Pesquisar em todo o site

19/01/2017 (10H06) - Atualizada às 11h14


Secretaria de Saúde se mobiliza para promover ações de combate ao mosquito da dengue

Apesar de ainda não ter uma data definida para realizar o 'Arrastão de Limpeza',
situação em Descalvado é considerada tranquila. Último Levantamento Rápido de Índice
para Aedes Aegypti (LIRAa) apontou índice de 0,5, metade do que é considerável
aceitável pela Organização Mundial de Saúde.


Apesar de ainda não ter uma data definida para realizar o 'Arrastão de Limpeza' para eliminar os criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já iniciou a adoção de algumas medidas que visam o combate aos focos do mosquito.

De acordo com o Secretário de Saúde, Vander Bonelli, a secretaria ainda está se organizando para promover as ações que pretende realizar durante o período de maior contaminação das doenças transmitidas pelo Aedes. "Ainda não há uma data definida para a realização do 'arrastão da dengue', mas a situação está sob controle. No último sábado revalidamos a adesão do município de Descalvado no programa estadual 'Todos Juntos contra a Dengue", onde estamos

disponibilizando um total de vinte e oito agente de saúde para visitar os imóveis a cada quinze dias, sempre aos sábados", disse o secretário.

O programa do governo paulista "Todos Juntos Contra a Dengue" já percorreu simultaneamente 556 municípios, mobilizando 30,4 mil agentes de saúde e supervisores. Em média, 9,2 mil destes servidores atuam nas ações aos sábados. Cada profissional envolvido recebe do governo do Estado, via prefeituras, uma remuneração extra no valor de R$ 120,00. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 4,3 milhões neste trabalho de campo específico.

As prefeituras interessadas em participar da campanha assinaram um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição. As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

ÍNDICE LIRAa EM 0,5 - De acordo com Silvio Donizete Franceschini, chefe do serviço de Controle de Vetores, a situação em Descalvado, assim como em outros municípios da região, é considerada tranquila. "O último levantamento do IB [Indice de Breteau] realizado em outubro do ano passado, apontou que Descalvado está com um índice de 0,5 pontos, metade do que é considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde."

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRAa) é realizado pelo menos três vezes ao ano. Para 2017, a Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) alterou o calendário dos meses em que são realizados os levantamentos que apontam como anda a situação dos criadouros do mosquito. No ano passado, as equipes foram a campo nos meses de janeiro, julho e outubro. Neste ano, o trabalho será feito nos meses de março, junho e outubro.

Ainda segundo Franceschini, neste ano ainda não houve o registro de nenhum caso de dengue no município de Descalvado. "A nossa preocupação é maior para o período do carnaval, já que temos parte da população se deslocando até as regiões do país onde existe grande probabilidade de ser picado pelo mosquito transmissor das doenças. Até lá, não há muitos motivos para preocupação", explicou.

Mesmo com a aparente situação de tranquilidade, o chefe do controle de vetores disse que a SUCEN já emitiu um alerta para o estado de São Paulo. No comunicado, os especialistas do órgão estadual dizem que em breve poderá haver um surto de zika e chikungunya em todo o estado de SP. "A nossa grande preocupação fica por conta da população da nossa região, visto que ela está mais suscetível à essas doenças por conta da baixa imunidade", disse.

Quanto a não definição de uma data para a realização do arrastão de limpeza, Fransceshini também disse que é preciso ter cautela e agir no momento certo. "Infelizmente a população ainda não colabora. Em média, cerca de vinte dias depois que a equipe do arrastão passa pela residência, já é possível encontrar novos criadouros do Aedes, que também está ficando cada vez mais resistente e tolerante, se adaptando e aclimando às condições oferecidas pelo ambiente. É preciso agir no momento certo!", finalizou.

DESAFIO - Para o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o combate ao mosquito Aedes aegypti é o maior desafio da saúde brasileira atualmente. Barros reforçou as previsões do governo que apontam para um aumento de casos de infecção pelo vírus causador da chikungunya agora em 2017, transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue e do zika vírus, dentre outras doenças.

“Temos que combater o mosquito. Esse é o grande desafio da saúde até que a gente consiga um controle adequado”, avaliou. Em 2016, no Brasil foram registrados 263 mil casos de febre chikungunya, contra 36 mil em 2015. “O mosquito pica, recebe o vírus e passa para outra pessoa. Como cresceu muito o número de pessoas que têm [o vírus], entendemos que haverá uma ampliação [de casos].”

Em relação à dengue e ao vírus Zika, também transmitidos pelo mosquito, Barros lembrou que o ministério trabalha com um cenário de estabilidade de casos. No ano passado, foram contabilizados 1,4 milhão infecções por dengue, contra 1,6 milhão no ano passado, além de 211 mil casos prováveis de infecção por Zika em 2016 (nem todos os casos registrados foram confirmados em laboratório).

“Cada cidadão é responsável pelo combate ao mosquito. Não há força pública capaz de estar em todos os lugares eliminando os focos”, concluiu o Ministro da Saúde.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

EM PIRASSUNUNGA
Quadrilha rende escolta armada e assalta caminhoneiro na Anhanguera

3º ASSALTO A MÃO ARMADA EM 7 DIAS
Lanchonete é assaltada por criminosos armados; 15 pessoas foram feitas reféns

AGRONEGÓCIO
Cotações em queda para
frangos e ovos, aponta Cepea

CASA DO EMPREENDEDOR
ACID, SEBRAE e Prefeitura devem renovar parceria e fortalecer micro e pequeno empresário
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"