Pesquisar em todo o site



  04 JUN 2021   |  10H43

Pandemia gera um realinhamento na criminalidade em toda a área do 38º BPM/I em São Carlos

Crimes reduzidos em 2020, trouxeram para 2021 uma meta, que está um pouco difícil de serem cumpridas, disse o Tenente Coronel PM Seminate.


A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), acabou gerando um realinhamento nas taxas de criminalidade, em toda a área do 38º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) situado em São Carlos (SP), que é responsável pela atuação do policiamento em outros seis municípios na região, sendo Ibaté, Dourado, Ribeirão Bonito, Descalvado, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro.

Nesta semana, a reportagem do Jornal Primeira Página, foi recepcionada pelo Comandante Geral do 38º BPM/I, Tenente Coronel da PM, Otávio Augusto de Lima Seminate, que em entrevista relatou os detalhes de como vem sendo desenvolvida a atuação de toda a tropa, diante da realidade vivida nos últimos tempos.

Segundo destacou o Comandante Geral, a Polícia Militar ela trabalha encima de números e metas, cujos dados, são estabelecidos pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), onde como exemplo, o Tenente Coronel PM Seminate, se referiu aos crimes de homicídio, podendo ser verificado que do início do ano até o presente momento, haviam sido contabilizados 14 crimes contra vidas na área de abrangência do 38º BPM/I, entre às suas sete cidades. Entre todas as vítimas, 11 delas possuíam antecedentes criminais, sendo 8 com o envolvimento com o tráfico de drogas, e 2 dos delitos foram crimes de feminicídio.

“Julgo de importância estar apontando que apesar dos números serem robustos, eles estão na média das metas estabelecidas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, onde no mês de abril, o 38º BPM/I, ficou abaixo do que é estabelecido no quesito homicídio, estando no mês de maio com um crime acima da meta”, destacou o Comandante. “São números que são sazonais, trafegam sobre uma faixa e particularmente nos casos de crimes de homicídio, o policiamento está trabalhando dentro da meta estabelecida” ressaltou.

Diante dos indicadores de criminalidade, o Tenente Coronel PM Seminate, afirmou que cada crime gera um trauma para a vítima, onde não existe o crime grave ou o não grave, todos os crimes são graves, e todos são levados muito à sério pela Polícia Militar, seja através do atendimento emergencial, ou mesmo das operações planejadas. Na questão dos crimes contra o patrimônio, que são os furtos e roubos, houve na realidade um realinhamento nas estatísticas em 2021, em relação aos registros computados no último triênio. “Trabalhamos com metas estabelecidas encima dos números registrados no ano anterior, por exemplo em 2021, temos como meta os números do mesmo mês, registrados em 2020, que foi quando se iniciou a pandemia da Covid-19”, disse.

Segundo destacou Seminate, no ano de 2020, os registros apresentaram uma queda acentuada de todos os crimes contra o patrimônio, devido ao fato da população, principalmente após o mês de março, estar na grande maioria reclusa em suas casas, as atividades econômicas também terem se reduzido de forma acentuada, fazendo assim com que os crimes contra o patrimônio também reduzissem.

“Esses crimes reduzidos em 2020, trouxeram para o ano de 2021 uma meta, estando está um pouco difícil de ser cumprida, porém, se forem analisadas as estatísticas criminais dos delitos contra patrimônio ao longo dos últimos três anos, é notado um realinhamento, tanto nos crimes de furtos como os de roubos, onde na realidade, 2021 voltou para a média de 2018 e 2019, o que gera uma sensação de aumento nos casos, o que não é verdadeiro, ocorrendo na realidade, uma queda acentuada na criminalidade, diante da fase de início da pandemia da Covid-19.

De acordo com o Tenente Coronel, a grande locomotiva dos ilícitos penais atualmente é o tráfico de entorpecentes, o que dá para perceber que o ‘reboque’ do tráfico, acarreta nas práticas de homicídios, os furtos, os roubos, e o tráfico de drogas é um dos principais indicadores e também um dos principais delitos que são combatidos e com frequência pela Polícia Militar. Tendo como exemplo, o Comandante destacou que somente no mês de maio de 2021, foram contabilizadas 29 pessoas presas em flagrantes delitos, que estariam envolvidas com o tráfico de entorpecentes, sendo ainda apreendidos mais de 16 quilos de drogas nas atuações diversas realizadas pelo policiamento, o que acarreta em uma média de uma prisão por dia de praticantes do referido crime. Portanto, o tráfico de entorpecentes é um crime realmente combatido, não apenas pela tropa especializada, mais também pelo serviço de inteligência da corporação.


REESTRUTURAÇÃO DO 38º BPM/I
 

É muito importante ser frisado que, com a reestruturação do Batalhão, ocorrida oficialmente no último mês, o 38º BPM/I, deixou de ter um pelotão de Força Tática, que era subordinada à 1ª Cia do policiamento de São Carlos (SP), e passou a ter a Companhia de Força Tática, que é comandada por um Capitão especifico, sendo este, Paulo Roberto Nucci Junior, vindo a abranger toda a área do Batalhão, atuando hoje de forma estratégica, cumprindo estratégicas centralizadas e combatendo a criminalidade nos sete municípios do 38º. Diante de tais adequações, a prioridade e atenção é junto à nova área da 3ª Cia do policiamento, que englobam os municípios de Descalvado, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro, que são as cidades mais afastadas do centro do batalhão, onde estão sendo realizadas operações semanalmente, e os resultados estão sendo colhidos.

Segundo destacou o Tenente Coronel PM Seminate, o município de Porto Ferreira (SP), tem algumas características que impactam nos indicadores criminais, pois além de ser uma cidade economicamente robusta, ela tem uma população flutuante muito grande, e o fato de estar às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), que serve como um corredor da Capital Paulista para o estado de Minas Gerais, ela acaba sofrendo a influência da rota de fuga e das rotas de acesso dos crimes que ligam a capital paulista ao estado mineiro. “Então, justamente por isso, que além das operações semanais e cotidianas estarem sendo incrementadas nesta região, está sendo mantido também o grupamento de Força Tática, especificamente para a área da 3ª Cia”, relatou.

Toda a reestruturação do 38º BPM/I na realidade, é um anseio de mais de uma década, é um estudo que vem se incorporando e vem se incrementando ao longo dos anos.

“Anteriormente, por exemplo, o Batalhão continha uma companhia ‘monstruosa’, que era à 1ª Cia de São Carlos (SP), cuja qual, tinha 210 policiais fixados em seus quadros, e com o quantitativo de indicadores criminais muito altos, em relação as demais cidades, ao passo que as outras 3 companhias territoriais, contavam com efetivo total com cerca de 40 policiais militares”, destacou Seminate. “Nessa nova fase, conseguimos equilibrar as 3 companhias territoriais, sendo que a 1ª Cia do policiamento, atua hoje na região Norte de São Carlos (SP) e o município de Ibaté (SP), enquanto a 2ª Cia do policiamento, integra a região Sul de São Carlos (SP) e os municípios de Dourado (SP) e Ribeirão Bonito (SP). Já a nova 3ª Cia do policiamento, além de Porto Ferreira (SP), como foi mencionado, é integrada pelos municípios de Descalvado (SP) e Santa Rita do Passa Quatro (SP), o que é muito importante, pois com a reestruturação, além de trazer um equilíbrio ao efetivo, trouxe equilíbrio para a população, além de possibilitar a criação da tão esperada e almejada Companhia de Força Tática”, finalizou.

*Fonte: Jornal Primeira Página (Foto: Jean Guilherme)
 



Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br



 

SEGUNDA-FEIRA, DIA 7/6
Descalvado anuncia vacinação de pessoas com 59 anos sem comorbidades

FEMINICÍDIO
Guarda civil mata a ex-namorada a tiros em Porto Ferreira e morre em acidente na Anhanguera

CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO
Descalvado vacina caminhoneiros contra a Covid-19 neste domingo, dia 6

DE 3 A 8 DE JUNHO
Prefeitura anuncia medidas mais restritivas pelos próximos seis dias para conter avanço da Covid-19 em Descalvado
 

 
         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Eleições 2020    
  Saúde   [redes sociais]  
  Sua Casa [promoções] Facebook  
  Trânsito Torcida Copa do Mundo 2014 Twitter  
  Região Minha Selfie de Natal 2014 Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Promoção Dubsmash Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2015    
  Moda & Estilo Minha Selfie de Natal 2016    
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2021 - Todos os direitos reservados - Descalvado News