25/09/2013 (17h16)

Sebrae-SP lança primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil

Em parceria com o Centro Paula Souza, cursos da ETEC e FATEC vão formar futuros e atuais empreendedores por meio do ensino de nível técnico e tecnológico

Para promover a disseminação da cultura empreendedora, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) anuncia a criação da primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil. As inscrições para o processo seletivo já começam na primeira semana de outubro. O projeto é uma parceria da entidade com o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelas escolas técnicas (ETECs) e faculdades de tecnologia (FATECs).

Chamada de Escola de Negócios Sebrae-SP, a iniciativa inédita irá formar e capacitar gratuitamente futuros e atuais empreendedores por meio do ensino técnico e tecnológico, nas áreas de Administração, Gestão, Logística e Marketing. O projeto prevê, além da escola sede na capital, a implementação de uma rede profissionalizante em todo o Estado e um sistema de ensino a distância em meados de 2014.

“Para ter uma verdadeira Escola de Negócios modelo reunimos o conhecimento, a credibilidade e a experiência das valorosas e reconhecidas equipes do Sebrae-SP e do Centro Paula Souza”, afirma Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP. “Certamente será um marco para a construção de uma sociedade do conhecimento não só de São Paulo, mas do Brasil”, enfatiza.

Localizada nos Campos Elíseos, região central de São Paulo, a Escola de Negócios vai integrar práticas de trabalho, educação e pesquisa em um único ambiente, o que permitirá ao aluno vivenciar situações reais que ele poderá enfrentar no mercado de trabalho e no comando da própria empresa.

A escolha do Centro Paula Souza para compor o projeto, pelo Sebrae-SP, ocorreu em função do consagrado modelo de ensino e do corpo docente qualificado.  

"A parceria com o Sebrae-SP permitirá capacitar profissionais com foco em duas frentes fundamentais : a inovação e o empreendedorismo", destaca Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza. 

De acordo com Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, o projeto vem suprir a demanda do empresariado brasileiro por um ensino formal que integre teoria e prática e contribua para o fortalecimento das micro e pequenas empresas.

“Hoje quase 45% dos brasileiros sonham em ter a própria empresa. Com a Escola de Negócios, nossa missão será cada vez mais preparar o futuro empreendedor e ajudá-lo a transformar seu sonho em realidade. A Escola será um ambiente criativo para fomentar o empreendedorismo paulista”, completa.

Sebrae-LAB: um novo modelo de ensino

Em seus 10 mil m², a Escola de Negócios abrigará o Sebrae-LAB, espaço destinado a apoiar a aprendizagem do aluno e incentivar o surgimento de novos negócios criativos e inovadores. 

Composto por quatro processos complementares - Núcleo de Atendimento, Biblioteca Especializada, Espaço Criativo e Hotel de Ideias -, o Sebrae-LAB tem o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizagem que agregue os conhecimentos práticos de gestão de negócios aos conceitos teóricos da sala de aula. 

Por este motivo, o espaço foi desenhado com um Núcleo de Atendimento que reunirá uma equipe de especialistas do Sebrae-SP, que além de apoiar os alunos oferecerá consultoria e orientação aos empresários de pequenos negócios. 

A Escola abrigará também a Biblioteca Especializada com um acervo físico e digital de 50 mil títulos. Já o Espaço Criativo foi configurado para estimular a busca de soluções individual ou coletivamente e o debate sobre novos negócios. O Hotel de Ideias funcionará como incubadora de projetos para abrigar e apoiar empresas em sua fase de concepção e formatação.

Processo seletivo - Para ingressar na ETEC, o pré-requisito é a conclusão do ensino fundamental ou do 1.º ano do ensino médio, dependendo do curso escolhido. Para entrar na FATEC, é preciso ter terminado o ensino médio. O processo seletivo será o mesmo dos outros cursos do Centro Paula Souza.  As inscrições para o Vestibular da FATEC deverão ser feitas de 8 de outubro a 7 de novembro (mais informações no site www.vestibularfatec.com.br). O Vestibulinho para a ETEC terá inscrições de 1º a 24 de outubro.  

Para o ciclo de aulas 2014/2017, serão disponibilizadas quase 2 mil vagas para os ensinos técnico e tecnológico, com entrega de certificados e diplomas. A duração dos cursos varia entre 18 (técnico) e 36 meses (técnico integrado ao médio integrado e tecnológico).

Mais informações sobre cursos, inscrições e requisitos estão disponíveis nos sites do Centro Paula Souza e do Sebrae.

Colaborou: Ana Laura Fiochi / Assessora de Imprensa
Máquina da Notícia PR a Serviço do Sebrae-SP
Atendimento ao Cliente: 0800 570 0800 (ligação gratuita)
 

Participe você também do site Descalvado News e
escreva seu comentário sobre esta notícia

Sebrae-SP lança primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil
Homem agride policial com bambu e leva tiro no pé
Mais da metade da safra de cana já foi colhida
Caminhão colide em Ford Ka e ambos tombam na SP-215
Tornado deixa 2 mortos e destrói 200 casas em município do interior paulista
Homem de 30 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina
Mulher tenta esfaquear Presidente da Câmara Municipal de São Carlos
Morador de rua tem corpo incendiado enquanto dormia debaixo de ponte
Polícias Civil e Militar agem rápido e detém acusado de vandalismos e furtos praticados neste final de semana
Rodoviária é invadida durante a madrugada
Vândalos invadem e ateiam fogo no 'casarão' que abriga o Comucra e o Conselho Tutelar
Veículo capota e pega fogo em área rural de Santa Cruz das Palmeiras
Taxista corta a preferencial na Avenida Bom Jesus e colide em motociclista
Limitação em ponte dificulta trabalho dos bombeiros em Porto Ferreira
Polícia de São Carlos flagra venda e consumo de maconha na Praça da Catedral
Bancários de Descalvado e região aderem à greve nacional
 
         
  [editoriais] Empresarial [serviços]  
  Espaço Internauta Seus Direitos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Animais & Pet Classificados  
  Polícia Veículos Achados & Perdidos  
  Educação Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Fale Conosco  
  Trânsito Happy Hour Horoscopo  
  Noticias Saúde Nota de Falecimento  
  Esportes Sua Casa Lista Telefônica  
  Cotidiano Região Mapa de Ruas  
  Economia Tecnologia [revista descalvado news]  
  Entrevistas Religião Edições On-Line  
  Perfil Moda & Estilo [redes sociais]  
    Culinária Youtube (Canal 1)  
      Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"