| 
		 
		 
		Com o objetivo de 
		identificar e assegurar os direitos das pessoas com Transtorno do 
		Espectro Autista (TEA), a Prefeitura Municipal, por intermédio da 
		Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Casa dos 
		Conselhos, começou a emitir carteiras municipais em Descalvado. 
		
		De forma a dar cumprimento às diretrizes da Política Nacional de 
		Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, 
		considerada para os todos os efeitos legais como deficiente, a expedição 
		da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA pretende ampliar a 
		garantia ao acesso e o atendimento aos serviços públicos e provados, 
		além de mapear os casos existentes no município e promover a inclusão 
		social destes indivíduos. 
		
		Para solicitar a carteirinha, o interessado ou o seu representante 
		legal, devem preencher o requerimento e apresentar o atestado médico 
		original ou cópia autenticada referente ao Transtorno do Espectro 
		Autista (expedido no período máximo há 6 meses); originais e cópias dos 
		documentos de identidade com foto do requerente e do representante 
		legal; cópia da carteira do SUS; cópia do comprovante de residência e 
		duas fotos 3x4 recentes. 
		
		A emissão da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com 
		Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é de graça e será entregue no 
		prazo máximo de 15 dias. 
		
		Segundo a Prefeitura, a carteirinha tem validade de cinco anos e deve 
		ser renovada a cada período para atualização dos dados cadastrais. 
		
		Para solicitar a carteirinha, é necessário apresentar os documentos 
		pessoais na sede da Casa dos Conselhos, localizada à Rua José Bonifácio, 
		n.º 825, no Centro (em frente ao Ginásio Escola), de segunda a 
		sexta-feira, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h. 
   |