Pesquisar em todo o site


10/04/2017 (09H00)

Nesta quarta tem passeata de conscientização da Síndrome de Down e do Autismo

Descalvado tem cerca de 350 pessoas com algum tipo de deficiência.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência convida a
população, amigos e familiares para participarem desta luta.



Nesta quarta-feira (12), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência [COMUDE], órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), dará início às ações programadas para acontecer ao longo do ano. Para isso, foi programado para esta semana a realização uma passeata de conscientização da síndrome de down e do autismo, com saída marcada para as 9h00 defronte a Loja Prolar, na Rua Coronel Arthur Whitacker.

Esse é o primeiro evento do ano com um chamamento à população para que participe junto com os deficientes de Descalvado e seus familiares nesta luta.  O evento conta com o apoio da SADS, APAE, ONG Amigos para Sempre [Amparas] e do Núcleo de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente [NAICA].

A passeata será aberta para a participação de toda a população, principalmente para aqueles que queiram prestar seu apoio e saber mais sobre as dificuldades e superações dos portadores de down e autismo. O evento está marcado para se encerrar no largo da Praça da Matriz, onde também haverá uma recepeção calorosa para os participantes. Vale lembrar que no último dia 21 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Uma das fundadoras da ONG Amigos para Sempre, a servidora pública Mônica Cocca [que também é membro do COMUDE] diz que a ONG vem fazendo um trabalho de mapeamento, em parceria com a Saúde Municipal, das famílias que possuem parentes com algum tipo de deficiência, seja ela física e/ou intelectual para desenvolver um plano de ação municipal.

Descalvado tem cerca de 350 pessoas com algum tipo de deficiênci,a e com os encontros mensais realizados pela ONG e a visitação nas casas, mais famílias têm comparecido para dividir a luta dos direitos do deficiente. Os encontros têm acontecido na sede da Fratellanza, no centro da cidade.

A ONG Amigos para Sempre também tem como uma de suas fundadoras, Regina Pivesso. Ao lado de Mônica e de toda a equipe, a ONG agora se empenha para conseguir o seu reconhecimento de fato no município de Descalvado.

21 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN - Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

Essa data visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos saibam (outra tarefa do 21/03) que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Portanto, devem ser evitados os “rótulos” provocados por expressões do tipo “Ah, como ‘os Downs” são carinhosos!” ou “Eles são todos tão teimosos, não?!”… Em respeito à individualidade de qualquer ser humano, esse tipo de generalização não deve ser aplicada a nenhum grupo, nem a este, por melhor que seja a intenção de quem o faz.

*Com informações do site Movimento Down
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

TENTATIVA DE ULTRAPASSAGEM CAUSOU ACIDENTE
Homem de 52 anos morre após colisão entre carros em avenida de Porto Ferreira

FIQUE SABENDO
Secretaria de Saúde recebe certificado de contribuição em campanha de teste de HIV e Sífilis

'JÁ ERAM FREGUESES'
Casal de namorados é preso em flagrante ao furtar supermercado de Porto Ferreira

DIA 27 DE AGOSTO
3ª Corrida PH Personal Trainer já tem data definida
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"