28/11//2013 (13h11)

SP-215 vai ganhar dispositivo eletrônico para redução de velocidade

DER abriu licitação para a contratação de empresa que implantará lombada eletrônica próximo à trevo de São Carlos. Outros sete equipamentos do tipo radar também deverão ser implantados nas rodovias da região

A rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), que liga São Carlos a Dourado, é um dos oito trechos escolhidos pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para receber radares e lombadas eletrônicas. O objetivo é obrigar motoristas a reduzir a velocidade e, consequentemente, diminuir os acidentes de trânsito.

Na SP-215, a lombada eletrônica será instalada no trevo de acesso ao bairro Cidade Aracy, onde no último domingo (24), um carro com quatro ocupantes capotou e caiu em uma vala.

A implantação de radares inclui ainda diversas vias na região de Araraquara e São Carlos.


O DER está com processo licitatório aberto para a contratação de empresa que irá implantar e gerenciar oito novos radares eletrônicos em estradas e acessos de  rodovias na região de Araraquara.

Ao todo, serão adquiridos 549 radares fixos para todo o Estado de São Paulo. Serão 114 lombadas eletrônicas, com registro digital de velocidade, e 124 radares com dispositivo de leitura das placas dos veículos e cálculo do tempo da viagem.

Atualmente, em todas as rodovias estaduais operam 345 radares fixos, dos quais 183 estão em estradas do DER e 162 em rodovias concedidas à iniciativa privada. Com os novos radares, o número chegará a 894 dispositivos de fiscalização fixos.

Nos trechos fiscalizados pela Regional do DER de Araraquara, oito pontos foram indicados para receber os dispositivos. (Veja a lista completa abaixo).

Dois dos radares devem ficar no Km 2 da via de acesso da SPA-268 à Rodovia Washington Luís (SP-310), próximo ao Auto Posto Morada do Sol; e no Km 4,9 da SP-257, no trevo de acesso a Américo Brasiliense, à Rodovia Antônio Machado Sant’anna (SP-255) e a Estrada Vicinal Manoel de Abreu.

Já as lombadas eletrônicas devem ser instaladas no Km 150 da Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), que liga São Carlos a Dourado, no trecho que passa bem em frente ao bairro Cidade Aracy, em São Carlos; e no Km 288 da via de acesso à SP-255, em frente à Iesa.

O edital foi lançado o ano passado e republicado em 2013. No momento, aguarda julgamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pois uma das empresas participantes entrou com recurso contra a empresa vencedora - o Consórcio SVS, que apresentou menor preço, totalizando cerca de R$ 40 milhões.

O edital está dividido em 14 lotes e abrange quase todas as regiões do Estado: Araraquara, Ribeirão Preto, Rio Claro, Barretos, São José do Rio Preto, Campinas, Itapetininga, Bauru, Cubatão, Taubaté, Assis, São Paulo, Araçatuba e Presidente Prudente

ACIDENTES – Segundo o DER, a medida visa diminuir o número de acidentes nas estradas paulistas até 2020. Em 2012, foram sete mil mortes nas estradas por excesso de velocidade, sendo dois mil em rodovias paulistas.

Um levantamento feito pelo DER entre os anos de 2005 e 2011 aponta 500 pontos críticos com maior incidência de excesso de velocidade nas 144 rodovias paulistas que ainda não têm bases fixas de radar. O DER administra 16,4 mil quilômetros de rodovias e a média é de um radar fixo a cada 89,6 quilômetros. O controle da velocidade é quase três vezes menor nessas estradas do que nas rodovias sob concessão. Nos 6,3 mil quilômetros de malha concedida, a média é de um radar fixo para cada 38,8 quilômetros.

Lombadas eletrônicas (com marcador da velocidade):

- Km 150 da Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), que liga São Carlos a Dourado, em frente ao bairro Cidade Aracy, em São Carlos;

- Km 112 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255), na entrada de Boa Esperança do Sul; este trecho receberá duas lombadas eletrônicas, uma para cada entrada;

- KM 288 da SPA-074/255, via de acesso à Iesa, em Américo Brasiliense;

Radar fixo:

- Km 216 da Rodovia Cunha Bueno, que liga Jaboticabal a Guariba;

- Km 4,9 da SP-257 – é o trevo de acesso a Américo Brasiliense, entre a Rodovia Antônio Machado Sant’anna (SP-255) e a Estrada Vicinal Manoel de Abreu;

- Km 15 da Via de Acesso 331, em Ibitinga;

- Km 2 da SPA-268 - é a via de acesso à Rodovia Washington Luís (SP-310) pelo Auto Posto Morada do Sol;

- Km 381 da SP-34 - é a via de acesso à Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, em Ibitinga.

*Fonte: Portal K3
 

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