Início


06/08/2012 (20h40)

DESCALVADO NA ROTA DA TECNOLOGIA

Cidade poderá ter internet gratuita e
serviços públicos ligados em rede

Melhorias fazem parte do programa Cidade Digital, do Governo Federal


A rota em lilás demarca o que deverá ser o "anel digital" que interligará através da fibra ótica os principais setores públicos. Já os três pontos em vermelho ilustram
o que deverá ser os pontos de acesso gratuito de internet (Wi-Fi Zone)

O Ministério das Comunicações anunciou em julho passado a relação dos 80 municípios que vão receber o piloto do Cidade Digital. O projeto prevê, além da oferta de banda larga gratuita à população, melhoramento dos serviços públicos com a conexão em rede dos diversos atendimentos prestados nos âmbitos municipal, estadual e federal.

A escolha dos municípios das cinco regiões do país considerou avaliação da capacidade técnica, sustentabilidade da rede e condições para expansão do projeto. O município ainda deve ceder infraestrutura completa e material humano para cuidar dos trabalhos. Em nossa região apenas Descalvado, Santa Gertrudes e Casa Branca foram selecionadas.

O Descalvado News esteve com o chefe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Descalvado, Fábio Willian Cassamasso, a fim de obter informações sobre como funciona o projeto e quais serão, na prática, as melhorias oferecidas à população descalvadense.

Segundo ele, o projeto tem o prazo de até 90 dias para completa instalação dos equipamentos. “Estimamos que até o final do ano o Cidade Digital esteja funcionando plenamente. Foram vários estudos e análises realizadas com o intuito de definir a melhor infraestrutura para o funcionamento do programa”, afirmou.

Cassamasso adiantou que haverá três pontos de Internet gratuita: No Parque Linear da Fepasa, na Praça da Igreja Matriz na área central e ainda na Praça Deolindo Zaffalon. “Qualquer pessoas que chegar a esses pontos terá acesso à Internet do seu notebook ou qualquer outro aparelho eletrônico que se conecta à rede”, comenta.

A rede que dá suporte ao Cidade Digital funcionará através de um anel de fibra ótica de aproximadamente 7,5 km. Tendo como ponto central o Palácio do Povo, a rede interligará a Câmara de Vereadores, parte do bairro Jardim do Lago, Almoxarifado Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Agricultura e Fepasa. Dessa forma, vários serviços de atendimento ao cidadão estarão em rede, como determina o Ministério das Comunicações, que executa o projeto.

Ainda de acordo com a Prefeitura, toda essa infraestrutura de rede servirá como apoio para o sistema de monitoramento de câmeras, prometido pelo atual governo.

População descalvadense ainda não aderiu totalmente ao novo Cartão Nacional de Saúde

Lançada cartilha para orientação a empresários e empreendedores

Capitão Mussolini fala da diminuição dos crimes do atendimento da PM local
Programa do Governo Estadual emprega 66 pessoas em Descalvado
Torcedores palmeirenses comemoram título da Copa do Brasil
Torcedores palmeirenses comemoram título da Copa do Brasil
Descalvadense disputa Ouro Olímpico em Londres
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Clique para imprimir esta notícia

         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"