Pesquisar em todo o site


07/06/2017 (08H01)

Seminário discute agricultura familiar e
compras públicas com 16 cidades

Representantes do Assentamento 21 de Dezembro (de Descalvado) participaram
do encontro em Bauru que discutiu, dentre outros assuntos, o descumprimento por parte
das Prefeituras da lei que exige a aquisição de pelo 30% dos alimentos produzidos
por pequenos agricultores no cardápio da merenda escolar.

O 2º Seminário de Compras Públicas “Comprar da Agricultura Familiar é Legal” discutiu a agricultura familiar e os programas de incentivo com representantes da administração pública, pequenos agricultores e agricultores assentados de 16 cidades da região de Bauru, no Anfiteatro Adriana Ferreira Chaves, no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Bauru, na manhã desta segunda-feira (05). A atividade é organizada pela Frente Parlamentar pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, coordenada pela deputada estadual Márcia Lia.


“Não podemos abrir mão de programas de incentivo à agricultura familiar e precisamos defender que eles sejam restabelecidos no formato em que foram concebidos nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma. São projetos que muitas vezes atendem às duas pontas da cadeia alimentar, o pequeno produtor e a população em situação de vulnerabilidade alimentar, e que não podem morrer”, afirma a deputada Márcia Lia.

O seminário sobre a reforma agrária e a segurança alimentar faz parte de um ciclo de atividades que começou em Araraquara no mês de maio, e segue até agosto, passando por Vale do Ribeira, Promissão e Pontal dos Paranapanema, dentre outras regiões.

Esta segunda atividade contou com a participação de representantes do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), do Sebrae, do Conab e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Bauru, que falaram sobre a necessidade de organização das cooperativas e associações, das iniciativas locais para o incentivo à agricultura familiar, dos números dos programas de agricultura familiar.

O gerente do Conab em Bauru, Celmo José Monteiro, mostrou a queda no investimento do Conab na comparação de 2003 com os últimos anos e da necessidade de haver uma articulação conjunta para a manutenção e crescimento dos programas de incentivo à agricultura familiar. “Precisamos da ajuda dos políticos e das prefeituras para que esses projetos não acabem. Tem gente que se senta à mesa e come sem se preocupar de onde veio o alimento, se vamos continuar tendo alimento no futuro e qual será a qualidade dele. Precisamos que todos briguem junto com a gente para que o alimento deste país não seja privatizado. O alimento é do povo e para o povo”, diz Monteiro.

A gerente de desenvolvimento humano do Itesp e gestora do Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPais), Renata Vieira, contribuiu com o seminário explicando como funciona o programa e que o grande entrave para a aquisição de 30% dos itens da alimentação escolar a partir da agricultura familiar é o medo do desabastecimento.

Já o representante do Sebrae, o técnico Marcelo Rondon, falou das experiências bem-sucedidas de assessoria em assentamentos e chamadas públicas na organização da safra, distribuição e parcerias. “O Sebrae tem o papel de organizar a distribuição, porque os produtores têm capacidade de produção e estão prontos para entregar alimentos com qualidade. Em Agudos, a prefeitura pediu 30% e tem produto sobrando na cidade. Em Piratininga, apareceram oito entidades para fornecer alimento e o que pediram foi pouco. Muitas vezes acontece mesmo o desabastecimento, mas as prefeituras têm que entender que os produtos são sazonais. De qualquer forma, Cati, Sebrae, Itesp e Conab têm esses dados e podem ter boas conversas para auxiliar nas compras”, disse o técnico, reforçando que um bom cronograma aponta o volume de produtos a serem entregues por semana e não no total.

Participaram do seminário integrantes da Cooperativa Frutotec, de Bauru; do Acampamento Esperança, de Iaras; da Incubadora de empresas Incoop, da Unesp; do Assentamento 21 de Dezembro, de Descalvado; das Cooperativas e Associações do Horto Aimorés, de Bauru; do Assentamento de Brasília Paulista; do Acampamento Irmã Dorothi; da Cooperativa Cooperfild; da Organização Horto Aimorés e Agricultura Orgânica; e da Frente Nacional de Lutas. Os seminários terão continuidade em Itapeva (dia 20 de julho), Mirante do Paranapanema (27 de julho), Promissão (04 de agosto), Vale do Ribeira (11 de agosto) e Sorocaba (14 de agosto).

30% DOS ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR DEVEM TER ORIGEM DA AGRIVULTURA FAMILIAR - A deputada Márcia Lia também lembrou o que determina a Lei 11.974, do Pnae, onde segundo a legislação, as Prefeituras são obrigadas a comprar o mínimo de 30% da agricultura familiar para a utilização na alimentação escolar. A exceção se dá apenas nos casos em que há laudo técnico sanitário e agrícola apontando problemas nos produtos fornecidos.

No entanto, os municípios não têm cumprido com a lei. Na regional de Bauru, apenas 6 dos 15 municípios atingem a meta. “Vamos cobrar do Ministério Público, que é o fiscal da lei, que todas as Prefeituras comprem o mínimo de 30%. Estamos juntos para fazer o diálogo, fazer a conversa com as prefeituras e agricultores, mas nos comprometemos em fazer com que a lei seja cumprida”, reforça a deputada.

*Com informações do Portal Ternura FM
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

QUASE 50 KG DE MACONHA
Polícia Militar faz a maior apreensão de drogas do ano em Descalvado

MONITOR DE CRECHE, MOTORISTA DE ÔNIBUS E AJUDANTE GERAL
Começam nesta terça-feira as inscrições para o processo seletivo de vagas temporárias

EM RIBEIRÃO PRETO
Grupo São Francisco investe em Centro de Atendimento Cardiológico

DIA 10 DE JUNHO, EM SÃO CARLOS
SESI de Descalvado disputa etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"