Início


18/01/2013
(18h32)

Funcionamento de creches no recesso escolar garante tranquilidade de pais
 
Nem sempre foi assim. A proximidade das férias escolares chegou a ser motivo de grande preocupação para pais que sem contar com uma pessoa de confiança para cuidar dos filhos durante o período de recesso e sem condições de arcar com a despesa adicional da contratação de uma babá, se viam em uma situação bastante delicada, muitos até – principalmente no caso de mães -, tinham que optar por sair do trabalho.

Mas desde 2005 essa já não é mais a realidade dos pais descalvadenses que, atualmente podem contar com o funcionamento das creches municipais, do Lar Escola Imaculada Conceição e também com a Creche Sonho Infantil.


Hoje o município mantém quatro creches em funcionamento: ‘Profa. Paula Xavier’ no bairro Jardim Albertina; ‘Profa. Mathilde de Freitas Cirelli no Jardim Colonial; a creche do CAIC no Jardim Albertina e, a ‘Gustavo Sichirolli Guimarães’, no bairro Alto da Boa Vista.

Segundo informações obtidas junto à Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), a abertura dessas unidades durante o período de férias escolares se deu no dia 07 de janeiro para as famílias que realmente não possuem “onde” e “com quem” deixar os seus filhos. As quatro creches municipais estão funcionando com cerca de 30 a 50% de sua capacidade, já que parte da equipe de funcionários também se encontra em férias. Além disso, há os casos em que as crianças não necessitam permanecer por período integral ou mesmo não precisam da creche durante todos os dias da semana.

Durante o período de férias a programação para as crianças que se mantém nas creches é a mesma do ano letivo, contemplando alimentação, descanso, higiene, e atividades lúdicas. Mesmo com a interrupção das atividades no Serviço Municipal de Alimentação Escolar (SMAE),  não houve prejuízo às unidades e tampouco às crianças, já que a alimentação nesse período tem sido produzida nas próprias creches.

Lar Escola também mantém atendimento

Outra entidade que também mantém seu atendimento no período de recesso escolar é o Lar Escola Imaculada Conceição. Além dos seus alunos, o Lar Escola também recebe crianças vindas da rede municipal por força de um convênio que mantém com a Prefeitura Municipal.

De acordo com informações junto à sua Secretaria, atualmente a entidade atende cerca de 30 crianças de 04 meses a 13 anos em período integral. Recreação, danças, brincadeiras dirigidas, cine pipoca, gincanas e piqueniques são algumas das atividades desenvolvidas pelos sete profissionais que o Lar Escola dispõe nesse período.

Creche Sonho Infantil recebe uma média de 200 crianças no período das férias

Apesar do período ser de férias, a Creche Sonho Infantil em janeiro trabalha com 70% de sua capacidade e chega a atender nesse período cerca de 210 crianças. De fevereiro a dezembro esse número pode chegar a 306, que é o montante de matrículas que a entidade possui atualmente.

Assim como na rede municipal e no Lar Escola, a freqüência em janeiro é de que crianças cujos pais encontram-se trabalhando e ainda, aquelas que vivem sob condição de risco social. A faixa etária atendida é diversificada: de 03 meses a 09 anos e 11 meses.

Conforme a direção da Creche Sonho Infantil, no período de férias existe uma programação diferenciada, principalmente porque as crianças do projeto sócio-assistencial passam a manter-se na entidade em período integral. As crianças são levadas a passeios acompanhados de piqueniques, por exemplo, na Praça da Igreja Matriz, no Parque Linear ‘Brasilina Ravazi Reschini’ (FEPASA); à Praça Luís Celso Antônio (no Jardim do Lago) e ao Ginásio de Esportes Oswaldo Cardoso.

Já dentro da instituição são desenvolvidas atividades como sessões de cinema, gincanas e brincadeiras livres. Para isso, a entidade conta com 21 funcionários neste período sendo: pessoal administrativo; monitores, faxineiros, cozinheiros, lactários e os responsáveis pela lavanderia.

O atendimento no período de férias da creche começou no dia 02 de janeiro e se prolongará até o retorno das aulas. Embora a Creche Sonho Infantil mantenha a qualidade do seu atendimento, devido ao período do recesso ser longo, os gastos com a manutenção da instituição dobram-se e, consequentemente, segundo a diretoria, eles trabalham com muita dificuldade.

Nesse sentido, a colaboração é sempre bem vinda. Aos interessados basta entrar em contato com a Creche, podendo ser feito por telefone: (19) 3583.1825.

Projeto de senadora prevê creches e pré-escolas funcionando durante as férias

 Não somente as creches, mas também pré-escolas da rede pública poderão passar a oferecer atividades pedagógicas a seus alunos durante o período de férias escolares. A proposta é da senadora Ângela Portela (PT-RR) que teve seu projeto de lei (PLS 510/11,), o qual prevê alteração à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovado  pelo  Senado.

Ângela Portela quer que esses estabelecimentos de ensino funcionem, durante o recesso escolar, no mesmo horário de atendimento dos dias letivos. Ela também se preocupa em resguardar direitos trabalhistas, como férias, e prever remuneração extra para os profissionais de educação escalados para esse turno especial.

"A tranquilidade dos pais é suspensa durante as férias escolares, uma vez que, na maior parte dos casos, os filhos ficam em casa. Nem todos podem contar com o auxílio de um parente ou vizinho nessas ocasiões", comentou Ângela Portela durante explanação de seu projeto.

Em agosto do ano passado o projeto seguiu para a Câmara dos Deputados. Transformado em lei, o projeto entrará em vigor 90 dias após ser sancionado pela Presidência da República.

Clique para imprimir esta notícia

Funcionamento de creches no recesso escolar garante tranquilidade de pais
De Luca: “Casa de Saúde não constatou morte cerebral de Nayara”
Sobe para 162 mil número de bolsas do ProUni
Santa Casa investiga desligamento de geladeira com vacinas
Revés no caso Nayara Patracão: Segundo família, jovem pode acordar a qualquer momento
Caso Nayara Patracão: Família tem esperança renovada e pede nova avaliação sobre morte cerebral
Nível da água do Rio Mogi sobe mais 24 centímetros e atinge 4,55 metros
Vazamento de amônia mobiliza Bombeiros em São Carlos
São Paulo enfrenta o Santa Cruz nesta quarta-feira em São Carlos
Exame da OAB:  lista dos aprovados na primeira fase já está disponível para consulta
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"