07/04/2014 (14h37)

Prefeito de São Carlos quer implantação do Serviço de Verificação de Óbito no município

Medida pode refletir diretamente no atendimento às famílias descalvadenses, que perdem parentes por morte cuja causa não seja de forma violenta ou em decorrência de acidentes. Serviço atualmente é prestado em Américo Brasiliense, o que acarreta em certa demora na liberação de corpos devido à distância entre municípios.


Prédio do Serviço de Verificação de Óbito em Américo Brasiliense

O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB), pretende instalar o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em São Carlos até o final de 2014. Hoje o serviço é prestado em Américo Brasiliense e dados do ano passado mostram que os atendimentos daquela unidade de casos de São Carlos, feitos por aquela unidade, representam algo em torno de 20%.

A falta do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em São Carlos já há tempos é um obstáculo para familiares que perdem seus parentes por uma morte cuja causa não seja de forma violenta ou em decorrência de algum acidente. Quando a causa morte não é violenta ou não tem um motivo aparente o corpo da vítima tem de ser levado para o SVO mais perto da cidade de origem - o mais próximo de São Carlos é o SVO instalado no Hospital de Américo Brasiliense.


Esse procedimento é feito quando o médico se recusa a emitir o atestado médico de morte natural de um Hospital ou Unidade de Saúde. Além da questão do deslocamento outro problema enfrentado pela família é o horário de funcionamento, os médicos do serviço realizam seus exames das 6 às 18h, quando a morte é registrada após esses horários a família é obrigada a esperar o atendimento no horário estabelecido e ainda aguardar a ordem de chegada.

“Tenho sido procurado por inúmeras famílias que às vezes tem um óbito em casa e a pessoa não está sendo acompanhada por um médico e é preciso que seja feito o serviço em Américo Brasiliense e isso gera um desconforto grande”, relatou o prefeito Altomani.

Segundo o prefeito, a implantação do SVO pode ocorrer nas instalações do Hospital-Escola “Professor Horácio Carlos Panepucci” (HE). “Com a transferência do Hospital Escola para a UFSCar e para Ebserh, o HE já teria a instalação para o seu SVO, a ideia é que o município, sem precisar disponibilizar mais recursos, usando o trabalho dos doutores que temos na universidade, possa promover esse serviço ao público”, disse.

Para manter o SVO, o município necessita de R$ 40 mil mensais com uma equipe contratada para a prestação do serviço. As famílias que precisam da remoção do corpo, em alguns casos, precisam pagar pelo serviço. Em outros, o plano funerário cobre esse tipo de exame.

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Américo Brasiliense foi inaugurado em 2011 e atende a 24 cidades: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabijú.

*Fonte: Jornal Primeira Página
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Prefeito de São Carlos quer implantação Serviço de Verificação de Óbito no município
Preço do etanol sobe em 16 estados na semana, revela ANP
Tremores de terra deixam cidades de MG sem energia
Sobrinho mata a tia-avó de 93 anos enforcada em Porto Ferreira
Bombeiros levam 3 horas para conter fogo de torre de celular em São Carlos
Jovem descalvadense conta como superou problemas como bullyng e a perda precoce dos pais; se amando ela deu a volta por cima e hoje é modelo plussize
R$ 150 mil para aquisição de raio-x podem ter sido desviados
IDESP aponta diferenças entre escolas estaduais do município
CPI: Relatório final é encaminhado ao Ministério Público
Descalvado tem nomeado o seu primeiro Secretário de Estado
Pela 2ª vez, tamanduá-bandeira em extinção 'visita' moradores de Leme
Canonizado, José de Anchieta é o terceiro santo brasileiro
Vítima de assalto reage, desarma e atira em dois suspeitos em Rio Claro
São Paulo é o estado que mais investe em segurança no Brasil
Fênix promove palestra que abordará longevidade saudável
'Não estamos prontos', diz secretário-geral da Fifa sobre a Copa no Brasil
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"