Pesquisar em todo o site

06/09/2017 (23H00)

 PROJETO CÁPSULA DO TEMPO

'Cápsula do Tempo' foi fechada nesta quarta-feira, dia 6 de setembro de 2017

Projeto que comemora os aniversários de 185 anos de Descalvado e dos 5 anos do portal de notícias Descavado News, além dos 41 anos da partida do último trem de passageiros da estação ferroviária, foi oficialmente lacrado para ser aberto daqui há 50 anos. Projeto também foi destaque em reportagem do Jornal da EPTV 2ª Edição.


Brinquedos, livros, celulares, moedas, embalagens de produtos e até redações do projeto EPTV na Escola. Esses foram os objetos que estudantes, professores e autoridades de Descalvado decidiram colocar em uma “cápsula do tempo” que foi enterrada nesta quarta-feira (6), na antiga Estação Ferroviária. O evento celebra os aniversários de 185 anos da cidade, de 5 anos do portal de notícias DESCALVADO NEWS e os 41 da partida do último trem de passageiros da estação ferroviária.

A ação - que teve como patrocinador oficial a empresa ROYAL CANIN e apoiadores a Prefeitira Municipal de Descalvado por meio da Secretaria de Educação e Cultura e também da Câmara Municipal - pretende deixar para as gerações futuras um pouco de como é a vida e o cotidiano da população descalvadense nos dias atuais, contou com o apoio da prefeitura e da câmara. A ideia é que os itens sejam desenterrados em setembro 2067.

  

“É muito importante porque preserva os costumes da época. A parte de eletrônica, de conhecimentos e tantas outras coisas. Em 1972, nós fizemos uma cápsula e nem se imaginava o celular, era tudo na base do papel. Então daqui 50 anos vamos saber como será”, disse o historiador Luiz Carlindo Arruda Kastein.

ESCOLHA DO LOCAL PARA ABRIGAR A CÁPSULA DO TEMPO - A cápsula, medindo 1 metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 40 centímetros de altura, foi enterrada no espaço público da antiga estação. “A escolha do local é porque aqui é um patrimônio histórico da cidade, que foi tombado, então acreditamos que a cápsula vai ficar preservada já que não é possível fazer qualquer intervenção sem prévia autorização", disse a diretora de Educação e Cultura, Alessandra Paganotto.

O local foi uma indicação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural do Município de Descalvado (CompacD), e que também teve 3 dos seus membros homenageados durante a solenidade (Luiz Carlindo Arruda Kastein, Benedicto Sebastião Chiaretto e Mário Sebastião Bonitátibus).

EXPECTATIVA PARA 50 ANOS - A estudante Ana Carolina Alcaide colocou na cápsula a redação que fez para o projeto EPTV na Escola. “Falei sobre como a cidade está hoje, usei o exemplo de uma pessoa que visa melhorar o trânsito. Daqui 50 anos eu espero não estar aqui na cidade, mas espero que ela esteja um pouquinho mais desenvolvida e que as pessoas estejam com a mesma educação. Eu acho que pode mudar tudo na tecnologia, acho que o celular vai ser transparente”, afirmou.

Segundo os organizadores, os itens deverão ser desenterrados em setembro de 2067.

  

REPORTAGEM ESPECIAL SOBRE O DIA DO FECHAMENTO DA CÁPSULA – No próximo domingo, dia 10, o DESCALVADO NEWS publicará uma reportagem especial com todas as informações a respeito do projeto, sobre o acervo que foi inserido na cápsula, além da cobertura completa com mais de 50 fotos da solenidade.

PÁGINA OFICIAL – O site DESCALVADO NEWS também disponibilizou uma página oficial do projeto, onde é possível acompanhar todos os detalhes sobre a ‘Cápsula do Tempo’.

O endereço da página é www.descalvadonews.com.br/capsuladotempo.

*Com informações do G1/São Carlos (Fotos: Gerson de Oliveira / Vídeo: Jornal da EPTV 2ª Edição)
 


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 


 

PRAÇA JOÃO MARCHETTI
Divisão de Educação e Cultura define a data e o local para o fechamento da cápsula
 

'CÁPSULA DO TEMPO'
Com o patrocínio da Royal Canin,
Descalvado News lança o projeto
'Cápsula do Tempo'
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"