre a sua participação nesta reportagem, todos se mostraram bastante solícitos em contribuir para a matéria que desperta o interesse da grande maioria da população descalvadense. Porém, ao receberem as seis perguntas da nossa redação, ficou claro que temas como 'quem estará do seu lado' e 'cortes na saúde, na educação e na folha de pagamentos' parecem  aterrorizar quaisquer pretensões eleitorais, seja de que partido for. Assim, os eleitores descalvadenses perdem mais uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os homens que pretendem conduzir o desenvolvimento, o crescimento e o emprego de serviços públicos de qualidade para os próximos quatro anos.

Fique pode dentro de todas as notícias das ELEIÇÕES 2016, acessando a seção exclusiva do site DESCALVADO NEWS.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado já tem 7 pré-candidatos à Prefeitura para as eleições deste ano
Pré candidatos têm até o dia 2 de abril para se filiarem a partidos políticos
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio
Recadastramento Biométrico não será obrigatório para as eleições de 2016 em Descalvado
Emenda à Constituição abre brecha de 30 dias para políticos 'infiéis'
Candidatos a prefeito em Descalvado não poderão gastar mais do que R$ 100 mil na campanha, determina TSE
COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL: Cadastramento de Identificação Biométrica
Confira a seção especial das Eleições Suplementares no ano de 2013
 
 
 
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"