Início


01/03/2013
(20h24)

Brinquedoteca Municipal poderá ser base do Corpo de Bombeiros em Descalvado

Na manhã da quinta-feira, 28, oficiais do 16º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo, sediado em São Carlos, estiveram em Descalvado para dar prosseguimento às tratativas da instalação de um grupamento de bombeiros no município.

Além de reunirem-se com o prefeito interino, Anderson Aparecido Sposito, os oficiais, acompanhados do Capitão Silmar da Silva Sendim (comandante do 16º GB-3ºSGB do Corpo de Bombeiros do Estado), visitaram as instalações da Brinquedoteca Municipal localizada no bairro Novo Jardim Belém, estrutura esta disponibilizada para a instalação da unidade em nossa cidade. Segundo informações da

assessoria de comunicação da Prefeitura, o local teve um grande aceite por parte dos oficiais, sendo necessárias apenas obras de reforma e adaptação.


Informações extra-oficiais dão conta de que o Grupamento de Bombeiros de São Carlos teria solicitado à Prefeitura Municipal um efetivo de no mínimo 16 homens, o que por hora inviabilizaria as contratações por conta do valor a ser acrescido na folha de pagamento – algo em torno de R$ 50 mil, comprometendo assim o índice prudencial de gastos com pessoal, que é de 54% do orçamento, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esses números e valores, porém, não foram confirmados pela assessoria da Prefeitura, que os considerou ‘suposições’.

Presidente da Câmara cobrou instalação da unidade

A informação da retomada das negociações para a instalação de um grupamento de bombeiros na cidade se deu exatamente na semana em que o assunto foi abordado na Câmara Municipal, através de propositura apresentada pela Presidente da Casa, Ana Paula Peripato Guerra.

A vereadora solicitou oficialmente providências do Poder Executivo para dar andamento aos trâmites, uma vez que, desde o ano passado, o convênio para a instalação da unidade já foi autorizado mediante aprovação na Câmara, dispondo inclusive a cidade de um caminhão da corporação, mas que, por falta de estrutura, permanece em São Carlos.

Antigo prédio do SESI foi oferecido inicialmente

A instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros em Descalvado vem sendo tratada desde o ano passado, com negociações que se iniciaram na administração do ex-prefeito Luís Antônio Panone. A princípio foi sinalizado que o prédio público que abrigou o Centro Educacional SESI 205, ao lado da Prefeitura, seria destinado à unidade, assim funcionando como base da Corporação.

Sua finalidade foi discutida e em Descalvado contaria com uma viatura para combate a incêndios e realização de salvamentos, além de apoio em ações de resgate. Além disso, o Grupamento estaria apto a desenvolver outras ações voltadas à Segurança Pública, como, por exemplo, prevenção de acidentes, captura de animais selvagens no perímetro urbano, orientação a empresas sobre o funcionamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), entre outras.

Esta, aliás, tem sido a solução adotada para atender aos municípios paulistas que possuem entre 20 mil e 40 mil habitantes e que ainda não abrigam posto da instituição. O governo estadual tem proposto às cidades interessadas em receber Grupo de Bombeiros o estabelecimento de convênio com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) e, conforme os termos do documento, o Estado compromete-se a adquirir para o município conveniado uma viatura ABS (Auto Bomba e Salvamento), veículo de porte médio equipado com reservatório capaz de armazenar 1,5 mil litros de água. A contrapartida da Prefeitura Municipal inclui a disponibilização da base, dos oficiais e dos investimentos necessários à manutenção da unidade – energia elétrica, serviços de telefonia, equipamentos básicos etc.

Atualmente, segundo a própria Corporação, o tempo de resposta a um chamado em Descalvado é de aproximadamente 30 minutos. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, o tempo de atendimento cairá para 5 minutos, o que representa ganho de qualidade de vida para a população descalvadense.

Clique para imprimir esta notícia

Brinquedoteca Municipal poderá ser base do Corpo de Bombeiros em Descalvado
TSE deve julgar na próxima semana o recurso especial que definirá o futuro político de Descalvado
‘Hora Certa’ e feriado de ‘São Sebastião’ foram os destaques da Sessão da Câmara
Provedoria se manifesta e rebate acusações sobre a morte de paciente internado na Santa Casa
Família aponta burocracia e falta de médico como responsáveis pela morte de motorista de 49 anos
Gerente Financeiro é encontrado morto em sua residência no Novo Jardim Belém
Quinze toneladas de lama são retiradas da "rotatória do shopping" em São Carlos
Alagamento interrompe trânsito na SP-215 entre Porto Ferreira e Descalvado
Engenheiro tem carro furtado durante show no SESC de São Carlos
Cotações da carne de frango estão em alta no mercado interno na parcial de fevereiro
"TOR" prende traficante de drogas na SP-215
Banco do Povo Paulista lança linha de crédito para moradores da CDHU
Sarampo: paulistas devem colocar vacinação em dia
PROCON muda horário de atendimento
Raffael Lima é a grande promessa do Ballet Clássico brasileiro
Equipe descalvadense de Mountain Bike participa da abertura da "A Liga Trip Trail Cup" em Monte Azul Paulista
Ônibus que seguia para Descalvado é assaltado por trio
Críticas, cobranças e denúncias contra a administração interina marcam Sessão da Câmara
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"