Pesquisar em todo o site


26/03/2017 (19H50)  |  Atualizada às 21H03

Falta de monitor no transporte escolar preocupa pais em Descalvado

Vídeo enviado para o WhatsApp do DESCALVADO NEWS mostra crianças tentando se pendurar em teto de ônibus. Motoristas da Secretaria de Educação também postaram em rede social, insatisfação com a retirada das monitoras e a terceirização do serviço.


Na tarde deste domingo (26), o DESCALVADO NEWS recebeu por meio do seu WhatsApp [19 99253-9210], um vídeo onde é possível ver algumas crianças tentando se pendurar no teto de um ônibus que faz o transporte escolar da rede pública de ensino em Descalvado. O veículo não estava em movimento no momento em que as imagens foram gravadas, mas reacendeu a polêmica da falta de monitores no interior dos veículos que fazem o transporte de alunos no município.

De acordo com o internauta que enviou o vídeo, este tipo de flagrante tem se tornando uma rotina dentro dos ônibus escolares,

já que segundo a denúncia, desde o início do ano letivo a Prefeitura de Descalvado optou por terceirizar grande parte das linhas que fazem o transporte de alunos, mesmo com o Poder Público contando com uma frota própria de ônibus, incluindo motoristas e monitores.

Segundo o internauta [que disse ser pai de 2 estudantes que fazem uso do transporte escolar], ele teria recebido o vídeo na manhã deste domingo (26), o que deixou ele e a esposa bastante preocupados por conta da segurança dos filhos durante o trajeto que é feito pelo ônibus. "Nós vimos pela televisão uns dias atrás, que uma criança morreu depois de cair de um ônibus que andava com a porta aberta. Não tem como a gente não pensar nos filhos da gente 'né', já que aqui [em Descalvado] também não tem mais monitores dentro do ônibus", relatou.

A preocupação do pai dos alunos faz referência ao acidente ocorrido no último dia 13 de março, em Mococa, onde um menino de 10 anos morreu após ser atropelado pelo ônibus que fazia o transporte escolar dos alunos da zona rural até a cidade. Segundo o boletim de ocorrência, o ônibus trafegava com várias crianças e o menino acabou se sentando na escada do coletivo.

Em depoimento, o motorista do ônibus afirmou que o garoto foi avisado do perigo de viajar perto da porta, que permanecia aberta por conta do calor. Em determinado momento, a irmã do menino gritou que ele havia caído. O  motorista parou o ônibus e encontrou o menino desmaiado ao lado da roda traseira. Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da Santa Casa. Não havia nenhum monitor dentro do ônibus no momento do acidente.

Segundo a Prefeitura de Mococa, o transporte de estudantes que residem na zona rural do município é terceirizado, e os contratos exigem que os veículos estejam com laudos de vistorias válidos, emitidos pelo Detran, e que tenham monitores para acompanhar os alunos.

ÔNIBUS COM MAIS DE 10 ANOS DE FABRICAÇÃO - Pelas imagens, também é possível identificar outra irregularidade preocupante. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública [SINESP], o DESCALVADO NEWS fez uma consulta da placa do veículo que aparece no vídeo e constatou que o ônibus - um Mercedes Benz/Marcopolo Senior GVO branco - foi fabricado no ano de 2003, situação que contraria a legislação federal, que determina que veículos que fazem o transporte escolar não possuam mais do que 10 anos de fabricação. De acordo com a pesquisa, o veículo que aparece na imagem está completando 14 anos de uso agora em 2017.
 

MOTORISTAS DA PREFEITURA TAMBÉM ESTÃO INSATISFEITOS - Alguns motoristas concursados da Prefeitura de Descalvado também se manifestaram pelas redes sociais, sobre o episódio envolvendo o vídeo recebido pelo DESCALVADO NEWS.

Em uma postagem feita no Facebook neste sábado (25), uma internauta comentou sobre a falta de monitores nos ônibus, e a terceirização das linhas. "Olha como se encontra nossos ônibus escolares! Sem monitora pra acompanhar os alunos sendo que antes era a prefeitura que fazia mais de 80% das linhas e não se via isso!! Se esse menino cai e se machuca de quem é a responsabilidade?? Apesar do ônibus estar parado mas andando é igual!!! E aí???", questionou a internauta. Alguns motoristas da Prefeitura acabaram se manifestando na mesma postagem, e também questionaramm a falta de fiscalização nos ônibus da empresa terceirizada.

Por se tratar de um domingo, não havia ninguém na Secretaria de Educação para comentar o assunto. O DESCALVADO NEWS deverá entrar em contato com o setor no início da semana para questionar sobre a denúncia da falta de monitores nos ônibus, e quais medidas deverão ser adotadas para resolver o problema.

PROJETO DE LEI ESTÁ PARADO NO CONGRESSO NACIONAL DESDE 2009 - Apesar de não ser exigido por lei, condutores responsáveis e comprometidos com um transporte escolar seguro e de qualidade sempre contam com um monitor (ajudante) para gerenciar o fluxo de crianças no veículo, e também verificar se todos estão usando o cinto de segurança.

Desde 2009, um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional tenta aprovar a proposta de tornar obrigatória a presença de um profissional treinado em segurança de trânsito em veículos escolares. A Comissão de Viação e Transportes aprovou o texto em junho do ano passado, que propõe alterar o Código de Trânsito Brasileiro, tornando obrigatória a presença de um monitor no transporte escolar, inclusive para crianças que tenham deficiência, independentemente da idade.

O projeto [já aprovado também pela Comissão de Seguridade Social e Família] tramita agora na Comissão de Constituição e Justiça, e depois segue para a Comissão de Cidadania. Somente depois de ser analisado por todas as Comissões é que deve seguir para votação em Plenário.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 

 


 

BAFÔMETRO APONTOU QUE MOTORISTA HAVIA INGERIDO ÁLCOOL
Jovem de 19 anos morre em capotamento na SP-215, em Ribeirão Bonito  

MEGAFAUNA
Mineração Jundu traz exposição multimídia sobre animais pré-históricos  

MODELO S-10 É O MAIS VISADO
Polícia Militar emite alerta sobre furto de caminhonetes em Descalvado e região  

EM SANTA RITA DO PASSA QUATRO
Equipe Monsters Descalvado é destaque no 'Campeonato de Agachamento Livre'  
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Jornal Descalvado News Achados & Perdidos  
  Esportes Politicando Fale Conosco  
  Cotidiano Ricci na Roça Horoscopo  
  Economia Livro 'Conheça Descalvado' Nota de Falecimento  
  Entrevistas Descalvado 180 Anos Lista Telefônica  
  Perfil Eleição Suplementar 2013 Mapa de Ruas  
  Empresarial Carnaval 2014 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho'    
  Animais & Pet Eleições 2016 [revista descalvado news]  
  Veículos   Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego [promoções]    
  Saúde Torcida Copa do Mundo 2014 [redes sociais]  
  Sua Casa Minha Selfie de Natal 2014 Facebook  
  Trânsito Promoção Dubsmash Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2016 Youtube (Canal 2)  
  Religião      
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"