Pesquisar em todo o site


29/05/2017 (08H45)

Sinal analógico de TV será desligado
exatamente daqui a um ano e meio

Site da entidade responsável pela condução do processo de digitalização dos canais de TV informa que sinal analógico será desativado em Descalvado no dia 28 de novembro de 2018.

O sinal analógico de televisão será totalmente desligado em Descalvado exatamente daqui a um ano e meio. Quem tem TV analógica vai precisar ter um conversor e a antena digital para poder ver as imagens, uma vez que no dia 28 de novembro de 2018, os canais transmitidos pelo sistema analogico serão desativados em definitivo.

Um balanço parcial da Seja Digital, entidade responsável pela condução do processo de digitalização do sinal de TV, mostra que cerca de 1 milhão de kits com conversor e antena, dos 1,8 milhão disponíveis, já foram entregues a pessoas inscritas nos programas sociais do governo federal. A entidade espera que o nível de digitalização chegue a pelo menos 93% para que o sinal seja de fato desligado em todo o território nacional.


A TV Digital transmite informações de dados, além de áudio e vídeo, com qualidade em alta definição. Digitalizada, a televisão pode se conectar a computadores ou celulares, podendo ser assistida a qualquer tempo, de qualquer lugar. E a TV digital oferece muito mais, como a possibilidade da interatividade e da multiprogramação. Para receber o sinal digital, é preciso que os televisores já venham com receptores ou que sejam acoplados conversores nos aparelhos, que estão à venda no mercado.

As operadoras de telecomunicações Claro, TIM, Vivo e Algar se comprometeram a pagar cerca de R$ 3,6 bilhões para custear a “limpeza” da faixa de 700 MHz, ocupada pela TV analógica. As mudanças deverão melhorar a qualidade do atendimento de banda larga, com a tecnologia de quarta geração (4G) para o usuário do sistema de telefonia móvel. O valor investido pelas operadoras de telefonia móvel incluem a compra de equipamentos, conversores digitais para os inscritos em programas sociais, e a mitigação de interferências entre os sinais de telefonia e televisão.

Cronograma - A primeira cidade que teve o sinal analógico desligado foi Rio Verde, em Goiás, como um piloto da operação. Em seguida, vieram Brasília e cidades do entorno. “Em Rio Verde, 30 dias depois do desligamento, uma pesquisa mostrou que 98% dos domicílios estavam digitalizados. Com o aprendizado, fizemos uma capital, foram 4 milhões de pessoas afetadas. Sessenta dias depois, chegamos a 98,4% dos domicílios digitalizados. Foi acumulada muita experiência”, afirmou Cecília. Os kits para os beneficiários dos programas sociais continuam a ser distribuídos até 45 dias depois de desligado o sinal.

As próximas cidades a terem o sinal desligado ficam no entorno de Goiânia. A previsão é o dia 31 de maio. Em julho, será a vez da região metropolitana de quatro capitais: Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Também para a data de 26 de julho estão previstas as cidades cearenses de Sobral e Juazeiro do Norte. Em setembro, o sinal deve ser desligado em cidades do interior paulista: Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e municípios da região do Vale do Paraíba. Em outubro, serão o Rio de Janeiro e Vitória.

Distribuição - Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário de programas sociais do governo federal deve acessar o site da Seja Digital e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF para fazer uma busca no sistema. A informação também pode ser obtida pelo telefone 147. A distribuição do kit na região metropolitana de São Paulo continuará mesmo depois do sinal desligado por pelo menos 45 dias.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

'ADOTE UMA PRAÇA'
'Doni Cerantola' doa 664 mudas de flores e plantas para a Praça da Matriz

ABERTURA ACONTECE NO DIA 1º DE JULHO
SELT organiza a 36ª Edição do 'Galinho de Ouro'

QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS GEROU AÇÃO NO MP
Roubos sobem 122% e câmeras estão há 4 anos sem funcionar em Descalvado

DIA 27 DE MAIO
'Sarau Cultural' reúne espetáculos e exposições no Teatro da Fepasa
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"