Pesquisar em todo o site


15/09/2017 (11H29)

MEDALHA VICENTE TALLARICO ADORNO

Ator descalvadense do SBT,
Fernando Benini, confirma
presença na solenidade do dia 22

Evento homenageará 9 personalidades da cidade que contribuíram com
a cultura nas categorias Literatura, Cinema e Fotografia, Artes Plásticas,
Música, Teatro e Dança, História, Televisão e Categoria Póstuma.


Jornalista descalvadense Vicente Adorno (falecido em agosto de 2015) empresta
nome à medalha que será entregue aos homenageados, em solenidade
realizada na Câmara Municipal de Descalvado.

O veterano ator descalvadense Fernando Benini, que interpreta o solidário, amoroso e companheiro Firmino em Carrossel estará na Câmara Municipal de Descalvado, na próxima sexta-feira (22), às 20 horas, para receber honraria juntamente com outras oito personalidades da cultura.

A homenagem se dará por meio da “Medalha Vicente Tallarico Adorno”, de autoria do Vereador Paulo Afonso Gabrielli Filho (Decreto Legislativo 03/2017) com o objetivo de relevar os serviços prestados por aqueles que enobrecem o nome de Descalvado.


A primeira edição da solenidade terá um momento especial dedicado ao descalvadense, Vicente Tallarico Adorno. Seu nome foi escolhido para nominar a honraria legislativa e, por isso, também será homenageado nesta data, quando completaria 70 anos. Jornalista, escritor, radialista e crítico de cinema,
Vicente Adorno faleceu aos 67 anos de idade na cidade de São Paulo, no dia 14 de agosto de 2015, após sofrer um ataque cardíaco fulminante. Trabalhou por muitos anos na Rádio e Televisão Cultura onde, entre outras funções, foi editor de internacional do Jornal da Cultura. Publicou o livro Tietê, Uma Promessa de Futuro Para as Águas do Passado.

O ator Fernando Benini foi indicado para a Categoria “Televisão”. Benini fez diversas peças de teatro, mas ficou reconhecido na televisão nos anos 1990, no canal SBT, com o quadro Pegadinhas do programa “Topa Tudo Por Dinheiro”, do Silvio Santos. Em 2012 o ator entrou para o elenco da telenovela Carrossel, onde interpretou o seu maior papel, Firmino. A novela foi reprisada em 2015.

  

A Comissão Municipal de Cultura – CompacD - foi quem indicou os nomes, conforme consta no Decreto 03/17. A honraria está programada para ocorrer anualmente visando lembrar de todos que deixaram ou fazem pela cultura local.

Confira os indicados em cada categoria da “Medalha Vicente Tallarico” 2017:

Categoria História - Professora Alessandra Paganotto

É natural de Belém do Pará e reside em Descalvado desde 2000. Mestre em História Social do Brasil pela UNICAMP, graduada em História pela UFPA e em Pedagogia pela UniSEB, onde trabalhou com temas relacionados a Carnaval, Futebol, Literatura e Identidade Nacional. Foi professora dos cursos de História, Pedagogia e Turismo na UNICEP de 2005 a 2014.

Ingressou na Rede Municipal de Ensino de Descalvado no ano de 2002 como professora de História, foi coordenadora do NAE – Núcleo de Atualização Educacional entre os anos de 2011 e 2012 e nos quatro anos seguintes Coordenadora Pedagógica da EMEF Prof. Andrelino Casare. Assumiu o cargo de Diretora de Educação e Cultura em 27 de janeiro de 2017. Tem um livro sobre a história de Descalvado.

 

Categoria Teatro - Celso Galetti

Nascido em Descalvado, filho de José Galetti e Maria Luiza Adorno Galetti. Foi bancário, com carreira no ramo de financiamento. Nos anos 60, junto com outros jovens participava ativamente do movimento cultural da cidade: na igreja, no colégio, na sede da Paróquia Municipal.

Muito jovem foi um dos fundadores do clube “Eagles Club” e TAJ – Teatro Amador Juvenil, de teatro e sempre participou ativamente das peças produzidas na cidade.

Pertenceu à diretoria da FETAC – Federação do Teatro Amador do Centro do Estado de São Paulo. No início da década de 70,

trabalhou em Pirassununga em uma peça do autor Samuel Bechett chamada Final de Partida, com sucesso extraordinário, sendo citada em diversos jornais, livro e revistas.

 

Categoria Literatura - Daniel Bortoletto Gonçalves

O jornalista Daniel Bortoletto Gonçalves nasceu em 21 de maio de 1979, em Descalvado, filho de Luiz Gonzaga Chiarello Gonçalves e Sonia Bortoletto Gonçalves.

Cursou todo o ensino fundamental e médio na cidade, nas escolas Padre Orestes Ladeira e José Ferreira da Silva, o Ginásio.

Estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 1999, foi aprovado na seleção de estagiário do Diário LANCE! em São Paulo. Entre 1999 e 2000, trabalhou na reportagem, cobrindo esportes olímpicos (vôlei, futsal, basquete, handebol, atletismo) e também futebol. A primeira grande cobertura in loco aconteceu em 2003, no Pan-Americano de Santo Domingo, na República Dominicana.

Entre 2004 e 2008 foi trabalhar como editor na sucursal mineira do LANCE! em Belo Horizonte. Cobriu a Olimpíada de Pequim; assumiu a redação do LANCE! no Rio de Janeiro, como editor executivo do jornal até 2012, quando se transformou em editor executivo de mídias digitais, função que executa até hoje.


Trabalhou na cobertura da Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016.

Publicou quatro livros: Sedes da Copa (2013), Fatos da Copa do Mundo (2014), Fatos Olímpicos (2016) e Degrau por Degrau, biografia do bicampeão olímpico Serginho Escadinha (2017).

 

Categoria Música - José Carlos Tallarico Adorno

O interesse pela música foi aos 7 anos. Tive o privilégio de aprender as primeiras noções com a Professora Maria Amélia Jardim e o músico descalvadense Roberto Sabongi.

Aos 12 anos tocou em uma orquestra de Santa Rita do Passa Quatro, “Little Boys”, juntamente com os Irmãos Perna (Teco, Zezinho e Mário) e Roberto Sabongi. Participou também do Trio Sambambas (Descalvado), Grupo Tuxauas (Porto Ferreira) e Grupo Som Imaginário (Pirassununga), Musical 5 (São Paulo), entre outros que compôs a sua carreira.

No Musical Atlântico Show, trabalhou com músicos importantes como Ubaldo Versolato (jazzista), Mário Manga e Paschoal Roma. Iniciei os estudos em Música com Cláudio Stephan chefe de naipe da percussão da Orquestra Sinfônica Municipal de  São Paulo.

Em 1973 foi convidado para fazer parte do quinteto Orisamba, que acompanhava o grupo Originais do Samba, onde permaneceu como maestro e arranjador por 21 anos.


Em 1994 assumiu a Escola Municipal de Música, onde permaneceu por 20 anos. Nesse tempo preparou quatro alunos para o curso de Bacharelando em Música na UNICAMP – um deles, hoje, professor doutor em música, o Professor Dr. Cesar Adriano Traldi, e mais cinco para o Conservatório de Tatuí.  Formou também duas Bandas, um Grupo de Choro, Coral e muitos outros músicos, hoje, felizmente, bons profissionais.

Participou do Grupo Polyphonia, de Descalvado.

É o compositor da melodia do Hino de Descalvado, com a parceria do poeta Gerson Áfio De Marco e do Hino da Melhor Idade, em parceria com Maria Ângela Marcomini (in memoriam).

Hoje, ministra aulas de canto e música, em sua casa e coordena voluntariamente com Cristina Cunha o Coral da APAE Descalvado.

 

Categoria Artes Plásticas - Luiz Antonio Hencklein

Descalvadense, cursou apenas as duas series iniciais do curso primário, pela necessidade de trabalhar ainda criança. Nas artes é autodidata, com dons que naturalmente o levaram a tocar instrumentos musicais, a compor músicas e a construir instrumentos a partir dos mais inusitados materiais, como a madeira.

Somam-se aos certificados de exposições, troféus, medalhas, entrevistas para TV as publicações de poesias em coletâneas.

As telas foi outra paixão artística. O óleo sobre tela, retrata além de paisagens, alguns dos pontos turísticos e patrimônios da cidade.

Porém, faz questão de salientar que seus maiores talentos são sua simplicidade e o amor pela arte.

 

Categoria Cinema e Fotografia - Silvia Pratta Pulici

Silvia Pratta Pulici, é descalvadense, medica veterinária e Fotógrafa Pet – Especialista em Gatos. Atua no Pratta Estúdio Fotográfico Ltda, em Descalvado, desde 2011. É fotógrafa oficial em exposições internacionais e nacionais de gatos pelas Federações Internacionais Felinas – FIFE, Tica e CFA desde 2012.

Participa de exposições importantes e está no livro Pet Book, Editora Inbook (2016) e tem capa na Revista Gatomia, Edição 02 (2013). Entre os destaques de sua carreira estão o Selo Embalagem Ração Gato Persa da Royal Canin e foto do Gato Bi-Campeão Mundial 2011/ 2012 Pela FIFE (Federation Internacionale Feline) – Zagreb – Croácia.

 

 

 

 

Categoria Póstuma - Sonia Belli

Sonia escreveu um livro sobre a história de Descalvado e também foi colaboradora do Livro Conheça Descalvado, de Luiz Carlindo Arruda Kastein.

Foi funcionária pública por quatro anos, entre 2001 e 2005, no setor de fiscalização. Faleceu com 70 anos em outubro de 2016. Foi casada com Deonezio Belli e tem uma filha, Tarsila.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

VEÍCULO ESTAVA COM A NUMERAÇÃO DO MOTOR ADULTERADA
PM de São Carlos detém menor de 16 anos conduzindo Passat com placas de Descalvado

DESCALVADO É UMA DAS CIDADES DA REGIÃO
INSERIDA NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Novo mapa turístico de São Paulo tem 432 municípios

PASSOU MAL APÓS INALAR MUITA FUMAÇA
Homem morre após tentar salvar cão durante incêndio em Porto Ferreira

DIAS 23 E 24 DE SETEMBRO
Shopping Iguatemi traz para São Carlos o festival churrasqueiro 'Barbecue Tour Br'
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"