Pesquisar em todo o site


13/06/2017 (14H01)

Em São Carlos, dirigentes discutem
demandas da classe e da sociedade
na Conferência Regional da Advocacia

Conferência também foi marcada por homenagens aos advogados decanos.
Dr. Gerson Joel de Marco foi um dos agraciados no evento solene que também contou
com a presença do Presidente da Subseção de Descalvado, Dr. Farah Jorge.


Diretoria da OAB SP e CAASP, durante reunião com as diretorias de Subseções na 12ª Conferência Regional da Advocacia.


Organizada pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, desta vez na cidade de São Carlos, a 12ª Conferência Regional da Advocacia recebeu dirigentes e advogados das Subseções da região. A reunião realizada na últimasexta-feira (9), abordou as demandas da classe, além de serem proferidas palestras sobre temas de interesse dos profissionais da advocacia. O evento contou com a participação de representantes das cidades de Américo Brasiliense, Araraquara, Descalvado, Ribeirão Bonito e da anfitriã São Carlos, com uma pauta sobre as atuações em prol dos profissionais do Direito.

Assuntos como a realização da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que acontece entre os dias 23 e 30 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e as ações da OAB SP de valorização do profissional estiveram na pauta logo cedo. Outro assunto de relevância para mobilizar a categoria diz respeito à campanha da entidade que demonstra a importância da presença de advogados nas audiências de conciliação, realizadas nos Centros de Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, falou sobre a relevância das Conferências Nacionais para a defesa das garantias jurídicas e constitucionais. De acordo com o dirigente, nesses encontros nacionais da advocacia ocorrem ações cruciais para a trajetória da democracia e vitórias importantes para a sociedade, como a retomada do direito aos habeas corpus, que haviam sido extintos pelo regime de exceção durante a Ditadura Militar, a Lei da Anistia, e a instalação da Assembleia Constituinte de 1988, principal referência da redemocratização do país. “Essas conquistas nasceram a partir do trabalho e da luta dos advogados. E temos de lembrar que o país vive, agora, uma situação que exige o olhar atento da advocacia”, diz.

Coube à Gisele Fleury Germano de Lemos, secretária-geral adjunta da OAB SP e presidente da Comissão Organizadora do evento nacional, falar sobre a estrutura montada para receber os cerca milhares de advogados esperados para o evento. Serão mais 200 palestras proferidas por especialistas nacionais e estrangeiros sobre diversos assuntos. “Além do amplo leque de temas relevantes, teremos uma infraestrutura muito bem montada para receber os colegas”, afirma, ponderando que está sendo traçado com os representantes do executivo municipal e estadual a logística para receber os advogados de São Paulo e todo o Brasil. Ela destacou que, até o momento, já há quase 11 mil inscritos.

Campanha de conciliação - Com relação à obrigatoriedade da presença do advogado nas audiências de conciliação, Marcos da Costa ressaltou que até a magistratura percebe a necessidade do profissional do Direito para que o processo transcorra sem prejuízo às partes. “Outro dia, uma juíza comentou que, quando o cidadão está assistido por advogado, a peça traz garantias jurídicas que não serão questionadas posteriormente”, relembra. Ele aproveitou para relatar as ações promovidas pela entidade nesta questão, como o Projeto de Lei nº 5.511/2016; o pedido feito por ele para que o Conselho Federal encaminhe uma ADI para o Supremo Tribunal Federal, exigindo a presença do advogado nas conciliações; e a resolução encaminhada para o Conselho Nacional de Justiça sobre o tema.


Marcos da Costa, presidente da OAB SP, na abertura
da 12ª Conferência Regional da Advocacia

Não faltou ao leque de discussão, assuntos como a estrutura montada para facilitar o trabalho da advocacia que atua diariamente nas comarcas. Os assuntos foram levados pelos presidentes de Subseções Ailton Geraldo Benincasa (Américo Brasiliense), Joao Milani Veiga (Araraquara), Farah Jorge (Descalvado), Antônio Carlos Pasquale Junior (Ribeirão Bonito), Renato Cassio Soares de Barros (São Carlos) e seus diretores. Foi abordada ainda a autonomia dada pela Secional às comarcas para gerir suas demandas. Pela OAB SP participaram das conversas o vice-presidente Fábio Romeu Canton Filho, e o secretário-geral, Caio Augusto Silva dos Santos, que coordena as conferências regionais.

ENGRANDECIMENTO - O presidente da OAB de São Carlos, Renato Cássio de Barros, ressaltou que não são poucos os desafios para atender os advogados. Ele informou que sua Subseção iniciou tratativas para conseguir construir a Casa da Advocacia própria e agradeceu a diretoria da OAB SP que “não tem medido esforços para atender as demandas pedidas”.

Por sua vez, Marcos da Costa ressaltou o trabalho da Ordem paulista na defesa das prerrogativas profissionais e citou como exemplo mais recente o desagravo promovido em favor do advogado Flávio César Damasco, agredido por seguranças ao tentar ingressar no TRT-2. Coube a ele ainda falar sobre a atual crise política brasileira: “A advocacia vai continuar a cumprir seu papel de defensora dos direitos constitucionais dos cidadãos”.

Em nome da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, o secretário-geral da entidade, Rodrigo Ferreira Lyra, abordou os benefícios oferecidos. Entre os quais, citou a Campanha de Vacinação contra a Gripe, informando que a meta foi atingida e que, na sede da rua Benjamin Constant, a ação continua. “A Caixa trabalha pela saúde e o bem-estar dos advogados”, reiterou.

A Conferência também foi marcada por homenagens aos advogados decanos. Foram agraciados Marly Luzia Held Pavão (Américo Brasiliense), Mário Joel Malara (Araraquara), Gerson Joel de Marco (Descalvado), Ivan Abdala Zeraik (Ribeirão Bonito) e Maria do Carmo Paraguassu (São Carlos).

Os presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir às palestras das comissões temáticas da OAB SP. Fernando Calza Salles, presidente do TED, falou em relação a ética e disciplina; Cid Vieira Filho, acerca de defesa de prerrogativas, comissão dirigida por ele; e a conselheira Aline Fávero discorreu a respeito de assistência judiciária. Leandro Nava, Renata de Carlis e Kátia Boulos falaram sobre Jovem Advogado, OAB Concilia e Mulher Advogada, grupos de trabalhos, respectivamente, presididos por eles. Já Júlio César Vicente, vice-presidente do Conselho Curador da ESA, abordou os cursos de aperfeiçoamento profissional e de pós-graduação oferecidos pela escola da advocacia.

Também compareceram ao evento Aislan de Queiroga Trigo e Marcelo de Almeida Villaça de Azevedo, presidentes das Comissões de Assistência Judiciária e de Direito Civil da OAB SP. Ambos participaram das discussões na reunião da manhã com os dirigentes da Ordem paulista e das Subseções. Além de Rodrigo Lyra, a CAASP foi representada por Alexandre Ogusuku (secretário-geral adjunto) e o diretor Célio Luiz Bitencourt. Estiveram na Conferência em São Carlos os conselheiros Secionais Ricardo Andreeta, Andrea Lupo, Helena Maria Diniz, Rosa Catuzzo e Glaudecir José Passador, assim como representantes do Judiciário da região.


Caio Augusto Silva dos Santos, secretário geral da OABSP; Fábio Romeu Canton Filho, vice-presidente da OAB SP;
Marcos da Costa, presidente da OAB SP e Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, secretária-geral adjunto,
entregam medalha comemorativa de 85 anos da OAB SP, para Farah Jorge, presidente da
Subseção de Descalvado durante a reunião com as diretorias de Subseções, na
12ª Conferência Regional da Advocacia. Evento realizado no Café Tropical.

*Fonte: OAB/SP (Fotos: José Luis da Conceição)
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

NO BOSQUE DO TAMANDUÁ
Policiais Militares prendem mais um traficante em Descalvado

MARMORISTA SOLDADOR, CONSULTOR DE VENDAS...
Veja mais de 60 vagas abertas em 6 cidades da região, incluindo Descalvado

ENTRE PORTO FERREIRA E PALMEIRAS
Motorista morre após se envolver em colisão frontal na SP-215

FECHANDO O OUTONO
Apesar do domingo ensolarado, semana deve começar com chuva em Descalvado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"