Início


AGOSTO: MÊS DAS VOCAÇÕES

"Vocação acertada, vida realizada!"

Pastoralmente a Igreja dedica uma atenção mais especial às vocações durante o mês de agosto. Temos o dia do padre, o dia dos pais (tão abusado pelo comércio), o dia dos consagrados e consagradas (religioso/a), o dia do leigo (destaque ao catequista) e mais recente, implantamos a Semana Nacional da Família.

Mas afinal de contas, o que é vocação? O que é ser um vocacionado/a? Às vezes, penso que muitas pessoas olham para apenas os padres e os religiosos como vocacionados e se esquecem de que todos têm uma vocação, um chamado, uma missão confiada por Deus a cada um de seus filhos e filhas. Sem menosprezar as vocações que há dentro de cada comunidade eclesial e no interior da Igreja, que são necessárias ao crescimento do Reino de Deus, deveríamos olhar com carinho para outras atividades que o ser humano exerce na sociedade e perceber se é exercida como uma vocação confiada por Deus para tornar o mundo bem melhor.

Para isso é fundamental descobrirmos que o nosso primeiro chamado é a vida, vida que há plasmada no Amor e na Graça, pois o Autor nos chama a existência para vivermos bem. Mas ela não nos chama a uma existência frívola e sem sentido, mas para sermos parceiros seus no processo da Criação e da Redenção, pois como diz certo teólogo, Deus cria salvando e salva criando.

E cada ser humano, no uso de seus carismas e dons, tem uma participação importantíssima na construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Olhando para o que você faz, é capaz de perceber que tem um talento para desenvolver e por em prática? Dentro do estado de vida que vive, percebe-se como um escolhido por Deus naquilo que faz? Há resposta para sermos mais felizes, pode estar na solução dessas duas perguntas tão simples e tão profundas.

No caso desse que lhe dirige estas palavras, eu preciso cada dia responder com minhas atitudes e convicções a essa vocação que Deus me confio: ser ministro do teu Filho, Jesus, o sumo e eterno Sacerdote. É por isso que tenho lema sacerdotal um pensamento de Santa Josefina Bakhita, religiosa canossiana, que diz o seguinte: “Porque escolhestes justamente a mim, Senhor?”. Devemos ser capazes de descobrir a Graça agindo naquilo que fazemos, não para sermos melhores que os outros, mas para que tudo seja para maior glória de Deus e sua maior glória é que o ser humano viva e viva em plenitude e feliz.

Que a Virgem cheia de graça nos assista nas escolhas que fizermos e que sejamos bem-aventurados como ela, que soube dizer sim ao chamado que o Senhor lhe fez. 

Padre Antonio Carlos de Almeida
Pároco de São Sebastião
Descalvado/SP

 

 

Clique para imprimir esta notícia

         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"