Pesquisar em todo o site

 


Por J.C.Guimarães*

A coluna 'Politicando' traz um resumo dos principais fatos políticos do país,
do estado de São Paulo e é claro, de Descalvado e região. A coluna também
propõe debater o assunto 'política' de uma forma descontraída, democrática
e principalmente bem humorada, inclusive com a participação de convidados,
para discutir o assunto que cada vez mais vem ganhando espaço nas redes sociais.


10 de Maio de 2020

 

Sinais particulares...


Ilustração: Kleber Sales

 
Bolsonaro sente efeito de minimizar a Covid-19

Quase dois meses após o início das medidas de isolamento social no Brasil, Jair Bolsonaro sente os impactos de sua insistente postura em minimizar a covid-19. Como mostrou em primeira mão a Coluna, até aliados do presidente acharam de péssimo tom o churrasco anunciado (e, por causa disso, depois cancelado) para o final de semana em que o Brasil completou a fúnebre marca de dez mil mortos. Por essas e outras, a maioria dos brasileiros prefere seguir o que dizem os governadores. É o que indicou uma pesquisa inédita feita a pedido do 'Estadão'.

 
Em quem acreditar?

As recomendações dos governadores, em sua maioria pelo isolamento social como medida eficaz de combate à covid-19, têm mais influência no comportamento dos brasileiros do que o discurso de Jair Bolsonaro pela flexibilização das quarentenas e retomada da atividade econômica.

 
Nos governadores

Pesquisa do Instituto Travessia indica que 65% dos entrevistados preferem seguir orientações dos seus governadores. O presidente convence só 18%, porcentual colado ao dos que disseram não seguir orientação de nenhum dos dois, 17%.

 
Quem?

A pesquisa também apontou que, após 22 dias à frente do Ministério da Saúde, Nelson Teich ainda é desconhecido por quase um terço da população. Dos entrevistados, 28% não sabem avaliar o trabalho dele na pasta. Um terço (33%) aprova o ministro e 39% o desaprovam.

 
Parece que não agradou

Na comparação com seu antecessor na Saúde, o resultado é ruim para Teich. Dos entrevistados, metade respondeu que o resultado do trabalho dele é pior do que o de Henrique Mandetta. Para 31% dos entrevistados, Nelson Teich faz um trabalho melhor e 19% avaliaram que o desempenho de ambos é igual.

 

 
Olha ele aí...

Mandetta visitou Rodrigo Maia depois de uma temporada quieto em sua fazenda. Segundo Maia, o diálogo com o ex-ministro ajuda a definir sua atuação na Câmara.

 

 

Último reajuste antes do congelamento

Becão mandou _ às pressas _ projeto de lei para reajuste de 2,4% para os servidores municipais. Uma sessão extrordinária aconteceu na noite da última sexta-feira, pegando a oposição do prefeito de 'calças curtas'. Segundo Diego da Global _ líder do governo na Câmara _ o projeto não seguiu antes para o legislativo porque havia a necessidade de aguardar a divulgação do índice oficial de abril, e que o reajuste só não foi maior porque o índice do mês passado foi negativo.

 

Culpa do Paulo Guedes

Depois da aprovação da lei complementar que transfere cerca de R$ 4 milhões para Descalvado (além de recursos para outros municípios brasileiros), haverá o congelamento de salários. A ideia de 'dar com uma mão e tirar com a outra' foi do Ministro Paulo Guedes. O projeto de lei complementar federal já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelos Senadores, aguardando a sanção do presidente da República.

 

Correria

Com o socorro federal, todas as Prefeituras do Brasil ficam proibidas de dar um reajuste ao funcionalismo até 2021. Para não deixar os servidores de Descalvado no prejuízo, Becão tratou de correr e solicitar aos vereadores que votassem com urgência o projeto de lei de recomposição, antes que Bolsonaro sancionasse a lei aprovada pelo Congresso. O índice não é o que Becão e Luiz Carlos pretendiam propor, mas é o teto que a legislação permite.

 

Churrasco cancelado

Parece que tinha político descalvadense confirmando presença no churrasco do Presidente da República, só pra comemorar o impedimento do reajuste do funcionalismo municipal, anunciado pelo Ministro Paulo Guedes. Só que a turminha do 'quanto pior melhor' teve que cancelar a festinha porque Becão e Luiz Carlos não dormiram no ponto e jogaram água no carvão antes mesmo da festa começar.

 

Tem que ver isso daí

Com a aprovação da recomposição salarial dos servidores na sessão extraordinária desta sexta-feira, as más línguas disseram que a fila do 'muro das lamentações políticas', de quem faz oposição ao prefeito e seu vice, só não foi maior do que aquela que é vista defronte a Caixa Federal. A galera do mi mi mi até tentou tirar uma casquinha de última hora, e nos contaram que até poucos minutos antes do início da sessão, era possível ouvir alguém repetindo uma das frases do Presidente Jair Bolsonaro, na tentativa de impedir que o projeto fosse a votação.

 

Pré-candidaturas

Terminado o período da troca de partidos, os holofotes se voltam para a confirmação daqueles que deverão encabeçar a corrida eleitoral rumo à Prefeitura de Descalvado. Segundo já divulgou o semanário Folha de Descalvado, Becão e Luiz Carlos confirmaram que são pré-candidatos a reeleição, o que não é nenhuma surpresa dada as inúmeras conquistas que a dupla conseguiu nestes 4 anos.

 

Pré-candidaturas (2)

Nesta semana, foram grandes os rumores de que Luisinho Panone (que agora repousa confortavelmente no ninho do governador João Dória) teria definido o nome do seu pré-candidato à vice na chapa que garante desbancar Becão e Luiz Carlos na próxima eleição municipal. A surpresa, segundo comentários de bastidores, ficou por conta do nome escolhido para estar ao seu lado nessa empreitada.

 

Maestro: Com 8 letras, quem é o vice?

Ao que parece, errou feio quem apostava no nome do vereador Paulinho Gabrielli como o pré-candidato à vice de Luisinho Panone. A escolha, de acordo com quem contou a novidade, seria Vaguinho Basto. Uma surpresa e tanto em tempos de quarentena, mas que pode trazer um tempero novo na corrida eleitoral. Resta saber se a novidade de fato vai se confirmar. Ao que tudo indica, a dupla está com o discurso afinado quando o assunto é a mudança de rumo para a Prefeitura de Descalvado, e ao que parece, o que não lhes faltam são apoiadores!

 

Falta um

Com duas das três pré-candidaturas aparentemente definidas, os holofotes agora se voltam para o vereador Vick Francisco, que já se declarou pré-candidato a prefeito. Vick se filiou no PTB durante a janela partidária e tem trabalhado para formar um novo grupo para alavancar sua pré-campanha. Dentre seus adjetivos, Vick traz na bagagem a experiência de dois mandatos consecutivos na Câmara, além dos seus conhecimentos empresariais e como advogado de uma das maiores instituições financeiras do país: o Banco do Brasil, onde se aposentou como servidor concursado. A expectativa agora fica por conta do anúncio do nome do seu vice. É aguardar pra ver!

 

 

*Esta coluna trata-se de uma produção independente., cujo conteúdo, reprodução de textos, artigos e/ou citações é de inteira responsabilidade do seu idealizador.
Alguns dos comentários acima foram extraídos do jornal “O Estado de S. Paulo”, de 10.05.20, “Coluna do Estadão”


Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

 

02/05/2020

A “incógnita Mourão” nos bastidores do Poder

         
  [editoriais] [fotos] [serviços]  
  Espaço Internauta Happy Hour Espaço Publicitário & Espaço do Internauta  
  Polícia   Plantões Farmacêuticos  
  Educação [especiais] Classificados  
  Noticias Cápsula do Tempo Achados & Perdidos  
  Esportes Jornal Descalvado News Fale Conosco  
  Cotidiano Politicando Horoscopo  
  Economia Ricci na Roça Nota de Falecimento  
  Entrevistas Livro 'Conheça Descalvado' Lista Telefônica  
  Perfil Descalvado 180 Anos Mapa de Ruas  
  Empresarial Eleição Suplementar 2013 Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Seus Direitos Carnaval 2014    
  Animais & Pet Descalvado 183 Anos - O 'Senadinho' [revista descalvado news]  
  Veículos Eleições 2016 Edições On-Line  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego      
  Saúde [promoções] [redes sociais]  
  Sua Casa Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
  Trânsito Minha Selfie de Natal 2014 Twitter  
  Região Promoção Dubsmash Youtube (Canal 1)  
  Tecnologia Minha Selfie de Natal 2015 Youtube (Canal 2)  
  Religião Minha Selfie de Natal 2016    
  Moda & Estilo      
  Culinária      
         
         
         

© Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"