Início


31/01/2013
(16h23)

Bolsa Família beneficia mais de 520 famílias em Descalvado

O programa Bolsa Família foi criado no ano de 2003 e atende milhares de pessoas em todo o Brasil. Direcionado a famílias pobres ou pessoas em situação de extrema pobreza, o programa é uma das bandeiras do governo federal no que consiste à nova condição de vida dos brasileiros.

Em Descalvado, 529 famílias recebem o benefício, ultrapassando mais de mil pessoas contempladas pelo programa, como é o caso da senhora Maria da Conceição da Silva, doméstica, que sustenta além dos filhos, mais cinco netos. “Para mim foi ótimo o benefício, me ajuda muito. Eu utilizo só para as crianças, pago aluguel, compro comida para a casa, além de roupas e calçados para as crianças”, relatou.


É no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social que são feitas as inscrições dos interessados em participar do Bolsa Família, além de outros programas sociais. A equipe, aliás, é a responsável por fazer a visita in loco das famílias para a avaliação das condições socioeconômicas dos interessados em receber o benefício.

“As pessoas têm que se dirigir até o CRAS, realizar o agendamento, trazendo consigo toda a documentação pessoal. É realizado o Cadastro Único e com essas informações, é analisado se a família tem ou não o perfil para participar de algum programa social”, explicou a  técnica do Programa Bolsa Família em Descalvado, Mariana Prata Galetti.

O Cadastro Único é uma exigência do Governo Federal e, através deles as pessoas são inseridas nos programas da rede do Sistema Único de Assistência Social, nos moldes do SUS, da área da saúde. Através das avaliações técnico-sociais, os contemplados podem ser inseridos em vários outros programas além do Bolsa Família.

“O Cadastro Único tem a sua funcionalidade em nível federal, então não é apenas para benefícios, ele serve, por exemplo, para isenção de tarifa de energia, isenção de taxa de inscrição para concursos públicos e vestibulares, pedidos de BPC – benefício de prestação continuada -, e INSS para donos e donas de casa”, explicou Mariana.

É o caso da senhora Nair da Silva, 47, que além de ser beneficiária do Bolsa Família, foi selecionada para participar da Frente de Trabalho do Governo Estadual, e agora ela recebe uma segunda ajuda de custo pelos serviços executados nas ruas da cidade.

“Eu agora estou na frente de trabalho. Estou muito contente, trabalho nas ruas, carpindo, mas o trabalho é muito bom e ajuda muito”.

Além desses programas em Descalvado, os participantes podem integrar oficinas de artesanato nos núcleos de assistência localizados nos bairros Jardim Albertina, Santa Cruz e São Sebastião. As atividades visam auxiliar na renda familiar que, para os beneficiários do Bolsa Família não pode ultrapassar a renda per capita de R$ 140,00 mensais.

Clique para imprimir esta notícia

Bolsa Família beneficia mais de 520 famílias em Descalvado
Ladrões roubam gado em sítio localizado na SP-215
Chuva forte deixa carros ilhados na SP-328; um motociclista morreu
Descalvadense fatura carro do Hipercap Título de Capitalização
Mais de R$ 6 mil em notas falsas são apreendidas pela PM
PM de Porto Ferreira encontra veículo de entrega de cigarros abandonado
Após trabalhar como carteiro em Descalvado, aposentado faz sucesso com colheita de abóboras de 20 Kg
Carnaval  terá como atração passistas da ‘Gaviões da Fiel’
Bancos de leite e de sangue de São Carlos precisam de doações
Mercado de trabalho em Descalvado gerou 229 novas vagas em 2012
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"