Início


12/03/2013
(20h28)

"ESTRADA PANTANEIRA"

Moradores do loteamento Chácara Pantanal reclamam do esquecimento e do descaso das autoridades

Problema antigo têm feito juz ao nome do bairro, que há tempos vem enfrentando dificuldades com uma poça d'água gigantesca


"Não demora muito e vamos mudar o nome do bairro para pantanal descalvadense" brinca o líder comunitário Plínio Amaral, em uma referência ao pantanal mato-grossense
Foto: Mário Zambelli
Cansados de esperar por uma solução para um problema antigo, e aproveitando a visita da equipe de reportagem do DESCALVADO NEWS - que esteve na Chácara Pantanal para registrar as melhorias realizadas na caixa comunitária dos Correios -, os moradores daquele bairro queixaram-se do descaso que eles têm vivido nos últimos anos e que já foi motivo de inúmeras reclamações e solicitações junto à Prefeitura Municipal de Descalvado.

Um problema antigo e que há tempos incomoda tanto os moradores quanto aqueles que precisam passar pelo local: uma poça d’água enorme que impede o tráfego de veículos pequenos, motos, bicicletas e principalmente de pedestres pela única rua existente no loteamento.


Maria Eunice da Silva, moradora do local há 10 anos, diz que está cansada e desanimada com a situação que vivencia desde que mora ali. Sua residência é umas das que ficam próximas à poça, e relata que freqüentemente tem a sua garagem invadida pela água suja e fedida que ali fica acumulada. “Já perdi as contas de quantas vezes estive na Prefeitura pedindo ajuda e uma solução para o problema. Eu queria ver se aqui na minha casa morasse algum político da cidade, se isso estaria acontecendo!” desabafou Dª Maria.
 
Fotos: Mário Zambelli

Já o líder comunitário Plínio Timotheo do Amaral, morador daquele bairro há mais de 20 anos, disse estar perdendo a paciência com tanto descaso com os moradores da Chácara Pantanal. Plínio lembra que a população só é lembrada em época de eleição. “Agora com essa história de nova eleição, é só vocês ficarem aqui em casa pra ver quantos vão vir aqui e prometer uma solução pra este problema antigo. É uma pouca vergonha o que eles fazem com a gente!” desabafa o morador.

Segundo o líder comunitário, a poça d’água não desaparece, visto que um pouco acima existe uma mina que deveria ser canalizada e desviada para um córrego localizado poucos metros abaixo do loteamento. “Já veio aqui diversos secretários de obras, prefeitos, funcionários municipais e ninguém teve capacidade pra resolver isso!” afirmou Plínio do Amaral. “Há cerca de um mês mais ou menos, protocolamos um novo ofício com um abaixo assinado na Prefeitura. O Claudinho [Engº Cláudio Luiz Fuzaro - Secretário de Obras e Serviços Públicos] teve aqui com o Vancetto [José Carlos Vancetto – Chefe da Seção Municipal de Estradas Municipais] e só olharam. Depois sumiram e ninguém mais veio aqui.” finalizou.

De acordo com Plínio, a maior dificuldade enfrentada hoje pelos moradores é sem dúvida o problema da água acumulada no meio da rua. Plínio conta que serviços básicos e essenciais como, por exemplo, o atendimento de ambulâncias ou mesmo o policiamento, são extremamente prejudicados pela existência da poça d’água. Os moradores do bairro também reclamam do mau cheiro exalado pela água parada e que algumas crianças sempre ficam doentes por brincarem no local.

A luta dos moradores da Chácara Pantanal por uma solução definitiva do problema é antiga. Desde a administração do ex-prefeito Lito, a Prefeitura Municipal tenta regularizar a situação das famílias e do próprio bairro, que na época do seu surgimento, foi vendido de forma irregular e sem qualquer tipo de documentação que comprove a posse definitiva dos terrenos e imóveis ali existentes.

Hoje o bairro conta com cerca de 30 famílias residindo no local, o que representa algo em torno de 200 moradores que, diariamente dependem daquela rua para se deslocarem para a escola ou para o trabalho.

Plínio: "Do jeito que tá não dá mais pra agüentar! Ou fecha a rua e transforma o local em pesque-pague ou
arruma isso e transforma em rua de verdade, que é o que a gente mais quer!" - Fotos: Mário Zambelli

Plínio lembra que quando o ex-prefeito Lito determinou a abertura da rua, os moradores chegaram a sugerir o nome de Rua Vitória, visto que para eles, a conquista representou de fato uma vitória, já que não dispunham do acesso até as suas casas. “Aqui era um ‘calipá’ medonho, aí o ‘Litão’ [Lito] veio aqui e obrigou os homens a cortar tudo e abrir a rua pra gente”, relembra Plínio.

Ainda segundo os moradores, logo no início da segunda administração do ex-prefeito Calza (2001) outras melhorias foram realizadas, beneficiando em muito a população do bairro. Obras de implantação dos sistemas de água e esgoto amenizaram alguns transtornos enfrentados desde o surgimento do loteamento, dando mais qualidade de vida para os moradores da Chácara Pantanal.

Já em relação à instalação da energia elétrica no bairro, Plínio contou que na época a Prefeitura comprou os postes e doou para a CPFL, o que permitiu a regularização e instalação nas residências de forma separada. “Reunimos os onze vereadores na Câmara e pedimos um postinho [padrão residencial] para cada um deles e em sessenta dias a luz tava ligada!” conta Plínio emocionado.

De acordo com informações extra-oficiais, já foram realizados estudos em uma área próxima ao local para a criação de um novo conjunto habitacional, com a construção de cerca de 300 casas populares. Se isso acontecer, de quebra, poderá resolver a questão da documentação dos imóveis já existentes no bairro, uma vez que de acordo com os moradores, trata-se de uma única área que aguarda a regularização na documentação por parte de herdeiros estabelecidos em São Paulo.
Clique para imprimir esta notícia

Moradores do loteamento Chácara Pantanal reclamam do esquecimento e do descaso das autoridades
Caixa comunitária dos Correios na Chácara Pantanal recebe melhorias
COMUCRA realiza curso de capacitação para Conselhos de Direitos
Tratorada reuniu mais de 100 participantes na Babilônia
Vendedor morre com três tiros após tentativa de assalto em São Carlos
HARLEM SHAKE: Novo meme da internet já conta com uma versão descalvadense
Violência doméstica: Quando o tapa de amor dói
Chuva forte causa diversos pontos de alagamento na cidade
Curso "Jovem Agricultor do Futuro" teve início no último dia 4
Proprietária da marca Royal Canin Mars investe R$ 140 mi em fábrica de ração no Paraná
Brasil Próximo: Assinado termo de cooperação internacional
Segundo o Ministério da Saúde, Descalvado e mais cinco cidades da região correm risco de epidemia de dengue
Vereadores rebatem críticas sobre morosidade e apontam falhas em projetos da Prefeitura
Máquinas caça-níqueis são apreendidas em São Carlos
Taxi roubado em Pirassununga é localizado na área central de Porto Ferreira
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Classificados  
  Política Animais & Pet Achados & Perdidos  
  Polícia Veículos Previsão do Tempo  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edição Comemorativa  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtbube  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"