Início


04/06/2013
(18h28)

Funcionário denuncia abate cruel de animais no Parque Ecológico de São Carlos

Imagem gravada em celular mostra bezerro sendo morto com marretada. Prefeitura admite ação, mas disse que já determinou suspensão da prática.


Funcionário denuncia abate cruel de bezerros 
(Foto: Isaac Soares de Souza/Arquivo pessoal)
Um funcionário do Parque Ecológico de São Carlos denunciou o abate recorrente de gado de forma cruel no local, com o objetivo de alimentar outros animais. O tratador Isaac Soares de Souza, de 54 anos, gravou um vídeo que mostra um bezerro sendo morto com uma marretada na cabeça e uma facada no coração. A Prefeitura admitiu que a matança ocorria, mas disse, nesta terça-feira (4), que já determinou a suspensão do abate no local. A Promotoria vai analisar o caso.

“Isso ocorre há anos e com frequência. A morte desses bezerros é necessária para subsistência de outras espécies, como onças e outros animais, já que a carne serve de alimento, mas o método é criminoso. O certo seria comprar a carne pronta, preparada”, falou Souza.


Segundo Souza, a ação era praticada pelos próprios funcionários do local. “Em um ano e meio trabalhando lá sempre recusei a fazer isso e sempre me chamaram de vagabundo. Reclamei com a administração, mas nunca tiveram nenhuma iniciativa. Somos assediados moralmente a fazer isso, mas tem que acabar porque não é justo ter que conviver com isso, cometendo esses erros”, desabafou o cuidador de animais.

Depois de mortos, os animais eram pendurados no Parque Ecológico mesmo para fazer a sangria. “Quem faz isso é uma gente atroz, é um crime medieval, dar machadadas no animal e ele não morrer, isso é uma tortura. E uma pessoa no meio de tanto sangue, é praticamente terrorismo”, opinou.

Abate humanitário - Segundo a médica veterinária e supervisora do Hospital Veterinária da Faculdade Anhanguera de Leme, Glauce Pilon dos Santos, existem leis específicas que determinam o abate humanitário. “O abate humanitário é feito com uma pistola pneumática atinge o sistema nervoso central do animal, que já perde a consciência e não vai ter dor. Tudo isso é muito importante e visa sempre o bem estar do animal”, explicou Glauce.

Segundo ela, a próxima etapa é fazer cortes em veias e artérias para que o animal sangre, entretanto, há locais específicos para a sangria. “Existem locais adequados nos frigoríficos onde é feita a sangria, tudo dentro do procedimento exigido”, alertou.

Legislação - Em nota, a Prefeitura de São Carlos informou que no dia 15 de maio de 2013 a diretoria do Parque determinou que fosse suspenso qualquer tipo de abate de animais nesse local. Entretanto, desde 1992, a Lei nº 7.705, determina em seu artigo 1º o uso de métodos científicos e modernos de insensibilização antes da sangria e proíbe tanto o uso de marreta, como a mutilação de animais antes da insensibilização.

Perseguição - O cuidador de animais afirmou ainda que desde que fez a denúncia nas redes sociais, no dia 30 de maio, tem sofrido perseguição no trabalho. “Depois que publiquei o vídeo na internet ninguém mais conversa comigo porque fizeram uma reunião orientando que me denegrissem, para que os outros funcionários falasseem mal de mim”, reclamou Souza.

Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos afirmou que a afirmação do funcionário causa estranheza, já que ele  está trabalhando normalmente no mesmo local e com o mesmo serviço.

Investigação - O caso já foi levado à Promotoria de Meio Ambiente de São Carlos e está nas mãos do promotor Sérgio Domingos de Oliveira, que ainda analisa as imagens antes de se pronunciar. A Prefeitura também informou que vai abrir uma sindicância para apurar os fatos.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura:

Em relação a denuncia sobre o abate de animais nas dependências do Parque Ecológico “Dr. Antônio T. Vianna”, a Prefeitura de São Carlos informa que no dia 15 de maio de 2013, a diretoria do Parque determinou que fosse suspenso qualquer tipo de abate de animais nesse local.

Apesar da determinação, no dia 20 de maio de 2013, na ausência do responsável pelo Parque, o ato foi praticado, e filmado, por meio de um aparelho celular pelo funcionário denunciante.

A Prefeitura solicitou a abertura de uma sindicância para apurar os fatos e informa, ainda, que o prefeito Paulo Altomani já autorizou a aquisição de equipamento para a realização do chamado abate humanitário.

*Fonte: G1/São Carlos
Clique para imprimir esta notícia

Funcionário denuncia abate cruel de animais no Parque Ecológico de São Carlos
Ladrões explodem caixa eletrônico com dinamite em Ibaté
Descalvado News lança a sua nova coluna: "Seus Direitos"
Após 3 tentativas, estelionatário é preso em flagrante em Shopping de São Carlos
Intervias divulga balanço da Operação Corpus Christi
Três menores detidos e um foragido em perseguição policial pelas ruas de Descalvado
Queima da cana está proibida em todo o estado de São Paulo
Caminhão de Descalvado perde o freio, invade posto de combustíveis e destrói estabelecimento
Descalvado amplia mercado para os animais de estimação na internet
Daniel San ignora assédio após o sucesso: ‘Minha mulher está comigo desde quando eu tinha um fusca’
Acidente na ‘Arthur Whitaker’ tira vida de jovem de 21 anos
Engavetamento envolve seis veículos em São Carlos
Emissora de rádio é furtada em Analândia antes de entrar em operação
COMUCRA e SADS promovem palestra sobre proteção e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes
Ladrões roubam Jet-Sky de loja em Porto Ferreira e minutos depois se envolvem em acidente na Anhanguera
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Previsão do Tempo  
  Trânsito Happy Hour Fale Conosco  
  Noticias Saúde Horoscopo  
  Esportes Sua Casa Nota de Falecimento  
  Cotidiano Região Lista Telefônica  
  Economia Tecnologia Mapa de Ruas  
  Entrevistas Religião [revista descalvado news]  
  Perfil Moda & Estilo Edição Comemorativa  
    Culinária [redes sociais]  
      Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"