25/07//2016 (22h00) - Atualizado às 22h33

EDITORIAL

"Procura-se um vice desesperadamente!"

Bastidores das convenções partidárias [que estão prestes a ocorrer], demonstram um cenário de indefinições, dúvidas e muito 'disse me disse'.


Se é que já há alguma certeza para as eleições municipais do próximo dia 2 de outubro, então pode-se afirmar que ela resume-se em uma única frase: "Procura-se um vice desesperadamente!", título no qual emprestamos à este nosso editorial e que traz um pouco de como andam os bastidores políticos que cercam as convenções partidárias que estão prestes a acontecer.

Em um cenário 'nunca antes na história desta cidade', estamos a cerca de 20 dias do início da campanha e da propaganda eleitoral, e até o momento quase nada ainda foi definido. O que mais se vê por aí é que "o que especulava-se estar certo ontem, não está definido hoje, e certamente torna-se impossível de acontecer amanhã".

Partidos e partidaristas vieram 'empurrando com a barriga' a decisão de quem serão os candidatos, de como ficarão as coligações [e quem estará com quem] e principalmente, se quem estava viajando ou então aguardando decisão da justiça, vai ou não vai disputar esta eleição.

O engraçado desta história toda é que algumas figurinhas carimbadas já articulam como se já houvesse alguma coisa definida. Para os mais atentos e politizados, não há nada de estranho nisso, já que todo ano de eleição acontece a mesma coisa! O que mudam na verdade são apenas alguns personagens.
 
A bem da verdade é que todo mundo está esperando o adversário dar o primeiro passo. Com muita coisa em jogo e muita gente graúda ainda sem definir se será ou não candidato, ninguém quer arriscar ficar de fora de um grupo que, se tiver candidato 'campeão de voto', pode desbancar a concorrência. Enquanto isso, aqueles que vinham se postando como pré candidatos, esbarram numa pequena - mas essencial - escolha: o candidato a vice prefeito!

As convenções que definirão os candidatos e as coligações começam a ser realizadas neste domingo, dia 31 de julho. Uma das mais aguardadas é a do PSDB, do ex prefeito José Carlos Calza, que vem trabalhando forte para conseguir sua liberação na justiça e disputar mais uma eleição. Indiscutivelmente, Calza tem eleitores fiéis que podem garantir uma vitória com folga nesta eleição, caso esteja liberado pela justiça eleitoral, mas quem entende do assunto [juridicamente falando], garante que ele não consegue sua quitação eleitoral até o dia da convenção.

Outro tucano que está correndo atrás de uma candidatura à prefeito é o atual presidente da Câmara, Helton Venâncio. Apesar de ter conseguido se eleger como Presidente do partido no ano passado, comenta-se que a escolha do seu nome [caso Calza fique impedido] não seja uma unanimidade no ninho dos tucanos. Astuto, Helton afirma já ter minado a estratégia de alguns companheiros infiéis, que declaram aos quatro cantos da cidade preferirem uma candidatura 'sub júdice' de Calza [a exemplo do que aconteceu em 2012] ao invés de apoiá-lo. Ele inclusive teria dito para algumas pessoas que já tem os votos necessários para que seu nome seja o escolhido durante a convenção de domingo, e que não esconderá da população descalvadense o nome daqueles que poderão insistir para que o mesmo desastre que foi para o PSDB [e para Descalvado] nas eleições de 2012, se repita.

Comenta-se também que outros dois tucanos já protocolaram o documento que garante a apreciação dos seus nomes durante a convenção do partido no próximo domingo, mas até onde se sabe, ambos teriam a pretensão de saírem como candidatos a vice prefeito em uma 'chapa pura' ou então por meio de alguma coligação com outros partidos.

O certo mesmo até agora, é que ambos [Calza e Helton] não se pronunciaram publicamente a respeito de um possível candidato à vice-prefeito para compor a dobradinha, podendo até mesmo, caso o ex prefeito esteja apto, dividirem uma única candidatura lado a lado.

Outra convenção muito aguardada é a do PPS, partido do ex prefeito Luis Antonio Panone e do ex Presidente da Câmara, Luiz Carlos Viana. O partido também fará sua convenção no domingo [31], e tem ainda o vereador Vick Francisco no páreo para uma possível candidatura à prefeito. Na verdade, alguns dos correligionários do PPS acreditam que Luis Carlos se manteve distante do cenário político, e agora ao retornar de uma viagem estaria pronto para se pronunciar como pré candidato e disputar a preferência do partido na convenção. Já uma outra ala da 'Turma do 23' afirma que Luiz Carlos não será candidato, e como presidente do partido, anunciará o seu apoio ao vereador Vick Francisco, que também vem procurando um candidato à vice. Ao menos é certo que o PPS deverá receber o apoio, caso apresente candidato à prefeito, do PDT, do PROS, do PSB, do PSD, do PR e do PRP, partidos dos quais poderá sair o nome do vice prefeito da coligação.

Já o PTB do vereador Guto Cavalcante definiu para o dia 2 de agosto [terça-feira], a realização da sua convenção. Ao que tudo indica, o partido que tem Guto como pré candidato a prefeito deverá firmar coligação com o PV e o PRB, mas também não há uma definição de um nome para vice prefeito. Especulava-se que Guto poderia fazer uma dobradinha com Camila Sposito, do PRTB, trazendo junto o apoio do PTC, mas segundo disse um membro do PRTB na última semana, essa informação não procede, visto que a esposa do ex prefeito [e vereador atualmente afastado] Anderson Sposito, também poderá ser candidata à prefeita nesta eleição, e no qual também vem trabalhando em busca de um nome para vice. O PRTB e o PTC também marcaram sua convenção para o dia 2 de agosto.

Consultado pelo DESCALVADO NEWS, Gilson Romanelli [primeiro pré candidato a anunciar publicamente o seu desejo de disputar o cargo de prefeito nas eleições deste ano], também não confirmou um nome para candidato a vice prefeito. Gilson, que é do PMN e deverá contar com o apoio do PTN e do PEN, disse que provavelmente o nome do candidato a vice sairá de um dos 3 partidos que irão apoiá-lo, mas que "ainda está aberto para uma possível composição com algum outro partido que por ventura comungue com nossas idéias". A convenção também está marcada para acontecer no dia 2 de agosto.

Por fim, o ex vice prefeito Luíz Antonio do Pinho - o Pinho da Cabana - também definiu para o dia 2 de agosto a data para a convenção do seu partido, o Democratas. Pinho diz que aguarda a convenção do PSDB para definir a sua situação, já que teria recebido a promessa de Calza para compor novamente a mesma dobradinha que se estendeu por 8 anos como prefeito e vice prefeito. Ao DESCALVADO NEWS, Pinho disse que está tranquilo quanto à briga interna que vem sendo travada pelos tucanos, e que independentemente de quem for o candidato do PSDB, ele vê com bons olhos uma coligação partidária, que poderia unir não só os 2 partidos, mas um grande grupo que poderá chegar a um total de 8 legendas, formando talvez o maior grupo para disputar esta eleição. Sobre uma possível candidatura à prefeito, Pinho também disse não descartar esta possibilidade, e afirmou que caso se decida por este caminho, poderá surpreender muita gente com o nome que estará a seu lado nesta nova disputa eleitoral.

Fique pode dentro de todas as notícias das Eleições 2016, acessando a seção exclusiva do site DESCALVADO NEWS.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

EDITORIAL: "Procura-se um vice desesperadamente!"
Clima nos bastidores políticos começa a esquentar com a aproximação das convenções que definirão os candidatos
Sposito está fora da disputa para Prefeito em 2016
Temer e Gilmar discutiram eleição municipal, dizem Planalto e TSE
Atenção, Eleitor: O cadastramento biométrico não é obrigatório para estas eleições municipais de 2016
Descalvado já tem 7 pré-candidatos à Prefeitura para as eleições deste ano
Pré candidatos têm até o dia 2 de abril para se filiarem a partidos políticos
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina no dia 4 de maio
Recadastramento Biométrico não será obrigatório para as eleições de 2016 em Descalvado
Emenda à Constituição abre brecha de 30 dias para políticos 'infiéis'
Candidatos a prefeito em Descalvado não poderão gastar mais do que R$ 100 mil na campanha, determina TSE
COMUNICADO DA JUSTIÇA ELEITORAL: Cadastramento de Identificação Biométrica
Confira a seção especial das Eleições Suplementares no ano de 2013
 
         
  [editoriais] Região [serviços]  
  Espaço Internauta Tecnologia Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Religião Classificados  
  Educação Moda & Estilo Achados & Perdidos  
  Trânsito Culinária Fale Conosco  
  Noticias   Horoscopo  
  Esportes [fotos] Nota de Falecimento  
  Cotidiano Happy Hour Lista Telefônica  
  Economia   Mapa de Ruas  
  Entrevistas [especiais] Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil Jornal Descalvado News    
  Empresarial Politicando [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Livro 'Conheça Descalvado' Edições On-Line  
  Animais & Pet Descalvado 180 Anos    
  Veículos Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Ricci na Roça Facebook  
  Saúde Carnaval 2014 Twitter  
  Sua Casa Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' Youtube (Canal 1)  
    Eleições 2016 Youtube (Canal 2)  
         
    [promoções]    
    Torcida Copa do Mundo 2014    
    Minha Selfie de Natal 2014    
    Dubsmash    
    Minha Selfie de Natal 2015    
         

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"