Pesquisar em todo o site


08/08/2017 (18H02)

Professora do núcleo Descalvado
do "Bom de Nota, Bom de Dança"
participa de seminário em Joinville

Neste ano, o evento tratou das relações entre dança e infância.


A professora Renata com a turma de balé do projeto "Bom de Nota, Bom de Dança", em Descalvado (Foto: Divulgação)


R
enata Oliveira, professora de balé do núcleo Descalvado do “Bom de Nota, Bom de Dança”, esteve em Santa Catarina nos dias 26 e 27 de julho para participar do XI Seminário de Dança de Joinville, que neste ano teve o tema “1, 2, 3 e já! A criança pinta, borda e dança”. O evento faz parte da programação didática do Festival de Dança da cidade, que é considerado o mais importante do País e, desde 2005, é citado no Guinness Book como o maior festival de dança do mundo.

A professora explica que o seminário abordou dois eixos temáticos. Um deles tratou da “Dança com Crianças”, que tinha a proposta de discutir o ensino/prática da dança para crianças em diversos estilos, como balé clássico, danças populares, dança contemporânea e danças urbanas. O objetivo foi perpassar pelas diferentes práticas que possibilitam a convivência e a criação em dança, considerando os lugares potenciais do brincar e do fazer de conta próprio da criança. E, ainda, pensar a dança para as crianças de hoje, que desde cedo têm largo acesso à tecnologia e a dispositivos móveis. O debate também teve o intuito de reconhecer benefícios motores, afetivos, cognitivos e sociais relacionados à prática da dança na infância.

Outro eixo discutiu a “Dança para crianças”, que se atentou à criação em dança voltada ao público infantil, posto o crescimento significativo da produção profissional de espetáculos para crianças nos últimos 15 anos no Brasil. As publicações literárias sobre dança voltadas ao público infantil também entraram na conversa.

“Participei de palestras e ouvi depoimentos de excelentes profissionais, que, generosamente, dividiram com o público presente suas experiências e debateram ações e resultados de trabalhos para a dança com as crianças”, ressalta Renata.

A professora destacou alguns momentos da vivência. “Durante o evento, também tivemos a oportunidade de apreciar o trabalho da Cia. Tugudum, com o espetáculo ‘A Bola e a Boneca’, as vídeo palestras da ‘Cia Druw’ e da ‘Balangandança Cia. de dança contemporânea para crianças’, além de depoimentos de mais alguns projetos voltados ao tema dança para crianças. Outra atividade também importante para o futuro da dança foi a apresentação de vários trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre essa temática”, avalia.

Renata conta que já esteve em outras edições do Festival de Dança de Joinville, mas afirma que neste ano, devido ao tema envolvendo dança e infância, a magia teve um sabor especial e a experiência se tornou mais doce, leve e alegre. “Participar do Seminário foi de extrema importância para aprimorar meu trabalho com as crianças do projeto ‘Bom de Nota, Bom de Dança’ e buscar novos caminhos para conduzi-las pelas inúmeras possibilidades que essa arte oferece”, conclui.

Sobre o projeto - O projeto oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de sete a 12 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino de Descalvado. Recebendo os alunos em contra turno escolar, o “Bom de Nota, Bom de Dança” já atende 130 crianças e ainda existem 10 vagas disponíveis. Para se inscrever, é preciso procurar a assistente Luana Romanello, na EMEF Dirce Sartori Serpentino.

A intenção do programa é levar a dança como uma forma de cultura para dentro das escolas, integrando o aprendizado em classe com as aulas no projeto. As crianças também recebem de forma gratuita lanche após cada aula e uniforme.

As atividades no município começaram em fevereiro deste ano e fazem parte do Plano Anual do projeto, que também atende outras crianças nas cidades de Batatais, Lins e Serrana.

Em Descalvado, as aulas acontecem na EMEF Dirce Sartori Serpentino, localizada na rua Rio de Janeiro, 563, no Jardim Albertina.

As atividades do “Bom de Nota, Bom de Dança – Plano Anual” acontecem com recursos de incentivo fiscal da Usina Batatais, Usina Lins, Usina Ipiranga e Usina da Pedra. O projeto, organizado desde o início de 2017, é um plano anual via Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura nessas cidades, em parceria com a educação.

*Colaborou: Kamilla Bitarães / Martinez Comunicação
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

DOIS HOMENS E UMA MULHER
Com apoio do Águia, PM prende 3 no Tamanduá por tráfico de drogas

NENHUM SUSPEITO FOI LOCALIZADO
Anta é encontrada machucada dentro de armadilha na zona rural

NAS ESCOLAS DE DESCALVADO
Vigilância Epidemiológica retoma a vacinação contra HPV e Meningite C

ESTIMATIVA DA FECOMERCIO-SP
Vendas do varejo devem crescer cerca de 13% em agosto
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"