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  19 ABR 2025   |  00H08

Golpe via WhatsApp causa prejuízo de quase R$ 80 mil a moradora do Bairro Cidade Nova I

REPORTAGEM

 

*Com a colaboração de Juliana de Souza Pelais / Facebook: Informados REGIÃO



Uma moradora de Descalvado foi vítima de um golpe financeiro que resultou em prejuízos superiores a R$ 79 mil, entre compras e um empréstimo bancário indevido. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade nesta quarta-feira (16).

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima recebeu uma ligação por WhatsApp com a foto de perfil supostamente pertencente à gerente de sua agência  bancária.  A pessoa do outro lado da linha afirmou que um empréstimo havia sido feito em nome da vítima e que seriam necessários os dados do cartão de crédito para realizar o estorno.

Acreditando estar em contato com a gerente do banco — já que a imagem utilizada no aplicativo era, de fato, da funcionária conhecida —, a vítima forneceu as informações solicitadas.  Em seguida, a  suposta  gerente  pediu que ela realizasse um pagamento via Pix, alegando que o  valor seria usado para “bloquear o golpista” e incluí-lo em uma lista negra de instituições financeiras.

A moradora só percebeu que havia caído em um golpe quando as movimentações começaram a se acumular. Já haviam sido feitas compras no valor de mais de R$ 30 mil e ainda um empréstimo no valor de R$ 49 mil em seu nome.

A vítima procurou a agência bancária, onde foi  informada de que o empréstimo havia sido bloqueado. No entanto, quanto aos valores gastos em compras com o cartão, a instituição informou que não seria possível realizar contestação ou estorno imediato.

Com prints de conversas e comprovantes das transações, a moradora registrou a ocorrência e aguarda investigação por parte da Polícia Civil. O caso foi enquadrado como estelionato, e as autoridades alertam para o aumento do número de golpes aplicados por aplicativos de mensagens, mesmo com o uso de imagens e nomes reais para enganar as vítimas.

A Polícia reforça a importância de nunca fornecer dados bancários por telefone ou aplicativos, mesmo que a identidade pareça confiável, e recomenda a verificação direta com as instituições em casos de dúvida.

 

 

 
         
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