10/07//2016 (16h30) - Atualizado às 18h39

ELEIÇÕES 2016

Clima nos bastidores políticos começa a esquentar com a aproximação das convenções que definirão os candidatos
 


O clima dos bastidores políticos começa a esquentar com a aproximação das convenções que definirão os candidatos para a eleição municipal que acontecerá no dia 2 de outubro. De acordo com as novas regras da Justiça Eleitoral, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto.

A Reforma Eleitoral 2015 [Lei n° 13.165/2015] promoveu algumas alterações na Lei das Eleições [Lei nº 9.504/1997], com novas datas e regras para realização das convenções partidárias e dos registros de candidatura, que passaram a valer para as eleições municipais deste ano.

Com a Reforma Eleitoral, houve mudança também na data final para solicitar o registro dos candidatos que participarão do pleito deste ano. A Lei determina que o prazo de entrada do requerimento de registro de candidato a cargo eletivo [prefeito, vice prefeito e vereador] terminará, sem possibilidade de prorrogação, às 19 horas do próximo dia 15 de agosto. A redação anterior do dispositivo previa como prazo final o nonagésimo dia anterior à data das eleições

Ainda de acordo com a Lei, os partidos políticos que realizarem o registro dos seus candidatos com antecedência terão uma vantagem, pois já estarão com toda a documentação pronta já para o dia 16 de agosto, quando se inicia a propaganda eleitoral. A Reforma 2015 modificou ainda o prazo para até 20 dias antes das eleições para que os Tribunais Regionais Eleitorais enviem ao Tribunal Superior Eleitoral [TSE], a relação dos candidatos às eleições majoritárias e proporcionais, da qual constará obrigatoriamente a referência ao sexo e ao cargo a que concorrem.

CANDIDATURAS INDEFINIDAS E BASTIDORES ESQUENTANDO - Com a aproximação do início do período das convenções, o que se percebe é que muitos partidos ainda não tem uma definição quanto aos seus possíveis candidatos. Até o momento, os únicos nomes que já se lançaram oficialmente como pré candidatos ao cargo de prefeito foram Gilson Romanelli [PMN], Guto Cavalcante [PTB] e Helton Venâncio [PSDB]. Porém, nos três casos ainda não há nenhuma definição sobre quem seriam os candidatos à vice prefeito para disputar o pleito do dia 2 de outubro.

Correndo por fora e tentando emplacar suas candidaturas - mas ainda sem se postarem oficialmente como pré candidatos -, vem o vereador Vick Francisco [PPS], o ex vice prefeito Luiz Antonio do Pinho [DEM] e o também vereador Rubens Algarte de Rezende [PSDB], que no último dia 1º de julho se afastou da sua função como servidor público, mas ainda não se manifestou publicamente sobre qual cargo pretende concorrer.

Além disso, nos últimos dias rumores de que o ex prefeito José Carlos Calza [PSDB] estaria tentando reverter na justiça a decisão que o impede de participar de qualquer eleição até o ano de 2020 por conta da Lei da Ficha Limpa - e de duas rejeições de contas nos anos de 2007 e 2008 -, tem estremecido o grupo peessedebista, que desde a eleição do atual presidente da Câmara para o cargo de presidente do diretório do seu partido em Descalvado, até então tinha como certa a candidatura de Helton Venâncio para disputar a cadeira de prefeito nas eleições deste ano.

Aparentemente 'rachado', os 33 dirigentes do PSDB que definirão no dia 31 de julho quem deverá ser o candidato indicado pelo partido, vem travando uma grande batalha de egos dentro da base tucana. Comenta-se que alguns dirigentes defendem que a melhor estratégia dos tucanos seria a candidatura "sub júdice" de Calza, quando então a 15 dias da eleição o partido providenciaria a troca do candidato, colocando Dr. Rubens no lugar de Calza. A ala peessedebista que defende esta tese, entende que com 30 dias de campanha com o ex prefeito como candidato do partido, seria suficiente para garantir a vitória nas urnas do médico/vereador na reta final da campanha eleitoral.

Porém, os mesmos defensores desta tese não contavam com uma nova condenação de Calza, que foi publicada no final do mês de junho devido a um processo onde ele figura como réu por conta de gastos irregulares no último ano do seu mandato como prefeito, em 2008. Neste processo, Calza foi condenado à prisão, mas teve a pena revertida no pagamento de 100 cestas básicas no valor de R$ 250,00 cada uma. Fontes ligadas ao político disseram que sua assessoria jurídica já trabalha para recorrer contra mais esta decisão desfavorável, porém dificilmente o ex prefeito conseguirá reverter em tempo hábil esta nova condenação, para tentar concorrer novamente "sub júdice" em uma eleição.

Há quem especule também que a estratégia de Calza seria não pela troca com Dr. Rubens, mas sim em levar a sua campanha "sub júdice" até o final, tentando uma nova vitória na urnas. Caso a estratégia prospere e prevendo que dificilmente seria empossado [a exemplo do que ocorreu em 2012], Calza e seus apoiadores tentariam manobrar para que Reinaldo Cruz - o "Ninja" -, que deverá sair candidato a vereador pelo PSDB e contará com o apoio do ex prefeito, seja eleito e tente assumir a cadeira de Presidente da Câmara [e talvez o posto de prefeito interino], até que Calza esgote todas as possibilidades de recursos junto a Justiça Eleitoral, para enfim ser diplomado.

Outras duas pré candidaturas que vem sendo cogitadas nos bastidores são a do ex prefeito Luis Antonio Panone [PPS] e do ex vereador [e segundo colocado na eleição suplementar de 2013] Luiz Carlos Rosa Viana [também do PPS]. Panone aguarda o julgamento de um processo que poderá ou não deixá-lo apto a concorrer nesta eleição. Já Luiz Carlos - que apesar de estar cotado como o candidato mais temido pelos adversários nesta eleição -, parece que não será mesmo candidato em 2016, conforme vem afirmando pessoas próximas à ele.

VICES - Quanto aos possíveis pré candidatos a vice prefeito de qualquer um dos nomes citados acima, ainda não há nenhuma definição. Apenas nos casos de Vick Francisco e Guto Cavalcante é que existem rumores de uma possível dobradinha: para o primeiro, especula-se que o ex vereador Geraldo Magela seja o candidato à vice, e Camila Sposito [PRTB] poderia ser a provável candidata ao lado de Guto.

De uma coisa os eleitores mais atentos já sabem: as definições sobre as candidaturas aos cargos majoritários começam a ser definidas a partir desta terça-feira, dia 12, [data do provável julgamento do processo do ex prefeito Panone], e terão seu desfecho na convenção do PSDB, no último dia do mês de julho. Até lá, muita especulação, vários "balões de ensaio" e muita conversa fiada ainda reinarão pelos bastidores da política descalvadense.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Clima nos bastidores políticos começa a esquentar com a aproximação das convenções que definirão os candidatos
Sposito está fora da disputa para Prefeito em 2016
Temer e Gilmar discutiram eleição municipal, dizem Planalto e TSE
Atenção, Eleitor: O cadastramento biométrico não é obrigatório para estas eleições municipais de 2016
Descalvado já tem 7 pré-candidatos à Prefeitura para as eleições deste ano
Pré candidatos têm até o dia 2 de abril para se filiarem a partidos políticos
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio
Recadastramento Biométrico não será obrigatório para as eleições de 2016 em Descalvado
Emenda à Constituição abre brecha de 30 dias para políticos 'infiéis'
Candidatos a prefeito em Descalvado não poderão gastar mais do que R$ 100 mil na campanha, determina TSE
COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL: Cadastramento de Identificação Biométrica
Confira a seção especial das Eleições Suplementares no ano de 2013
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"