Pesquisar em todo o site



08/03/2017 (12H00)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Amor, gratidão e realização:
Três palavras por três grandes mulheres de Descalvado


No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o DESCALVADO NEWS traz um pouco da história de vida e de trabalho de três mulheres que se destacaram pela dedicação à família e à comunidade descalvadense. Histórias que comovem, inspiram e são dignas de exemplo para todas aquelas que pensam em trilhar os mesmos caminhos destas nossas heroínas.

Como todos sabem, o dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher. A data é comemorada em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, e na verdade, a origem da celebração nos remete à 1903, quando profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Porém, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez somente em 1909, nos Estados Unidos. Originalmente chamado Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, a primeira celebração foi realizada em 28 de fevereiro de 1909, em Nova York, organizada pelo Partido Socialista da América (em memória de uma manifestação ocorrida em 1908 promovida pela União Internacional de Trabalhadores de Vestuário de Senhoras).

Em 1917, nas manifestações que marcaram o Dia Internacional da Mulher em São Petersburgo (Rússia), na última quinta-feira de fevereiro (que caiu no dia 8 de março no calendário gregoriano), desencadeou uma greve na qual as mulheres de São Petersburgo exigiam o fim da Primeira Guerra Mundial, o fim da escassez de alimentos na Rússia e o fim do czarismo. Esse evento foi o estopim da greve geral que marcou o início da revolução russa.

O Dia Internacional da Mulher foi declarado feriado nacional na Rússia Soviética em 1917, e depois alguns outros países comunistas como a China e Cuba. A partir disso, o movimento se difundiu pelos demais países e em 1975 a ONU designou aquele ano como o ‘Ano Internacional da Mulher’, e começaram a patrocinar o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março entre os estados-membros.

Como forma de homenagear esta importante data, o DESCALVADO NEWS resolveu contar a historia de três grandes guerreiras de Descalvado, que dedicaram toda uma vida para o próximo. Cada uma em sua área de atuação (Assistência Social, Saúde e Educação), poderiam nos contar aqui uma infinidade de histórias emocionantes vivenciadas por elas ao longo dos anos de profissão. E cada uma delas resumiu em uma única palavra, o sentimento que melhor representa a vida e o trabalho de cada uma delas. Acompanhe:

AMOR – A profissão de Assistente Social surgiu no Brasil na década de 30, sendo que o curso superior foi oficializado no ano de 1953 e hoje, dia 15 de Maio é comemorado o dia do Assistente Social. A Assistente Social é uma profissional que luta pela justiça dos direitos fundamentais destinados a todos os cidadãos, pela cidadania, pelo AMOR ao que faz.

E é com essa palavra que podemos resumir a história de vida e de trabalho da nossa primeira homenageada. A Assistente Social Maria José Romão Bertini, de 66 anos, é servidora pública municipal contratada pela Prefeitura desde a década de 70.

Dona Zezé começou sua jornada na carreira de Assistente Social na União Descalvadense de Obras Sociais

(UNIDOS), logo após ter se formado, em meados da década de 1970. Desde então, Dona Zezé vem atuando na área social e atualmente é uma das servidoras com mais tempo de serviço na Prefeitura de Descalvado.

Casada, a Assistente Social que também dedica boa parte do seu tempo à vida religiosa [ela também foi catequista por muitos anos], conta que é mãe da Juliana, uma filha de coração que foi criada por ela desde que nasceu. Hoje a filha reside em Campinas e exerce a profissão de fonoaudióloga. E pra quem acha que essa história já é mais do que uma prova de amor e dedicação ao próximo, Dona Zezé contou que ainda cuidou da sobrinha Daniela, que perdeu a mãe quando ainda era uma criança, e que hoje também já e mamãe, de quem a Assistente Social afirma com muito orgulho ser avó.

Sobre a profissão, não há dúvidas de que a escolha feita foi mais do que acertada. “Se eu estou aqui até hoje, é porque eu amo o que faço! Eu amo atender as pessoas! Quando eu atendo, as vezes eu vejo as pessoas retornarem não para agradecer, mas para contar que tudo acabou dando certo. Mas dá pra gente sentir aquele sentimento de gratidão, e isso nos faz muito bem!”, explica a Assistente Social.

“Até hoje, pessoas que eu atendi há muito tempo atrás, ainda me encontram e conversam comigo relembrando alguma história de ajuda que acabou marcando a vida a vida delas. Isso pra mim é o mais importante. È muito gratificante saber que eu deixei algo. Isso pra mim é amor ao próximo!”, contou Dona Zezé.

E dentre as várias histórias, pedimos que a Assistente Social nos contasse uma que a tenha marcado ao longo dos mais de 40 anos de profissão. “Tem uma história, de um funcionário da Prefeitura inclusive. Ele já faleceu inclusive, mas na época a esposa dele estava com um grave problema de visão e estava quase cega por conta de uma catarata. Naquele época, nós não tínhamos aqui os médicos que podiam fazer a cirurgia, e então eu consegui uma cirurgia pra ela lá em Pirassununga, através da Assistência Social, e aí eu nunca me esqueço, porque toda vez que ele me encontrava ele falava que se não fosse eu, a esposa dele não estaria mais enxergando, e mesmo eu dizendo que não, que eu fiz apenas o meu dever, minha obrigação fazer isso, mas ele insistia em dizer que foi graças ao meu empenho que a esposa não havia perdido a visão. Nessa minha profissão, a gente percebe quando uma pessoa fica realmente grata, quando o sentimento vem do coração, e isso realmente me marcou!”, relembrou Dona Zezé.

Quanto a ser mulher, Dona Zezé disse acreditar que na época em que começou a trabalhar, as coisas eram um pouco mais difíceis comparadas aos dias de hoje. “Eu acho sim. Eu acho que naquela época a gente era mais fechada, mais reprimida. Hoje a gente percebe pelas meninas, pelas jovens que estão chegando para trabalhar, que existe uma diferença sim”, contou.

Questionada sobre um conselho que daria para estas jovens que estão chegando para atuar na área da Assistência Social, Dona Zezé foi incisiva em sua resposta. “Não pensar em dinheiro, não pensar em salário. Eu acho que você trabalhar na área social ou na área da saúde, você não pode pensar em ganhar X. Eu acho que você tem que trabalhar por amor. É doação!”, respondeu ela.

“Tem gente que fala que nós trabalhamos como assistencialismo. Não, não é assistencialismo! Aqui a gente não pode pensar em dinheiro, em salário. Quando você estuda pra ser assistente social, você tem que ter vocação!” completou.

Sobre os planos futuros e de prosseguir com o trabalho de assistente social, Dona Zezé disse que ainda não pensou nisso. “Por enquanto eu não tenho planos! Se Deus me der a graça de continuar mais um pouquinho, aí não depende de mim não é mesmo? (risos)”, disse ela.

Dona Zezé terminou a entrevista respondendo a uma pergunta que fizemos questão de repetir para as nossas duas próximas homenageadas. É difícil ser mulher? “Eu acho que pra algumas pessoas poder ser, mas pra mim não é difícil. Depende de como a gente conduz a nossa vida né? Mas de verdade, eu nunca havia pensado nessa pergunta. Mas eu acredito que em alguns aspectos é mais difícil sim, porque a gente vive num mundo competitivo não é mesmo? A mulher ainda ganha menos do que o homem, ainda existe o preconceito não é mesmo? Então neste ponto, eu acho que é mais difícil sim. Mas pra mim, felizmente, não foi difícil!”, concluiu Dona Zezé.

REALIZAÇÃO - A realização é um sentimento de plenitude que nos preenche sempre que nos sentimos agindo em total sintonia com a nossa alma. Uma das áreas da vida em que esta sensação se torna mais significativa é a profissional. Afinal, é no trabalho que passamos a maior parte das horas de cada dia. E para a nossa segunda homenageada, ter um trabalho que se harmonizou com a sua natureza foi tão importante, que parece ter definido inclusive a sua condição de saúde, já que prestes a completar 80 anos idade, ela nos transparece estar em pleno vigor e ainda com uma longa jornada  pela frente.

Iolanda Maria Rebello Bortoletto, conhecida por todos como ‘Dona Landinha’, é professora aposentada, e em 2017 estará completando 80 anos

de idade. Mãe de quatro filhos (Eliana, Edson, Rosana e Luciana), ela também é avó de 7 netos e bisavó de outros dois.

Dona Landinha ficou viúva em 1981, aos 43 anos. Perguntada sobre como foi ter que criar os quatro filhos em uma época tida como muito mais difícil para as mulheres, a professora aposentada disse que não tinha outra coisa a ser feita a não ser seguir em frente. “A Eliana já estava casada, e a gente teve que continuar né? Tive que agarrar a seguir em frente! E assim eu fiz! Todo mundo falava para arrumar um namorado, mas não, eu falei vou criar meus quatro filhos, esperar todos casarem, pra depois pensar em mim!”, relatou. E foi mesmo o que ela fez, inclusive costurando e cozinhando para fora. “As vezes eu ia dormir as duas e meia da manhã, mas as seis eu já tava de pé, pras crianças irem para a escola!”, relembrou. O resultado de todo o sacrifício valeu a pena, já que hoje todos os filhos estão casados e com as suas famílias constituídas.

“A minha era professora e uma mulher de muita garra; o meu pai trabalhou quase trinta anos em jornal, e eles bastante rígidos na minha educação, tanto que eu estudei em colégio de freiras”, explicou Dona Landinha ao relembrar que a educação recebida pelos seus pais ajudou no momento em que ela ficou viúva e com os filhos para criar. “Eles tinham hora pra chegar, tinham que falar aonde iam, e assim a gente foi seguindo”.

Sobre a escolha de seguir com a profissão de professora, Dona Landinha disse ter sido uma escolha própria e pessoal, apesar de no final ter seguido o mesmo caminho de sua mãe. “Foi uma decisão pessoal, eu quis! Eu adoro dar aula. Se não fosse por conta de uma diverticulite que eu tive, eu acho que estaria dando aula até hoje, mesmo aposentada!”, contou a professora que iniciou sua carreira aqui mesmo em Descalvado, no ano de 1974, na EE José Ferreira da Silva, o ‘Ginásio’.

Dona Landinha contou que chegou a dar aula em várias instituições de ensino diferentes na mesma época. “Eu cheguei a dar aula em cinco escolas ao mesmo tempo. Era no Ginásio, no Grupo, no Padre Orestes, na APAE, e no Brejinho. Ah, eu também dei aulas na escola do Comércio e na Fazenda Santa Justa, perto da Usina Ipiranga. Eu cheguei a ter seiscentos alunos em único ano!”, relembrou a professora.

Perguntada se ela vê alguma diferença entre ser professor na época em que ela começou e nos dias de hoje, ela disse que cada professor tem o seu método. “Cada um tem o seu método, o seu jeito de ensinar. Eu sempre tentei passar pros alunos o respeito, que o limite da gente termina onde o começa o do próximo, e quando tem algum atrito, é porque alguém invadiu o espaço do outro”, explicou.

Sobre as dificuldades do relacionamento entre professor e estudante, Dona Landinha disse que tinha um método próprio para conquistar a atenção e o respeito dos seus alunos. “Tem aqueles alunos que já saem de casa ouvindo dos pais palavras que em nada estimulam o comportamento e o aprendizado dele. Sabe aquela história de que você não vai dar nada, não vai chegar em lugar nenhum? Isso vai anulando, desestimulando o aluno. Então aquele que era mais levado, eu pegava a tarefa que eu passava e falava assim: muito bem, tá melhorando, você vai conseguir, você é inteligente! Então eu trabalhava a autoestima, que estava lá em baixo, porque senão ele já ficava com aquilo na cabeça, de que ele não ia dar certo mesmo, só ouvindo críticas, e aí eu conseguia reverter isso. Você pode usar para qualquer filho, para qualquer criança, qualquer aluno, que é isso mesmo, você acaba conquistando a confiança deles!”, relatou.

A professora também contou como foi trabalhar na APAE de Descalvado, período em que segundo ela, foi de grande satisfação para sua vida pessoal. “Lá na APAE, eu ia pra cozinha fazer comida, a primeira olimpíada de APAE’s, nós que fizemos em Pirassununga. Eu fiz o uniforme de todos os alunos: o boné e o shortinho! Só a camisa que foi uma mãe de um aluno que comprou todas as camisas lá na Titi, e deu pras crianças. Eu adorava colaborar com essas coisas!”, relembrou.

Sobre resumir toda a sua história em uma única palavra, Dona Landinha responde: “Se eu voltar dez vezes, as dez vezes eu quero ser professora! Eu acho que eu me realizei! Eu acho que o ensinar e a missão que a gente vai realizar, é um dom!”, nos conta com muita emoção.

Perguntada enfim, sobre o que é ser mulher, Dona Landinha não demorou para responder com toda a sua sabedoria de vida. “Olha, eu também voltaria a ser mulher em todas as encarnações! Adoro; sou vaidosa, adoro organização, limpeza, tudo que uma mulher deve e pode fazer. Ser mãe, ser boa esposa, ser educada com as pessoas, e sempre respeitar os limites. Isso é o que eu acho que é importante!, concluiu.

GRATIDÃO - A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, dentre outras coisas. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa. Frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. E nesse contexto, a vida também pode nos proporcionar o sentimento de gratidão pelas conquistas e emoções que ela nos propiciou.

E é nesse sentido que a nossa terceira homenageada escolheu a palavra GRATIDÃO como forma de resumir a sua vida pessoal e profissional. E não deixa de ser uma surpresa, pois a profissão exercida por ela é que proporciona, na maioria das vezes, o sentimento de gratidão em todos aqueles que são atendidos ou acolhidos por ela.

A médica ginecologista e obstetra, Zulmira Kirchner da Silva, exerce sua profissão há 42 anos, 40 deles em Descalvado. Casada, ela é mãe de 3 filhos (Samanta, Bianca e Gonzaguinha), e também é avó de um neto.

Dra. Zulmira contou que acabou vindo para Descalvado quando o marido, o Dr. Luiz Gonzaga Fortunato da Silva, precisou vir para a nossa região logo depois de se formar, em virtude do pai dele ter adoecido. Dr. Luiz decidiu então morar próximo do pai [já que ele havia se formado em Curitiba], e escolheu Descalvado para residir devido à carência de médios que a cidade tinha na época, em meados da década de 70.

Dra. Zulmira iniciou sua entrevista falando sobre algumas mudanças que ela sente em relação a sua profissão, ao longo destes pouco mais de 40 anos de trabalho. “Olha, pelo que algumas pacientes nos falam, eu sinto que a coisa anda um pouco mais técnica nestes últimos anos. Eu digo na questão do acolhimento sabe, porque as vezes há muito mais coisas por trás de uma simples dor de barriga ou corrimento, por exemplo. Mas isto que estou contando, é que o que a gente vem sentindo por meio de relatos de algumas pacientes. Então eu acho que falta um pouco mais desse acolhimento humano”, contou a médica.

Sobre as diferenças entre ser médico ou médica, ela responde que para o profissional não nenhuma diferença, mas para a paciente é nítido que ainda existem certos receios quando ela é atendida por um homem. “Para nós profissionais não, de jeito nenhum. Para a paciente com certeza, ainda mais numa área que exige que ela se desnude, que tem que fazer os exames ginecológicos, elas tem muito constrangimento. Ainda tem! Elas ainda tem vergonha pelo fato de ser médico, então elas tem preferência por uma médica sim. Pelo fato de ser do mesmo sexo, elas acabam ficando mais a vontade, e permite criar um ambiente que não seja tão constrangedor pra elas”, explicou Dr. Zulmira.

A médica também contou que ao longo desses 40 anos, foram muitas histórias que acabaram marcando a sua profissão. “Cada uma tem uma história sabe, a gente já sofreu muito junto, já deu muita risada junto, ainda mais na parte de obstetrícia ‘né’, é uma coisa que envolve muito a gente, acompanhar uma gravidez ao longo dos nove meses. A maioria dos casos acaba bem, graças a Deus, mas tem alguns casos que marcaram sim! Sempre que há um óbito fetal, ninguém acostuma com isso. Marca muito a gente, mas graças a Deus foram muito poucos casos, e graças a Deus também não tive nenhum óbito materno, que eu acho que seria muito mais traumático! E pode acontecer, mas felizmente nunca!”, contou.

Sobre a palavra que resume sua trajetória, Dra. Zulmira pronunciou a “gratidão” com muita ênfase. “Gratidão! Nossa, eu só tenho que agradecer! Cada caso é um aprendizado, é uma lição, e eu sou muita grata por isso. É uma experiência imperdível. È uma gratidão por tudo que eu passei, o que eu passo, eu sou muito agradecido por isso, porque é crescimento pra gente não é mesmo?”, relatou a médica.

Sobre um conselho que daria as novas médicas que estão se formando, Dra. Zulmira diz que o conselho pode valer para todos os profissionais da medicina. “Não é spo pras meninas não, para os meninos também! Atrás de uma queixa, tem coisa! Se a gente tiver uns cinco minutinhos a mais em uma consulta, você vai achar alguma coisa. E isso é no dia a dia! O paciente vem com uma dor de cabeça, ou querendo algum remédio pra dormir... Vai atrás que você vai achar alguma coisa! O que esta acontecendo em casa? O filho ou a filha tá se drogando, o marido saiu de casa! Se você tiver cinco minutinhos a mais, pra você pesquisar a origem daquele problema, você vai achar. Ficou muito fácil dar um rivotril pra quem não dorme, um diazepam... É o fácil, mas não é o certo! Não estou dizendo que sou contra o remédio, mas eu defendo que é preciso saber o porque daquele paciente não estar dormindo Vamos achar a causa! Se a pessoa está com alguma depressão, isso tem uma causa, não é assim, já vai prescrevendo um antidepressivo e pronto! Aquela depressão tem uma causa, e infelizmente o que se vê hoje, são pessoas tomando antidepressivos há vinte anos ou mais! Nunca mais param, só vão adequando doses, as vezes aumentando as vezes associando. Não é isso gente! Tem muito caso que uma boa terapia, com acolhimento, com uma boa conversa, você medica para apagar o fogo, e depois vamos conversar, vamos achar a causa do problema. Procurem que vocês vão achar! Então o conselho é esse: dedicar um minutinho a mais de atenção!”, disse ela.

Para finalizar, Dra. Zulmira também respondeu à pergunta se é difícil ser mulher. “Eu acho que não. Eu se tivesse que nascer de novo, gostaria de nascer mulher! Eu acho a mulher tão complexa, não menosprezando os homens (risos), mas olha, esses dias eu recebi um WhatsApp e achei tão verdadeiro: a mulher ia dormir e o marido na televisão, e do sala até o quarto, até ela ir para a cama, nossa, ela fez um monte de coisas. Ela lavou um copo aqui, pegou uma coisa ali, viu o boletim da escola das crianças, sabe, acho que foram umas doze tarefas antes de finalmente se deitar. Já o homem levantou, desligou a televisão e foi dormir (mais risos). Então é muito complexa, e eu acho linda essa complexidade! Quando falam que a mulher consegue fazer um monte de coisas, é verdade, ela consegue mesmo! Já o homem, por exemplo, se está dirigindo e você pergunta qual o endereço mesmo? Pronto, ele já se distrai e vira o volante...” finalizou a médica com extrema simpatia a entrevista que certamente poderia se prolongar por muitas horas.

E assim, com as histórias destas três grandes mulheres da nossa cidade, o DESCALVADO NEWS deseja a todas as mulheres [descalvadenses ou não], UM FELIZ DIA DAS MULHERES!
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 

 


 

#QueremosUmInterpreteFluente
Estudantes do ‘Ginásio’ fazem manifesto em favor de aluna impossibilitada de estudar por falta de intérprete de libras

ENTRARAM PELO TELHADO
Ladrões tentam arrombar cofre de agência bancária em Pirassununga

CARREIRA PROFISSIONAL
Sabe montar um currículo? Primeira impressão é a que fica

TRABALHO BRILHANTE DO SETOR DE INTELIGÊNCIA DA PM
Quadrilha é presa em Ribeirão Preto suspeita de planejar assalto a empresa de valores
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"