Início


30/11/2012
(14h45)

Estudantes de jornalismo produzem documentário sobre Nhô Totico
 
Os formandos no curso de Jornalismo da Uniara (Centro Universitário de Araraquara) Érica Nascimento, Luís Gustavo Rizzo, Mariana Lemes e Tamiris Marchi elaboraram o videodocumentário “Nhô Totico: risos e tipos”, sobre o radialista e humorista descalvadense Vital Fernandes da Silva (1903-1996). Com pouco mais de 20 minutos de duração, o documentário é o resultado do TCC (trabalho de conclusão de curso) dos estudantes no estabelecimento de Ensino Superior sediado em Araraquara (81 km a noroeste de Descalvado).

O objetivo do trabalho é divulgar a biografia do artista, destacando sua importância no rádio brasileiro e contando episódios curiosos de sua trajetória pessoal e profissional.

Totico ganhou notoriedade na década de 1930 ao apresentar o programa de rádio “Escolinha da dona Olinda”, em que interpretava sozinho e com vozes diferentes oito personagens – entre eles, um paulistano, um nordestino, um ítalo-brasileiro, um turco e até a professora Olinda.

A criatividade e a versatilidade renderam sucesso ao humorista, tornando-o uma das maiores audiências da Era de Ouro do rádio no Brasil e precursor das “Escolinhas” que apareceram posteriormente na televisão, como a famosa “Escolinha do Professor Raimundo”, humorístico comandado por Chico Anysio na TV Globo nos anos 1990.


“Escolhemos falar sobre Nhô Totico pelo fato de existir poucos materiais relatando a vida dele”, justificou Mariana Lemes, uma das autoras do documentário.

Na elaboração do material foi utilizada a metodologia da pesquisa documental, que preconiza a investigação a partir de fontes consideradas autênticas do ponto de vista científico – estatísticas, relatórios, discursos, cartas, fotografias etc. Dessa forma, os estudantes passaram mais de dois meses analisando informações sobre o radialista descalvadense.

“Chegamos à conclusão de que Nhô Totico foi um artista ímpar do rádio brasileiro”, revelou Lemes. “Ele tinha o dom de trabalhar no improviso, sem contar que era uma pessoa de extrema compaixão e tinha como uma de suas grandes qualidades o amor ao próximo, a vontade de ajudar as pessoas.”

Durante a pesquisa, o grupo recorreu frequentemente ao Museu Público Municipal de Descalvado, onde teve acesso a milhares de objetos de Totico – móveis, documentos, fotografias, prêmios e cartas trocadas com celebridades e autoridades políticas de importância nacional e com amigos e fãs da cidade-natal, entre outros. Cedidos pela Adelace (Academia Descalvadense de Letras, Artes, Ciência e Educação), os itens se encontram em exposição no local.

“O Museu foi de suma importância para o desenvolvimento do nosso trabalho”, comentou Mariana Lemes. “Sempre fomos muito bem recebidos pela equipe do Museu, todos sempre muito prestativos.”

Para os pesquisadores, o museu público descalvadense, que foi inaugurado em junho deste ano, contribui de maneira decisiva para preencher a falta de informações sobre o cidadão ilustre.

O trabalho que deu origem ao videodocumentário “Nhô Totico: risos e tipos” e a uma monografia de mais de meia centena de páginas será apresentado na noite da próxima sexta-feira, dia 7, na Unidade I da Uniara, localizada no Centro de Araraquara.

Os estudantes convidaram a diretora da Divisão Municipal de Cultura, Maria Fernanda de Carvalho, para compor a banca examinadora. Ela é formada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Mestre em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre pela Utad (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), em Portugal. A diretora acumula a experiência de professora do Departamento de Sociologia e Antropologia do campus Marília da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) e de coordenadora da Associação Pró Casa do Pinhal, em São Carlos (35 km a oeste de Descalvado), entidade responsável pela administração da Fazenda Pinhal, tombada como patrimônio histórico e artístico nacional.

“A Maria Fernanda nos apresentou esse grande artista [Nhô Totico], sendo assim ela é a pessoa perfeita para estar conosco neste momento único de nossas vidas”, explicou Lemes.
 

Clique para imprimir esta notícia

Estudantes de jornalismo produzem documentário sobre Nhô Totico
Com previsão de encerramento no próximo dia 15 de dezembro, safra da cana deve crescer 5% sobre a produção do ano passado
Polícia prende 14 pessoas e apreende 450 toneladas de açúcar desviadas no porto de Santos
Investimentos na região tem contribuído com o crescimento de algumas cidades, segundo levantamento da SEADE
163ª Subseção da OAB elege seu presidente nesta quinta-feira
Desde o último sábado, dia 24, passagens de ônibus intermunicipais estão mais caras
INSS começa a pagar segunda parcela do 13º salário
Imposto deve ficar em média 8,56% mais barato em relação a 2012
Acidente com trator tira a vida de trabalhador de 19 anos
Mano Menezes não é mais o técnico da Seleção Brasileira
SEBRAE promove palestra sobre como lidar com a inadimplência
Sábado é o "Dia Nacional de Combate à Dengue"
 
         
  [editoriais] Empresarial Moda & Estilo  
  Espaço Internauta Eleições 2012 Culinária  
  Política Seus Direitos [serviços]  
  Polícia Animais & Pet Classificados  
  Educação Veículos Achados & Perdidos  
  Trânsito Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Noticias Happy Hour Fale Conosco  
  Esportes Saúde Horoscopo  
  Cotidiano Sua Casa [redes Sociais]  
  Economia Região Youtbube  
  Entrevistas Tecnologia Twitter  
  Perfil Religião Facebook  
         

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"