13/08/2013 (18h31)

DO TAMANDUÁ AO JARDIM DO LAGO

Crianças caminham cerca de 4 km para chegar à escola

Trajeto é feito em aproximadamente 40 minutos, na hora mais quente do dia. Mães reclamam que Prefeitura não disponibiliza ônibus no bairro Tamanduá.


Famílias caminham 4km para levar crianças à escola em Descalvado
(Foto: Wilson Aiello/EPTV)

A falta de transporte gratuito faz com que crianças de cinco a seis anos, que moram no Bairro Tamanduá, em Descalvado, caminhem cerca de quatro quilômetros para chegar à escola. Segundo o secretário de Educação e Cultura, a Prefeitura não tem dinheiro para colocar mais ônibus para atender os moradores, mas foi feito um convênio para tentar solucionar o problema.

“A gente conseguiu, junto ao Governo do Estado, a liberação de um microônibus para fazer esse transporte. Esse veículo está sendo licitado, possivelmente, em setembro ou outubro, esse ônibus estará no município e comece a fazer esse transporte”, informou o secretário Hélcio Machado Júnior.


A dona de casa Tamires Sena Fachini precisa arrumar o filho para ir à escola com pelo menos uma hora de antecedência. O trajeto feito a pé dura quase 40 minutos, no período mais quente do dia, pouco antes da hora do almoço.“Não é fácil para gente ficar nessa vida. Tem ônibus, para as crianças grandes eles dão, mas para os pequenos não querem dar. Isso não é justo”, declarou Tamires.

Outras famílias enfrentam o mesmo problema e se encontram para fazer juntas o percurso. Alguns trechos são mais cansativos, com subidas, e as crianças não resistem. “Ele está muito cansado e não aguenta mais. Estamos na metade do caminho e ele já está cansado”, contou Sônia Menegatti, que precisou levar o filho no colo.

Para a dona de casa Regina Donizete Jesus, a caminhada é ainda mais difícil. Ela leva a filha mais nova junto, porque não tem com quem deixar a bebê. “Tem que trazê-la nesse sol quente, ela chega vermelha em casa e cansada. Não sei mais o que eu faço, porque tenho que trazer meu filho para a escola e não tenho condições de pagar um ônibus ou uma van”, disse Regina.

No começo do ano, os pais fizeram um abaixo-assinado. “É um sofrimento. Nem tanto para gente, mais para eles que são pequenos. Quando chega a noite, meu filho chora e fala que não consegue dormir porque está com dor na perna. Ele reclama e fala que não quer ir na escola”, afirmou a dona de casa Maria de Fátima Silvério.

Retorno - O secretário pede calma até que o problema seja resolvido. “A gente pede um pouco de paciência para as mães, porque depois temos que contratar motorista e monitor. Não podemos oferecer esse transporte de qualquer jeito, tem que ter um monitor dentro do ônibus. É preciso dar segurança para as crianças”, disse Machado Júnior.

Ainda de acordo com o secretario, no bairro há linhas de ônibus e quem precisar pode solicitar isenção da tarifa na Secretaria de Assistência Social, mas a liberação do benefício dependerá de uma análise socioeconômica.

Machado Júnior informou que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a obrigatoriedade do transporte escolar para o ensino fundamental e que as crianças que fazem a caminhada estão na educação infantil.

Segundo Maria Cecília Luiz, especialista em educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Ministério da Educação determina que é obrigatório o acesso à educação básica a partir dos quatro anos e que o transporte em Descalvado também teria de estar disponível para as crianças da educação infantil.

*Fonte: G1/São Carlos
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Crianças caminham cerca de 4 km para chegar à escola
Câmara aprova a abertura de uma Comissão Processante contra o Prefeito Sposito
Fazenda é assaltada por sete bandidos na região da Represa do 29
Estudante de 17 anos morre atropelado por caminhão na Arthur Whitaker
Em Ribeirão Preto, Dilma inaugura primeiro trecho do etanolduto

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai e mata dois pilotos em Pirassununga

Em alta velocidade, mulher perde o controle e cai com o carro em córrego de São Carlos
Pálio capota na SP-215 e motorista fica ferido
Jovem sem CNH bate em árvore ao fugir da polícia em São Carlos
Bando assalta grupo de trabalhadores na SP-225 em Pirassununga
Prefeitura promoverá agendamento para inscrições de casas populares
Adolescente de 15 anos joga recém nascida no lixo em São Carlos
PF faz operação para combater desvio de verbas da educação no Paraná
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"