Início


16/08/2012
(21h19)

SAÚDE

Estiagem, ar seco e queimadas agravam problemas respiratórios em crianças, adolescentes e idosos

Segundo o INPE, Descalvado está entre as 10 cidades do estado no ranking de queimadas

Os prejuízos das queimadas vão além da questão ambiental. Um estudo inédito, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com outras instituições, comprovou os efeitos nocivos das queimadas à saúde das pessoas, o que resulta em aumento no número de consultas e internações hospitalares por doenças respiratórias e redução expressiva na capacidade pulmonar de crianças e adolescentes. A pesquisa foi feita com moradores do chamado “arco do desflorestamento” onde estão concentrados os desmates na Amazônia, em dois municípios de Mato Grosso: Alta Floresta e Tangará da Serra.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os moradores dessas cidades estão expostos a um índice de poluição até 17 vezes maior que o limite estabelecido.

Segundo Sandra Hacon, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fiocruz, a exposição humana às queimadas não necessariamente ocorre no local onde o foco da queima está presente, normalmente afastada da área urbana. As altas temperaturas envoltas na fase de chamas de combustão e a ocorrência de circulações de ar associadas às nuvens favorecem o movimento convectivo ascendente de massa de ar e podem ser responsáveis pela elevação dos poluentes gerados na queima de biomassa até a troposfera, onde podem ser transportados para regiões distantes das fontes emissoras. Esse transporte, segundo a pesquisadora, resulta em uma distribuição espacial de fumaça sobre uma extensa área, que vai influenciar a exposição humana através dos produtos de queima de biomassa de quantidade de poluentes emitidos, da distância da população em relação à intensidade da queimada, das condições climáticas da região, da freqüência da queima. “Essas são algumas das razões que justificam a necessidade do monitoramento nos locais com maior aglomerado humano”, diz.

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou o ranking de queimadas na nossa região e mais uma vez, Descalvado aparece entre as 10 primeiras posições neste ranking. A cidade que mais apresenta problemas de queimadas na nossa região é Araraquara, que ocupa a segunda posição na lista das cidades em todo o estado de São Paulo. A cidade de Barretos (SP) lidera o ranking.

O INPE faz o acompanhamento por satélite nas regiões com grandes focos de incêndio. Além de Araraquara e Descalvado, outras cidades da nossa região figuram na lista. São elas: Itirapina, Casa Branca e  Araras, que também estão entre as 10 primeiras posições do ranking.

Vale ressaltar que é proibida a realização de queimada da palha da cana, no período compreendido entre o dia 1º de junho à 30 de novembro, das seis horas da manhã até as oito horas da noite, e em alguns casos, quando o índice de umidade relativa do ar é considerado crítico, esta proibição vale por tempo integral.

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também mantêm um numero de telefone para quem quiser efetuar denúncias sobre queimadas. O número é gratuito e funciona 24 horas. Para denunciar incêndios basta ligar para 0800-61-8080 e detalhar, o máximo possível, a localização e a intensidade do incêndio. Denúncias também pode ser feitas pela internet, pelo e-mail: linhaverde@ibama.gov.br. O IBAMA garante o sigilo e a identidade do denunciante.

 

 

Clique para imprimir esta notícia

         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"