Pesquisar em todo o site


29/09/2017 (22H46)

Governo de SP lança plano tecnológico
para Educação; todas as 5 mil escolas
estaduais terão wi-fi

Doação de 91 mil computadores, aquisição de notebooks e mudanças no
Acessa Escola também foram anunciadas durante evento nesta quinta (28).

  
Governador Geraldo Alckmin anunciou as novidades tecnológicas para a Educação na Escola Estadual Profº Victor Oliva, na Zona Oeste da capital.


T
odas as 5 mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. A novidade foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação do Estado, José Renato Nalini, nesta quinta-feira (28) durante um evento na zona oeste da capital. A medida faz parte de um novo plano de tecnologia proposto pela Pasta e inclui a doação de 91 mil computadores às escolas, a aquisição de 16.000 notebooks e mudanças no programa Acessa Escola, atendendo mais de 3,7 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Médio.

A instalação da internet sem fio terá início nas salas dos professores e de informática. Todas as escolas receberão a novidade até outubro de 2018. A expectativa é instalação em até 500 escolas por mês. As unidades que participam do Escola da Família poderão utilizar a conexão aos fins de semana, em áreas indicadas por cada equipe gestora.

O sinal também estará mais rápido. Dois links vão abastecer as escolas: Intragov (do governo estadual e já existente) e Telefônica. O reforço garante a conexão permanente e a possibilidade de distribuir o sinal entre atividades pedagógicas e administrativas. Além disso, a velocidade será ampliada. Importante: o monitoramento e filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será mantido.

O município de Descalvado conta com duas unidades escolares estaduais: a EE José Ferreira da Silva (Ginásio0, localizada na regiao central do município, e a EE Prof. Luciano Ivo Tognetti, localizada no Bairro Morada do Sol.

Doação e laboratórios de inovação - Os equipamentos doados fazem parte de um contrato de outsourcing firmado com Consórcio Proeducar. Com o fim de convênio, agendado para outubro, a Secretaria acertou a cessão dos aparelhos às escolas, o que representará uma economia anual de R$ 140 milhões ao poder público. Caberá à Secretaria, por sua vez, fazer a manutenção periódica e garantir o uso. Estes computadores foram averiguados pela Secretaria, via Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que confirmou a vida útil deles por pelo menos mais dois anos. Com a reserva será possível investir na modernização gradual da rede, tornado a rede estadual mais atrativa na aplicação do conteúdo pedagógico.

A primeira modernização é a aquisição de kits de notebooks para 400 escolas (40 para cada), totalizando 16.000 máquinas. A ideia é que esses computadores sejam utilizados em sala de aula por professores e alunos, em atividades como provas, pesquisa e apresentação de trabalhos.

Acessa Escola - As salas do Acessa Escola também passarão por mudanças. Desde 2008, o programa permitiu a inclusão digital de alunos, professores e equipe gestora. Com a evolução da inovação no mundo, o uso das salas precisa ser modernizado. O novo projeto é transformá-las em laboratórios de inovação: ou seja, em espaços de aprendizado de novas tecnologias.

Com a ajuda de professores e dos novos recursos, a proposta é que os estudantes entrem em contato com a linguagem, as áreas de atuação e, principalmente, tenham as primeiras experiências.

*Com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Foto: Gilberto Marques)
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

 


 

EM SANTA RITA DO PASSA QUATRO
Adolescente de 15 anos é resgatado após cair em canal de 6 metros de profundidade

NA DIVISA ENTRE SÃO CARLOS E DESCALVADO
Visitantes pedem salva-vidas e instalação de banheiro na Represa do 29

CERCA DE 40 ESTUDANTES
Alunos do curso Jovem Agricultor do Futuro levam propostas à Câmara

PARA HOMENS E MULHERES
Confira as oportunidades de emprego do PAT de Descalvado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"