26/01/2014 (15h34)

Henrique participa do lançamento do 'Guia de Orientação Local' para a Copa do Mundo em São Carlos

Roteiro tem objetivo de esclarecer dúvidas sobre a preparação das cidades paulistas para o Mundial da Fifa. De acordo com o Prefeito Municipal, o GOL traz alternativas e oportunidades para os municípios que não terão participação direta no mundial realizado no Brasil.

O Comitê Paulista da Copa do Mundo apresentou nesta sexta-feira (24), no Sesc São Carlos, o Guia de Orientação Local (GOL). O roteiro tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre a preparação dos municípios para o evento da Fifa. O guia destaca opções em municípios do Estado de São Paulo para que os turistas também saibam o que encontrar longe da capital.

O material é de fácil manuseio, utiliza linguagem leve e traz várias ilustrações. O GOL também apresenta alternativas para a cidade aproveitar a maior circulação de visitantes e dar maior visibilidade de seus atrativos turísticos por meio de eventos, por exemplo, sem infringir direitos comerciais da Fifa e seus patrocinadores.


A ideia é envolver todos os públicos e setores no mundial, auxiliando empresários, comerciantes e turistas, além do público local. Para o Comitê, a programação de eventos pode ser decisiva para estimular a participação popular, seja por meio da decoração das cidades, estruturação dos atrativos turísticos ou ações promocionais.

O Guia também expõe as oportunidades geradas pela Copa do Mundo, e esclarece questões como o uso das marcas oficiais e a realização de eventos como transmissão dos jogos. “As oportunidades podem ser geradas através de atrações musicais, decoração temática, festivais gastronômicos, venda de artesanatos, enfim tudo o que move a economia e o turismo da cidade. São Paulo é a porta de entrada para o turismo no Brasil. O público estimado para o evento é de 3 milhões de brasileiros e 600 mil estrangeiros e São Paulo receberá uma boa parte deles, algo em torno de 1,2 milhão de brasileiros e cerca de 285 mil estrangeiros. O evento termina em 30 dias, porém vamos garantir que os investimentos tragam vantagens para a  população após o encerramento do mundial”, ressaltou Marcos Sant’ana, assessor do comitê paulista para a Copa.

Através de pesquisa desenvolvida pelo Sebrae, serão mais de mil oportunidades nos setores de empreendedorismo. “O evento vai alavancar os setores comercias, gerando muitas oportunidades de emprego, por exemplo. Além da visibilidade e do impacto econômico, investiremos numa central de idiomas para desfazer as barreiras culturais”, declarou o Superintendente do Sebrae São Paulo, Bruno Caetano.

CENTROS DE TREINAMENTO - Os Centros de Treinamento de Seleção (CTS) também estão presentes no guia. Até agora, 13 das 32 seleções participantes do mundial, como Estados Unidos, Bélgica, Portugal e México, escolheram hotéis e equipamentos paulistas.

O CTS será usado por uma equipe durante toda sua preparação e participação no mundial, exceto nas vésperas dos jogos. A escolha é feita pela seleção a partir de um catálogo apresentado pela Fifa, com os locais que se candidataram, cumpriram os requisitos básicos e assinaram os contratos. Das 83 opções de CTS na edição final do catálogo, 30 estão no estado de São Paulo.

DESCALVADO - A apresentação do GOL em São Carlos também contou com a participação do Prefeito Municipal de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento (PMDB), além de representantes das cidades de Brotas, Tapiratiba, Matão, Nova Europa, Araraquara, Ibaté, Américo Brasiliense e Santa Cruz das Palmeiras.

Segundo Henrique, O GOL organiza informações sobre a Copa do Mundo e traz alternativas para as cidades promoverem seus atrativos turísticos através da realização de eventos sem infringir direitos comerciais da Fifa e de seus patrocinadores. Uma programação de atividades pode ser decisiva para estimular a participação popular, seja por meio da decoração das cidades, estruturação dos atrativos turísticos ou festivais gastronômicos. "No período que antecede a Copa do Mundo e durante a realização do torneio da Fifa, existe uma grande oportunidade para os municípios aproveitarem, mesmo para aqueles que não estão ligados diretamente ao evento, como é o caso de São Carlos e Descalvado por exemplo. Por isso, é muito importante que
o município, em parceria com outras entidades como é o caso da ACID, dêem o suporte necessário para que estas oportunidades aconteçam. Assim, este guia de orientação serve para nos dar o suporte e a base para fazermos tudo aquilo que é possível para fomentar o nosso comércio durante a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil, sem infringir as regras estabelecidas pela Fifa", explicou Henrique da Caixa.

A dica tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada é ser criativo e explorar o intercâmbio cultural. A cidade pode trabalhar potencializando alguns eventos durante o período da Copa do Mundo e atrair visitantes e incentivar o comércio local, mesmo que não haja nenhuma seleção hospedada ou evento oficial no município. Um bom exemplo para isso é o desenvolvimento de projetos que envolvam a população, como concursos nas escolas e atividades esportivas.

Ainda segundo o prefeito Henrique, com o apoio do Sebrae, os empreendedores podem receber a orientação necessária sobre as melhores formas de promover e alavancar investimentos tendo a Copa do Mundo como tema. "Existem mais de 1.000 tipos de oportunidades para os empreendedores, todos elas relacionadas à Copa do Mundo. Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para todos aqueles que possuem espírito empreendedor ou querem alavancar os seus negócios" finalizou Henrique.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Henrique participa do lançamento do 'Guia de Orientação Local' para a Copa do Mundo em São Carlos
'Arranca São Carlos' reúne mais de 500 veículos na Exposhow
Campanha da Secretaria Estadual de Educação visa ajudar moradores atingidos pela enchente em Itaóca
Desde quinta-feira, ônibus intermunicipal é grátis para maiores de 60 anos em todo estado de SP
Colisão frontal deixa quatro feridos em Ibaté
Veloster capota na Anhanguera após o pneu dianteiro estourar
Alto Índice de Breteau em Descalvado mobiliza ações contra a dengue
Secretaria de Educação já está com tudo pronto para o início do ano letivo
Henrique participa de encontro com Ministro da Saúde em São Carlos
Projeto “TIJOR”  é selecionado pelo Banco do Brasil e recebe patrocínio de R$ 100 mil
Tentativa de roubo a sítio acaba com suspeito preso e 2 mortos em Araras
Após denúncias, Polícia Militar localiza dois corpos em São Carlos e Porto Ferreira
Bares terão que seguir regras para exibir jogos da Copa do Mundo
Em pouco mais de 20 dias, descalvadenses já pagaram mais de R$ 6,4 milhões em impostos
Fiscalização interdita frigorífico após acidente com vazamento de amônia
Transposição do Córrego da Onça ameniza situação das represas de abastecimento de água
Bombeiros e Policiais Militares evitam suicídio em passarela da Washington Luiz
Vazamento de amônia em frigorífico de Porto Ferreira deixa vários funcionários intoxicados
Fuga alucinada de 20 km termina com suspeitos presos e liberados em Itirapina
Sandero cruza a SP-215 e é atingido violentamente por BMW
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"