Início

13/08/2012 (20h17)

ESPECIAL - 10 ANOS DO PENTA

Cinco curiosidades que talvez você não se lembre

Por André Alfieri

No mês passado foram comemorados os 10 anos do último título mundial da Seleção Brasileira de Futebol. Em 2002, o Brasil foi penta campeão mundial e é até hoje o país com mais conquistas em Copas do Mundo. A imagem do capitão Cafú levantando a quinta taça da seleção ainda fica na memória de muitos brasileiros que assistiram aquela conquista, e talvez fique marcado pra sempre. Porém algumas curiosidades daquela Copa já foram esquecidas, após uma década do triunfo.

Por isso, o Descalvado News reuniu cinco curiosidades do Penta, que talvez você não se lembre mais.

1 - Emerson é cortado antes da Copa, transferindo a faixa de capitão, assim como em 1994


(Foto: Arquivo/Reuters)

No dia anterior da estreia da seleção brasileira na Copa, contra a Turquia, o capitão e homem de confiança do técnico Felipão, Emerson, se machucou durante um treino de recreação, quando brincava como goleiro e teve que ser cortado. Depois de um pulo num chute de Rivaldo, o volante-goleiro caiu em cima do próprio ombro, sofrendo uma luxação e um mês de afastamento. Coincidência ou não, o fato do capitão ser cortado momentos antes da Copa trouxe sorte pra seleção. É que em 1994, na conquista do Tetra, o capitão da seleção Ricardo Gomes, hoje ex-técnico do Vasco, foi cortado e substituído por Ronaldão. A faixa de capitão passou para Dunga, que levantou a taça nos Estados Unidos. Cafú foi quem teve a sorte em 2002 e ficou conhecido como o capitão do Penta. O curioso é que o próprio Emerson diz que esse corte salvou sua vida. Segundo o ex-jogador, na época ele vinha de uma situação complicada em seu casamento, e disse que se ganhasse a Copa como capitão teria que arrastar o casamento até hoje. Mas como voltou pra casa, pode conversar com sua ex-esposa e resolveram por um fim na relação. Segundo ele, a vida mudou pra muito melhor após a separação.

2 - Kaká, o jovem intruso, surpresa na lista dos convocados.


(Foto: Agência Getty Images)

O mais jovem jogador do grupo era Kaká. Ainda jogando pelo São Paulo, o jogador foi a surpresa da lista final de Felipão, dos convocados pro Japão e Coréia do Sul. Com apenas um ano como profissional, Kaká apareceu na mídia após ser o herói do título tricolor no ano anterior, o Torneio Rio-São Paulo. Ainda conhecido apenas como Cacá, o jovem de apenas 18 anos entrou no segundo tempo e fez os dois gols da virada do time paulista contra o Botafogo, dando o título pro São Paulo. A partir daí Cacá se tornou Kaká e começou a ficar famoso. Em menos de um ano depois, ele faria sua estréia na seleção em um amistoso que Felipão só convocou jogadores que atuavam no país, o que era difícil de se ver naquela época, com todos os astros indo jogar no exterior. E foi no último amistoso antes da Copa, contra a Islândia, num calor insuportável de Cuiabá, que Kaká fez um golaço e ganhou a última vaga pro time de Scolari. Vale lembrar que Felipão era pressionado pela torcida e imprensa para convocar Romário, e nem o jovem Kaká esperava estar na seleção. No dia da convocação, o jogador já estava reunido com o time sub 20 do Brasil e se surpreendeu com a chamada. Na Copa, Kaká participou de apenas um jogo, contra a Costa Rica, na primeira fase. Outra curiosidade foi na final contra a Alemanha. Faltando dois minutos pra acabar o jogo, Kaká foi chamado pra entrar. Mas o juiz não autorizou sua entrada e terminou o jogo, com o jogador na beira do gramado ao lado do quarto árbitro.

3 - 21 dos 23 jogadores da seleção participaram da Copa. Apenas os goleiros reservas não jogaram


(Foto: FIFA/Reprodução)

Outra curiosidade da Copa de 2002 é que todos os jogadores de linha jogaram, pelo menos um pouco durante a competição. Apenas os goleiros reservas não participaram de nenhum jogo. Esse revezamento mostrava que mesmo com reservas e substituições, a seleção de Scolari realmente era uma "família". Dida e Rogério Ceni eram os goleiros reservas que não participaram da Copa. Marcos foi o goleiro titular de Felipão nos sete jogos. A seleção brasileira ainda tinha Cafú, Lúcio, Roque Júnior, Edmílson, Roberto Carlos, Ricardinho, Gilberto Silva, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Belletti, Ânderson Polga, Kléberson, Júnior, Denílson, Vampeta, Juninho Paulista, Edílson, Luizão e Kaká.

4 - Edmílson se enrola para trocar de uniforme dentro de campo na final


(Foto: Ricardo Corrêa)

Aos 15 minutos do segundo tempo da final entre Brasil e Alemanha quando o jogo ainda estava 0x0, o zagueiro Edmilson teve que trocar a camisa que estava rasgada após um puxão do adversário. Mas a cena da troca da peça foi muito engraçada. Edmílson demorou quase 2 minutos para trocá-la, a peça tinha um segundo tecido por baixo, uma tecnologia pra evitar que ela ficasse pesada devido ao suor dos jogadores. A cena do zagueiro se enrolando foi tão engraçada que além da torcida do estádio cair na gargalhada, o árbitro italiano da final, Pierluigi Colina também deu risada.

5 - O penâlti que não foi, por muitos metros


(Foto: Agência Getty Images)

Graças a uma ajuda do árbitro coreano Kim Young Joo, o Brasil estreiou a Copa com vitória. Aliás, erros de arbitragem foram escandalosos em muitos jogos daquela Copa. Na partida contra a Turquia, o Brasil começou mal e perdendo. Depois do intervalo a seleção conseguiu o gol de empate e o jogo estava chegando ao seu fim, até os 41 minutos do segundo tempo. Foi aí que Luizão dominou a bola e sofreu falta do zagueiro Alpay fora da área, aliás bem longe da área, mas caiu dentro dela. (Veja no detalhe da foto acima o momento exato que Luizão sofre o puxão e depois ele caindo dentro da área) E o árbitro marcou penâlti e expulsou o zagueiro turco. A penalidade foi convertida por Rivaldo, dando a vitória ao Brasil.

 

 

Clique para imprimir esta notícia

         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"