Pesquisar em todo o site
 

10/01/2017 (08h36)

Justiça diz que é ilegal cobrar 'imposto sobre imposto' na conta de luz

Consumidores reclamam que cálculo do ICMS é feito sobre outras duas tarifas.
Governo de SP alega que decisões 'afrontam a lei e a lógica do setor elétrico'.


Dono de um restaurante em Brodowski, Bruno Lenis de Araújo nunca se preocupou com o valor das contas de energia elétrica, inclusive da casa onde mora, até ser alertado sobre a suposta cobrança indevida das tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição.

Após uma ação na Justiça, o empresário conseguiu a suspensão das duas taxas. Conclusão: a conta de energia ficou mais barata e Araújo ainda deverá receber os valores pagos nos últimos cinco anos, apesar de o governo de São Paulo ainda poder recorrer da decisão.

“A gente pega a conta de energia e só olha o valor total, não consegue entender o que são aquelas taxas cobradas. Na minha casa, já ganhei a liminar. Quando sair a [decisão] do restaurante, vai dar uma média de R$ 500 de economia por mês”, diz.


A Secretaria da Fazenda de São Paulo informou que a suspensão da cobrança "afronta a lei e a lógica do setor elétrico brasileiro" e que "há diversas ações judiciais cujos resultados referendam o posicionamento do Estado."

A CPFL Paulista comunicou, em nota, que a cobrança do imposto é feita pela Secretaria Estadual da Fazenda e não é de sua competência alterá-la.

O advogado Humberto de Oliveira Pádula explica que o erro não está especificamente na cobrança da Tarifa de Uso de Serviço de Transmissão (TUST) e da Tarifa de Uso de Serviço de Distribuição (TUSD), mas em usá-las na base de cálculo do valor final da conta.

Essa prática, segundo Pádula, é comum entre as concessionárias de energia do país e chega a encarecer o valor em até 20%. Isso porque, apesar de discriminadas na conta, as taxas entram no cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"O ICMS não pode incidir sobre essas tarifas, senão vai ser imposto sobre imposto. O ICMS tem que incidir pela mercadoria, que é a energia, apenas por isso, não pela tarifa. Isso vinha acontecendo em todas as contas indiscriminadamente", afirma.

Pádula diz que, ao menos desde 2009, consumidores têm buscado a Justiça para reclamar a cobrança duplicada. Em dezembro de 2016, a 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reafirmou decisão favorável aos consumidores nessa questão.

"O consumidor tem direito não só que essa cobrança seja cessada, como reaver tudo o que ele pagou indevidamente de cinco anos atrás para cá, que é quando prescreve o direito. O dinheiro é devolvido por meio de precatório ou abatimento", explica.

Também por meio de nota, a CPFL Paulista informou que o ICMS é instituído pelo Estado e, por isso, a concessionária é mero agente arrecadador, ou seja, aplica a lei, destacando o imposto na conta e repassando integralmente o valor arrecadado.

A empresa ressalta que o assunto é de competência da Secretaria Estadual da Fazenda e que apenas cumpre as ordens judiciais quando oficiada.

Também em nota, a Secretaria da Fazenda de São Paulo informa que houve apenas duas recentes decisões judiciais de mérito favoráveis sobre a incidência do ICMS sobre as tarifas de transmissão e de distribuição de energia elétrica.

"O 'fatiamento' da base de cálculo pleiteado pelos consumidores perante o Judiciário, ao pedirem a exclusão da TUSD ou da TUST da base de cálculo do ICMS, é uma medida que afronta a lei e a lógica do setor elétrico brasileiro", diz o comunicado.

A Fazenda ainda ressalta que o serviço "só é possível por meio da infraestrutura necessária para que a energia chegue ao ponto de consumo em condições de ser utilizada" e, por isso, o ICMS não incide apenas sobre a eletricidade, mas sobre as operações relativas à circulação.

A nota diz também que o assunto não é pacífico no judiciário e, portanto, "cabe ao Fisco cumprir seu dever legal de cobrar o imposto devido pelo fornecimento de energia elétrica no seu valor integral, conforme determina a legislação em vigor".

*Fonte: G1/Ribeirão Preto
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

CAPACIDADE PARA 847 DETENTOS
Presídio de Santa Cruz da Conceição deve ser inaugurado no meio do ano

POLÍCIA INVESTIGA O CRIME
Empresário morre ao ser atingido por disparo de arma de fogo em estande de tiro em Porto Ferreira

EDITORIAL
Primeira semana da administração Becão e Luiz Carlos é marcada por reuniões e limpeza do Bairro de São Sebastião

SUSPEITA DE AGROTÓXICO DESPEJADO POR AVIÃO
Cerca de 10 milhões de abelhas morrem em apiário de Porto Ferreira
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"