02/06/2014 (07h16)

Parceria entre Unicastelo e Secretarias Municipais resulta em Campanha de Prevenção de Câncer Bucal

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo/Campus Descalvado, promovem no próximo dia 7 de junho a Campanha de Prevenção de Câncer Bucal. Com o tema “Olhos e Bocas Bem Abertos Contra o Câncer Bucal”, a ação consiste em orientação e exames gratuitos para toda população interessada na saúde bucal.

O trabalho será supervisionado pela Dra. Gabriela Traldi Zaffalon, coordenadora do curso de odontologia, em conjunto com os professores e alunos do curso no campus de Descalvado.


Toda a ação vem sendo preparada em conjunto com os coordenadores da Unicastelo e das secretarias municipais. Representantes da Unicastelo e da Prefeitura Municipal estiveram reunidos na semana passada para discutir as ações que serão postas em práticas durante a campanha. No encontro, estiveram presentes o Prefeito Henrique do Nascimento, a Secretaria de Educação e Cultura, Prof.ª Rute Maria Pozzi Casati, o Procurador Geral Dr. Silvio Bellini, o Assessor de Relações Institucionais e Ações Estratégicas, Mário Luiz Zambelli, além de uma comissão formada por representantes da Universidade, dentre eles a própria coordenadora do curso de odontologia, Dra. Gabriela Zaffalon, o Dr. Gustavo Mendes Duarte, Diretor Acadêmico Geral da Unicastelo e o Dr.  José Cássio de Almeida Magalhães, Coordenador de Odontologia do Campus São Paulo.
 
A campanha será realizada no próximo sábado (7 de junho), a partir das 9h00, na Emef Prof.ª Dirce Sartori Serpentino, localizada à Rua Rio de Janeiro, n.º 563, no Jardim Albertina. Todos os interessados poderão participar da campanha preventiva através de exames realizados no próprio local, independentemente de faixa etária.

Caso seja constatada qualquer anormalidade durante a realização do exame, o paciente receberá as orientações e o encaminhamento necessário para o tratamento correto.

Vale lembrar que no caso de crianças, o atendimento só será possível com a presença dos pais ou responsáveis.


Reunião entre representantes da Unicastelo e da
Prefeitura Municipal definiram os detalhes da
Campanha de Prevenção de Câncer Bucal


SOBRE O CÂNCER BUCAL
- O câncer bucal é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

Fatores de Risco: Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Sintomas: O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção e Diagnóstico Precoce: Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

Exame Clínico da Boca: O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Tratamento: A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos). 

As lesões iniciais são aquelas restritas ao seu local de origem e que não apresentam disseminação para gânglios linfáticos do pescoço ou para órgãos à distância. Mesmo lesões iniciais da cavidade oral, principalmente aquelas localizadas na língua e/ou assoalho de boca, podem apresentar disseminação subclínica para os gânglios linfáticos cervicais em 10% a 20% dos casos. Portanto, nestes casos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico ou radioterápico eletivo do pescoço. 

Nas demais lesões, se operáveis, a cirurgia está indicada, independentemente da radioterapia. Quando existe linfonodomegalia metastática (aumento dos 'gânglios'), é indicado o esvaziamento cervical do lado comprometido. Nestes casos, o prognóstico é afetado negativamente. 

A cirurgia radical do câncer de boca evoluiu com a incorporação de técnicas de reconstrução imediata, que permitiu largas ressecções e uma melhor recuperação do paciente. As deformidades, porém, ainda são grandes e o prognóstico dos casos, intermediário. A quimioterapia associada à radioterapia é empregada nos casos mais avançados, quando a cirurgia não é possível. O prognóstico, nestes casos, é extremamente grave, tendo em vista a impossibilidade de se controlar totalmente as lesões extensas, a despeito dos tratamentos aplicados.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Parceria entre Unicastelo e Secretarias Municipais resulta em Campanha de Prevenção de Câncer Bucal
Escola de Música abre vagas para iniciação musical com flauta
Suspeito de duas tentativas seguidas de furto é detido pela PM com arma de brinquedo
Incêndio destrói bar e parte de residência em Pirassununga
Homem fica ferido após capotamento na estrada do Broa
Incidência de neblina entre Santa Rita e Porto Ferreira eleva risco de colisão na Anhanguera
Aposentado de 85 anos é detido dirigindo com sinais de embriaguez
PM apreende 12,5 quilos de maconha e 3 quilos de crack em Porto Ferreira
Lucro da Usina Ipiranga cresce 73%, a R$ 68,3 milhões em 2013/14
Acusado de mandar matar vereador de Analândia pega 18 anos de prisão
Comucra realiza evento no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Caminhão arrasta Celta na Washington Luiz e motorista fica em choque
Unicastelo abordará Desenvolvimento Regional em evento
Rede Vida passará a contar com sinal digital em Descalvado
Produtores rurais foram homenageados em evento realizado no último domingo
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"