Pesquisar em todo o site

13/01/2017 (08h39)


SP agiliza atendimento a mulheres vítimas de violência

Novas medidas adotadas pelo Estado, em parceria com o MP e polícias,
darão mais agilidade ao serviço e apoio às vítimas.


Para melhorar o procedimento de assistência às mulheres vítimas de violência, o Estado de São Paulo anuncia duas importantes ações. A primeira é o Projeto Integrar que, em parceria com o Ministério Público, busca facilitar a aplicação e a efetivação da Lei Maria da Penha. Além disso, foi assinado o Protocolo Único de Atendimento, que prevê a adoção de um padrão para este tipo de ocorrência a ser seguido pelas Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica.

A partir do Protocolo Único novas medidas serão seguidas, como o o atendimento rápido pela autoridade policial. Em seguida, a vítima será fotografada para registrar as possíveis lesões. Já no Projeto Integrar, os profissionais receberão um novo treinamento para atender este tipo de ocorrência e as ações serão sempre conjuntas.


“Estamos unindo esforços para trabalharmos de forma integrada conseguindo, assim, atendimento mais rápido e mais agilidade”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, durante o lançamento dos programas, que contou com a participação do secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e pelo procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio.

“Um exemplo prático desse trabalho em conjunto é a fotografia. A mulher chega na delegacia e já faz uma foto. Depois, haverá uma imediata audiência. Vamos ainda estabelecer o Protocolo Único”, disse Alckmin. Ainda de acordo com o governador a violência contra a mulher, geralmente, fica camuflada. “A violência doméstica, por exemplo, fica abafada nos muros da casa, o que é extremamente grave”, completou.

Projeto Integrar - Juntas, a Secretaria de Segurança Pública e o Ministério Público vão trabalhar para reforçar ações conjuntas entre os órgãos para o enfrentamento da violência contra a mulher. Esta parceria visa facilitar a aplicação e a efetivação da Lei Maria da Penha, através do constante aperfeiçoamento dos profissionais que lidam com essas vítimas.

Os policiais receberão cartilha e material didático de treinamento para a realização de cursos e reuniões. Uma série de procedimentos visa ainda melhorar o fluxo de informações entre as instituições, acelerar a tramitação dos autos, agilizar a investigação e aperfeiçoar as estratégias de proteção às mulheres em situação de violência.

O convênio, que irá vigorar por cinco anos, será desenvolvido em duas fases: primeiro na capital e depois na região metropolitana e interior do Estado de São Paulo.

Protocolo Único de Atendimento - O protocolo estabelece um padrão de atendimento a esse tipo de ocorrência a ser seguido pelas polícias Civil e Militar e pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica. A medida determina que, sempre que possível, a autoridade policial ouça imediatamente a vítima desse tipo de violência e, em seguida, fotografe possíveis lesões aparentes que ela apresente, mediante autorização.

Já a Polícia Militar deverá preservar o local do crime e verificar, quando possível, a existência de medidas protetivas relacionadas ao agressor, tomando assim as ações necessárias. A Polícia Técnico-Científica, por sua vez, deverá priorizar o atendimento a locais de crimes relacionados à violência contra a mulher. Também precisará enviar os laudos periciais à autoridade policial, de forma eletrônica, logo que eles forem concluídos.

*Fonte: Portal do Governo do Estado (Foto: Alexandre Carvalho)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

EM SÃO CARLOS
Motorista morre após se envolver em duas colisões na Washington Luís

A PARTIR DOS 16 ANOS DE IDADE
Secretaria Municipal de Educação deverá abrir salas de aulas para o EJA 2017

39% DA POPULAÇÃO ADULTA ESTÁ NEGATIVADA
País fechou 2016 com 58,3 milhões de brasileiros inadimplentes, diz pesquisa

ASSASSINADO EM CASA
Polícia Civil prende o 3º suspeito da morte de vereador de Porto Ferreira
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"