Pesquisar em todo o site


12/04/2017 (09H14)

Câncer colorretal será tema da tradicional palestra anual da Fênix

Evento gratuito terá a presença de especialista para esclarecimentos da doença que atinge o intestino grosso e que hoje é um dos cânceres mais incidentes no Brasil e no mundo.


No próximo dia 27 de abril a Fênix – Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer – promove sua anual palestra, desta vez com o tema “Câncer Colorretal”, doença que acomete o intestino grosso e reto e que está entre os mais incidentes [tipos de câncer] no Brasil e no mundo.

A palestra acontece a partir das 20h na Câmara Municipal de Descalvado e contará com a presença do especialista formado pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Dr. Rafael Luís Luporini, quem também é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) dentre outras titularidades.

O câncer de intestino é o segundo mais frequente em mulheres (após mama) e o terceiro nos homens (após próstata e pulmão), e por conta da sua ocorrência é objeto de campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), a chamada ‘Setembro Verde’, que tem o intuito de informar sobre a doença dando dicas de prevenção.  É formada por tumores

que atacam o intestino grosso e geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. Entre os principais fatores de risco estão a má alimentação (consumo de alimentos processados e carne vermelha em excesso), tabagismo, alcoolismo, obesidade e sedentarismo.

Além de informar sobre o câncer de intestino, a Palestra da Fênix tem como objetivo desmistificar a doença ressaltando que ela pode ser evitada ou curada quando diagnosticada precocemente.

Essa é a oitava palestra promovida pela Fênix que já contou com a abordagem dos temas: “Câncer de Mama e Câncer de Próstata: o que devemos saber” pelo dr. Edinir Salvador Sápia; Promoção da Saúde e Longevidade Saudável com a Drª Kátia Yuri Nakazone, Dr. Edson Kazuma Ono e Felício Bombonato; e Câncer de Pele” com a dermatologista Dra. Flávia Naranjo Ravelli, dentre outras.

O evento é gratuito e aberto a toda a população. Este ano conta com o apoio do Projeto Cultura na Câmara, da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Brasil (antiga Unicastelo), além do patrocínio da Sicoob Crediguaçu, do Supermercado Dia%, Sindicato Rural Patronal e Raul Vitório Nichelle.

ESPECIALISTA EM CÂNCER COLORRETAL - O público que se fizer presente na palestra no próximo dia 27 de abril, terá a oportunidade de obter conhecimento sobre a doença com um verdadeiro especialista no assunto.

Atualmente, o Dr. Rafael é  Professor / Docente do Departamento de Medicina da UFSCar [área Saúde do Adulto e Idoso - Cirurgia / Sub-áreas: Cirurgia Geral, Trauma e Coloproctologia]. Em 2010, obteve o Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e Associação Médica Brasileira [AMB].

No período de 2006-2010 fez Residência Médica em Coloproctologia e Cirurgia Geral no Hospital de Base de São José do Rio Preto [SP]. Sua graduação em Medicina se deu na Faculdade de Medicina de Rio Preto [FAMERP],  em  São José do Rio Preto, concluída em 04 de novembro de 2005.

Dr. Rafael possui vasta experiência profissional e acadêmica, tanto no ensino na educação médica, quanto na residência médica.

FÊNIX – Comemorando seus 10 anos de fundação, a Associação Descalvadense de Apoio aos Portadores de Câncer desde 2007, vem ajudando pessoas acometidas pela doença a terem mais qualidade de vida e também tem papel relevante em ações de caráter preventivo (esse é o objetivo da palestra, por exemplo).

Seu trabalho junto à comunidade é de caráter assistencial e filantrópico, beneficente, sem fins lucrativos, com o objetivo de atender aos pacientes de câncer e seus familiares fragilizados. E assim tem sido feito.

Atualmente estão cadastradas mais de 240 pessoas acometidas pela doença no Município. Desde 2011 a entidade funciona em nova sede, no centro da cidade e, inclusive, já teve sua utilidade pública reconhecida nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Conheça mais a respeito do trabalho da Fênix pelo site www.fenixdescalvado.org.br.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

FILHO CONFESSOU O CRIME
Militar reformado da AFA mata o pai a tiros e joga corpo em rio, afirma polícia

'ALÔ, É DA RUSSIA?'
Procon já registrou quase 40 reclamações de cobrança indevida nas contas de telefones da Vivo

UMA DAS DOENÇAS QUE MAIS MATA CÃES EM TODO O MUNDO
Pesquisadores da USP criam método mais rápido e barato para diagnosticar cinomose

PERDENDO ESPAÇO NAS GÔNDOLAS
Diferença no preço de alguns ovos de Páscoa pode chegar a 20% em Descalvado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"