Pesquisar em todo o site

05/01/2017 (14h04)

Representantes da DRS de Araraquara oferecem a doação definitiva de prédio histórico que está ruindo na região central

Diretor e Técnico do Departamento Regional de Saúde estiveram em Descalvado nesta quarta-feira (4) para oferecer à Prefeitura Municipal a transferência definitiva de propriedade do prédio que abrigou a primeira unidade de saúde do município.



Depois de 9 meses interditado após sofrer um desmoronamento parcial por conta da má conservação e da falta de manutenção, o prédio que abrigou a primeira unidade de Saúde de Descalvado, localizado à Rua José Bonifácio (próximo à antiga estação da FEPASA) será doado em definitivo ao município. O prefeito Becão Reschini (PR) recebeu nesta quarta-feira (4), o Diretor Técnico Antônio Martins de Oliveira, do Departamento Regional de Saúde (DRS III), sediado em Araraquara, que veio oferecer a doação para que a Prefeitura possa tomar as devidas providências e acabar com os riscos de acidentes em decorrência de novos desmoronamentos. Martins esteve acompanhado do assessor técnico Roberto Flávio Pigosse.

Além do prefeito, os representantes da DRS de Araraquara também foram recebidos pelo vice prefeito Luiz Carlos Vianna (PPS), pelo secretário de Saúde Municipal, Wander Bonelli e pelo Procurador Geral do Município, Dr. Sérgio Sartori. No encontro, foram discutidos os assuntos relativos ao referido móvel pertencente à Fazenda do Estado e à Secretaria da Saúde, o qual fora cedido primeiramente em comodato ao município no ano de 1964, por um período de 30 anos.

Quando teve parte de sua estrutura desmoronada, em 2016, a Prefeitura pouco pode fazer a não ser a limpeza dos escombros que atingiram a calçada e parte da rua. O departamento de obras interditou o local, e o sinalizou para preservar a integridade de pedestres e veículos que transitam próximo ao imóvel. Como o prédio pertence ao Estado, a Prefeitura se viu impedida de adotar outras providências.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, ao ter conhecimento do caso e do risco iminente de novos desmoronamentos, o representante da DRS veio a Descalvado oferecer à Prefeitura a doação definitiva do imóvel, para que se promova a sua devida recuperação ou a sua demolição, que segundo estudos prévio já realizados, infelizmente não caberia mais qualquer tipo de reforma.

Ainda segundo a assessoria da Prefeitura, ao tomar ciência do problema, Becão demonstrou sua preocupação em resolver o problema, e se comprometeu para que todas as medidas necessárias fossem adotadas para que não ocorram novos acidentes no local, até que se promova a doação em definitivo do imóvel ao município.

53 ANOS DE CONCESSÃO DE USO - Após 30 anos de concessão de uso, cujo prazo se encerrou no ano 1994, houve a renovação do “Termo de Permissão de Uso, a Título Precário do Próprio Estado” do imóvel, de forma gratuita e por prazo indeterminado. A formalização do ato ocorreu em 2002, mediante Decreto durante o mandato do ex prefeito José Carlos Calza (PSDB). Nesta época o prédio abrigava a Escola Municipal de Música, voltado às crianças carentes.

Durante a administração do ex prefeito Luis Antonio Panone (PPS), o ex Secretário de Obras e Serviços Públicos da época, engenheiro Edner Tortella, chegou a remeter um ofício ao Procurador Geral do Município, sugerindo a demolição do prédio, visto que ele já oferecia riscos de cair. O documento foi assinado e protocolado no ano de 2012, porém o processo acabou não tendo sequencia.

Já no ano passado, após o desmoronamento parcial do prédio, o ex prefeito Henrique Fernando do Nascimento remeteu ofício à Fazenda do Estado, relatando a situação precária do imóvel, solicitando ainda autorização para a total demolição do prédio que poderia ruir a qualquer momento, o que acabou motivando a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara em oferecer a transferência definitiva do imóvel ao poder público municipal.

Vale lembrar que o imóvel foi usado como sede da primeira unidade de Saúde de Descalvado. Na época, os atendimentos eram prestados pelo saudoso médico Dr. Vital Brasil. O local também abrigou por muitos anos a Escola Municipal de Música, onde também ocorriam os ensaios da antiga Banda Marcial de Descalvado. O prédio ainda serviu para abrigar os arquivos históricos da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br


 

DESCALVADO É A 3ª CIDADE DA REGIÃO ONDE CAEM MAIS RAIOS
Defesa Civil de Araraquara dá orientações sobre como se proteger dos raios

JUNTA MILITAR DE DESCALVADO
Alistamento Militar para jovens de 18 anos começa dia 20 de janeiro

CRISE ECONÔMICA NAS PREFEITURAS
Prefeito de Pirassununga decreta Estado de Calamidade Financeira


RECORDE DE PARTICIPAÇÕES
Confira quem foram os vencedores da promoção 'Minha Selfie de Natal'

 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"