19/01/2014 (18h30)

Primeiro "Tratoraço"de Descalvado contou com um bom número de participantes

Evento faz parte das comemorações em louvor à São Sebastião, co-padroeiro da cidade e padroeiro da agropecuária. Cerca de cinquenta tratores participaram da procissão.

Aconteceu neste domingo (19) o primeiro "Tratoraço", evento que faz parte das comemorações da festa do co-padroeiro de Descalvado, São Sebastião. Cerca de cinquenta veículos, entre tratores, escavadeiras e carregadeiras, além de mini-tratores e de um veículo em miniatura participaram da procissão que teve início logo após a celebração de uma missa na igreja de São Sebastião, que é também o padroeiro da agropecuária.

A celebração religiosa teve início as 9h00 da manhã e foi conduzida pelo Pároco da Paróquia de São Sebastião, Padre Antonio Carlos de Almeida. A igreja estava repleta de fiéis.


Logo após a missa, houve uma procissão pelas ruas da cidade com a participação do veículos e profissionais que trabalham diariamente com as máquinas e tratores destinados ao uso tanto na zona rural quanto na área urbana do município.
 

Tratorista desde os 18 anos, Antonio Alcaide, conta que trabalha na zona rural desde criança. Atualmente ele é funcionário da Estância Camboriú. Na opinião do tratorista, a profissão mudou bastante desde que ele começou a trabalhar com as máquinas. "Mudou bastante viu, porque antigamente era muito difícil trabalhar com trator. Hoje é tudo mais moderno, mais prático. Os implementos também estão bem diferentes e os tratores agora têm capota, ar-condicionado e tudo isso facilita o trabalho da gente",  disse Seu Antonio.

Quanto à organização do primeiro 'Tratoraço', o trabalhador que também é devoto de São Sebastião disse que aprovou a idéia e acha que o evento já deveria ter sido realizado ha alguns anos. "Eu achei uma coisa muito bonita e que devia ter feito ha muitos anos atrás.

Devoto de São Sebastião, Seu Antonio também falou da fé no Santo Protetor. "Graças a Deus São Sebastião nos protege no nosso trabalho. Eu já cheguei a descer em uma pirambeira com o trator e graças a Deus me salvei" finalizou o trabalhador rural.

Trabalhando com trator desde os 10 anos de idade, o agricultor Primo Rafael Cirelli, de 30 anos, a modernização dos veículos e equipamentos facilitou o trabalho no campo. Mesmo com essa modernização, Primo diz que atualmente faltam profissionais para trabalhar como tratorista. "Ainda existem aqueles que estão seguindo na profissão, mas faltam profissionais qualificados para trabalhar no campo nos dias de hoje".

Quanto à organização do evento, o jovem agricultor diz que gostou da realização do 'Tratoraço' e disse concordar com a realização de novas edições. "Com certeza! Isso ajuda a confraternizar e a reunir o pessoal que trabalha no campo!" disse Primo.

Idealizador e um dois organizadores do 'Tratoraço', o agricultor Julio Tessarin, de 58 anos, contou como surgiu a idéia de organizar o evento. "A idéia saiu primeiramente para ajudar a Festa do Padroeiro São Sebastião, homenageando assim o protetor da agricultura. Outra razão é claro, é a homenagem aos próprios agricultores, pelo dia de São Sebastião" contou Seu Júlio.

Ajudado pelas duas filhas (Juliana e Joyce Tessarin) na organização do primeiro 'Tratoraço', Seu Júlio ficou feliz com a participação da comunidade no evento. "Foi muito boa! Os agricultores colaboraram bastante e o resultado não podia ser diferente do que vocês puderam ver: agradou a todos os participantes!", contou o agricultor.

Perguntado se haverá novas edições do 'Tratoraço', Seu Júlio não hesitou na resposta: "Ah deve sim! Nós vamos continuar todos os anos e a tendência agora é só crescer" disse Tessarin.

Ao final da procissão, os trabalhadores e seus veículos receberam a benção do Padre Antonio e se reuniram na praça de alimentação montada na Praça de São Sebastião, ao som de uma dupla sertaneja que animou a tarde dos trabalhadores e devotos do co-padroeiro da cidade.

Clique aqui e veja todas as fotos do primeiro 'Tratoraço' realizado em Descalvado.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Primeiro "Tratoraço"de Descalvado contou com um bom número de participantes
Motociclista perde o controle e cai no Córrego Monjolinho em São Carlos
Chuva forte causa transtornos e prejuízos a moradores de Porto Ferreira
Com produção do Descalvado News, reestréia neste domingo o programa "Ricci na Roça" pela TV Mix Regional
Secretaria Municipal de Esportes e Turismo realizará "Domingueira de Verão"
Proprietários de vans escolares devem realizar vistoria nos veículos
Descalvado poderá ser contemplado com o programa "Time do Emprego"
Henrique, Paulo Guerra e Guto Cavalcante discutem apoio à projeto de ampliação da empresa Socil
Cemitério Municipal sofre ação de vandalismo
DISE de São Carlos desmonta esquema de "empresários do crime"
Tempestade de 20 minutos provoca destruição em Pirassununga
Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro é cassado pelo Poder Legislativo por improbidade administrativa
Comoção marca velório de pai e filho atropelados quando trocavam o pneu
Mulher acha 55 escorpiões ao redor de casa em dois dias em São Carlos
Pai e filho descalvadenses morrem atropelados na SP-215
Ribeirão Preto corre contra o tempo para receber seleção da França
Impedida de entrar em casa, sobrinha agride o tio a tesouradas em São Carlos
Homem morre atropelado ao tentar atravessar rodovia em São Carlos
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"