Pesquisar em todo o site


30/11/2017 (14H24)

Descalvado e outras duas cidades
da região têm risco de surto de
dengue, diz Ministério da Saúde

Municípios tiveram índice intermediários de larvas do mosquito
Aedes aegypti nas casas em levantamento realizado em outubro e novembro.


D
escalvado, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro estão entre as cidades em alerta para risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, divulgado na última terça-feira (28).

Segundo o Ministério da Saúde, o alerta de risco é um estágio intermediário, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9%. O índice mais alto é o estado de risco, que significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito.

Até 11 de novembro, foram notificados 239.076 casos prováveis de dengue em todo o país com 122 mortes. Os casos de chikungunya chegaram a 184.458, e os de zika a 16.870.

DESCALVADO - Em Descalvado, o índice do LIRAa foi de 1,7%. Neste ano, o município teve confirmados 22 casos de dengue este ano, sendo que 20 só no mês passado. Apesar disso, a Vigilância Epidemiológica municipal diz que a cidade está em um ano "super tranquilo", e até o momento, não corre nenhum risco de surto.

A vigilância informou ainda que os agentes continuam o serviço de eliminar criadouros do mosquito de casa em casa, principalmente nos bairros que tiveram altos índices de dengue em outros anos.

PORTO FERREIRA - Entre os três municípios da região que estão na lista de alerta, Porto Ferreira foi o que apresentou o mais alto percentual de casas com larvas: 2,7%.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Porto Ferreira, Vera Lucia Visolli a situação é preocupante porque reflete os diagnósticos de dengue da cidade.

De janeiro ao meio de outubro, Porto Ferreira tinha registrado sete casos de dengue, mas na última semana de outubro foram diagnosticados cinco novos casos e, em novembro, ocorreu um caso de chikungunya.

“Isso nos preocupa porque não é época para ter dengue”, afirmou a secretária.

Uma das ações tomadas pela prefeitura é o bloqueio de 25 quarteirões na região do caso de dengue e a visita de casa em casa para verificar possíveis criadouros do mosquito.

SANTA RITA - Em Santa Rita do Passa Quatro, a vigilância também afirma que está em um ano tranquilo em relação aos anos passados. A cidade registrou oito casos de dengue e seis de chikungunya. O LIRAa do município apontou que a cada 100 casas, 1,5 tinham larvas de Aedes aegypti.

A preocupação, segundo a vigilância, fica mais por conta dos casos importados, vindos de outras cidades e regiões.

LIRAa - O LIRAa indicou que 357 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito. No total, 3.946 cidades de todo o país fizeram o levantamento.

Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.

O armazenamento de água no nível do solo (doméstico), como tonel, barril e tina, foi o principal tipo de criadouro nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Sul o maior número de depósitos encontrados foi em lixo, como recipientes plásticos, garrafas PET, latas, sucatas e entulhos de construção. Na região Sudeste predominou os depósitos móveis, caracterizados por vasos/frascos com água e pratos.

*Fonte: G1/São Carlos
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

FIAT STILO
PM de Porto Ferreira localiza veículo furtado em Descalvado

27 ANOS DE CARREIRA
Câmara homenageia Cabo PM José Edmir Valentim

EM RIBEIRÃO BONITO
Colisão frontal na SP-215 deixa três pessoas feridas

AGRONEGÓCIO
Agrindus é campeã no prêmio 'As Melhores da Dinheiro Rural 2017'
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"