06/05/2014 (20h01)

Mulher morta após boato em rede social é enterrada no Guarujá

Mulher foi morta após página da internet postar boato sobre sequestro e bruxaria. Episódio reacende polêmica da falta de responsabilidade e de ética no jornalismo

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã desta terça-feira (6), o enterro de Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, que foi espancada e morta no último sábado (3) em Guarujá, no litoral de São Paulo, após ser confundida com uma suposta sequestradora de crianças que praticava rituais de magia negra. A cerimônia reuniu familiares e amigos que não se conformam com a crueldade do crime.

O enterro foi realizado no cemitério Jardim da Paz, no bairro Morrinhos, onde a vítima morava e foi morta.


O marido, Jaílson Alves das Neves, comentou o caso e diz não sentir ódio dos suspeitos. “Vou chorar. Não vou aguentar. Para mim a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que agrediram ela e as que assistiram não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente, não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles”, explica.

O marido espera que os envolvidos sejam punidos. “Que prendam os acusados. Que esse site que postou essa mentira não faça mais essas coisas e também seja punido. Minha filha não teve condições de vir ao enterro. Ela está abalada e quer lembrar apenas do sorriso da mãe”, comenta.

Um novo vídeo sobre o caso foi divulgado na manhã desta terça-feira (6). Nas imagens, registradas por um cinegrafista amador, a dona de casa aparece tentando pronunciar algumas palavras, na tentativa de impedir que as agressões continuem. Um homem aparece interrogando Fabiane no vídeo. “Nós temos conhecimentos desse vídeo, que foi levado para o delegado, e está anexado nas investigações. Não conseguimos identificar o que ela fala, porque a Fabiane estava muito ferida. Foi uma barbaridade o que aconteceu”, diz o advogado da família da vítima, Airton Sinto.

Internautas revoltados com página - O administrador da página do Facebook responsável por postar o retrato falado de uma mulher suspeita de sequestrar crianças no litoral de São Paulo será ouvido nesta terça-feira (6) pela Polícia Civil. Após a publicação da foto na página ‘Guarujá Alerta’, alguns moradores de uma comunidade do município agrediram a dona de casa. Dezenas de usuários da rede social criticaram duramente o administrador da página e um deles chegou a dizer que a página seria tão culpada quanto os agressores.

Em uma postagem feita no fim da tarde desta segunda-feira, o dono da página afirma que está colaborando com as investigações e que não irá se pronunciar a respeito do caso para não atrapalhar o trabalho da polícia. Em alguns comentários, os usuários condenaram a publicação do retrato falado, mesmo sabendo que se tratava apenas de um boato.

De acordo com informações do delegado Luiz Ricardo Lara, que está à frente do caso, ainda é cedo para apontar a responsabilidade do administrador da página Guarujá Alerta. “Caso, durante a instrução do inquérito policial, seja vislumbrado que, de alguma forma, ele colaborou com o crime, na medida em que propalou esses boatos, enfim, que praticou uma infração penal, ele será responsabilizado por aquele ato”, afirma.

Advogado - O advogado ressalta que a polícia continua investigando o crime, mas que o seu próximo passo será pedir a prisão temporária do administrador da página ‘Guarujá Alerta’. Para Airton, algumas pessoas teriam visto, nesta página do Facebook, o retrato falado de uma mulher que estaria sequestrando crianças para rituais de magia negra em Guarujá e pensaram que se tratava de Fabiane. “Parece-me que hoje o administrador do site vai depor na delegacia. Mas, independentemente do que vai ser dito por ele para a polícia, eu vou pedir a sua prisão temporária”, afirma.

Confusão - O retrato falado atribuído a Fabiane Maria de Jesus, linchada por moradores do Guarujá após boatos na internet, havia sido feito por policiais da 21ª DP (em Bonsucesso, Rio de Janeiro), em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na zona norte do Rio.

Imagens de câmeras de segurança divulgadas na época mostraram a mãe, Daniela Mendes, passando com a filha de 15 dias no colo e sendo seguida pela suspeita. A vítima estava levando o bebê para fazer o teste do pezinho em um posto de saúde. Ao sair da unidade, foi surpreendida pela mulher.

*Com informações do G1/Santos - Foto: Anna Gabriela Ribeiro

EDITORIAL: O PSEUDO JORNALISMO

O triste episódio ocorrido no último final de semana no Guarujá, reacende a polêmica dos pseudo-jornalistas. Com com o advento e a popularização da internet e das redes sociais, alguns desses aspirantes a jornalistas vêm assassinando a nossa língua portuguesa, apropriando-se de conteúdo alheio ou simplesmente 'copiando e colando' textos à revelia dos seus verdadeiros autores.

Infelizmente, a baixíssima qualidade do ensino no Brasil, têm contribuído cada vez mais para que as novas gerações sequer tenham acesso à um aprendizado mínimo e que possa contribuir para o desenvolvimento do seu próprio intelecto. Em síntese, nos dias atuais o indivíduo acabada tendo pouco (ou nenhum) contato com conteúdos literários ou aprende algo sobre noções básicas de interpretações de textos, redação, narração ou percepção, por exemplo. Essa deficiência PROPOSITAL na formação do intelecto dos indivíduos, contribui para a baixa qualidade nas diversas reportagens e matérias jornalísticas publicadas nos últimos anos, e principalmente, tornando o leitor um crédulo em tudo aquilo que lê.

O caso ocorrido no Guarujá caracteriza exatamente este cenário de descomprometimento com o profissionalismo, com a ética e com a verdade - tripé que deveria sustentar o jornalismo em todo o mundo. Em entrevista ao jornal 'O Estado de São Paulo', o veterano jornalista americano Bill Kovach - ganhador, com sua equipe no Atlanta Journal-Constitution de dois prêmios Pullitzer nos anos 1980 e cujo livro Elementos de Jornalismo (em parceria com Tom Rosenstiel) tornou-se um clássico nas escolas americanas -, explica que o mundo tem hoje informação demais, e o público não tem tempo nem meios de descobrir o que é melhor nem o que é verdade. Diante disso, a missão do jornalista é saber "filtrar e agregar" essa avalanche de dados para os cidadãos. Filtrar é conhecer as fontes, saber avaliá-las, transmitir ao leitor os próprios limites de sua checagem.

Quando esteve no Brasil em 2012, Kovach disse estar convencido de que a internet muda os meios, mas não o conteúdo da informação. Na entrevista concedida ao Estadão, o americano deu um conselho ao leitor assoberbado com tanta notícia: acostume-se a praticar o ceticismo. "O cidadão deve perguntar sempre como o jornalista soube e como verificou a informação. Se não se convencer, mantenha o ceticismo até que as provas lhe permitam aceitá-la como válida" disse ele.

Perguntado sobre como o cidadão que possui um contato direto com a internet pode se defender de textos anônimos no qual constantemente se depara, além das dificuldades de se verificar as fontes, Bill Kovach disse: "O modo de lidar com isso é o mesmo que o jornalista sempre adotou ao deixar claro a seu público qual informação foi checada e qual não foi. Cabe ao jornalista ajudar o público a entender como determinar, por conta própria, se a notícia é confiável. Qual foi a fonte da informação? Foi checada? E de que modo foi checada? indagou o americano.

Talvez a esperança de uma mudança possa partir justamente dos internautas, que agora ao se depararem com o trágico desfecho ocorrido na cidade do litoral paulista, comecem ter uma melhor e mais cautelosa percepção daquilo que anda lendo ou postando nos sites, blog's ou nas redes sociais.

 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Mulher morta após boato em rede social é enterrada no Guarujá
Após tentar furtar 50 barras de ferro em ponte, grupo é preso na SP-225
Ladrão atrapalhado é preso depois de se machucar durante furto
Confusão em motel de Pirassununga acaba com quatro pessoas na delegacia
Assalto em residência termina com veículo destruído em poste de São Carlos
Começam a valer as novas regras para portabilidade de empréstimos e financiamentos
Ciclista que rodou por várias cidades brasileiras procura família na região
Locutor é atropelado em show do Barretos Motorcycles
Homenagens marcam abertura oficial da exposição de Maria Helena Cardoso e Heleninha no Museu Público Municipal
Cartório Eleitoral faz plantão neste domingo para regularização do título de eleitor
Grupo armado invade sítio e rouba tratores e caminhão em Casa Branca
Em menos de dois anos, Descalvado News atinge a marca de 100 mil visualizações de vídeos
Moradores da região norte recebem em definitivo as novas instalações do Centro de Educação Infantil 'Vanessa Cristina de Almeida'
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Políticando Região Classificados  
  Polícia Tecnologia Achados & Perdidos  
  Educação Religião Fale Conosco  
  Trânsito Moda & Estilo Horoscopo  
  Noticias Culinária Nota de Falecimento  
  Esportes   Lista Telefônica  
  Cotidiano [fotos] Mapa de Ruas  
  Economia Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Entrevistas      
  Perfil [especiais] [revista descalvado news]  
  Empresarial Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Seus Direitos Descalvado 180 Anos    
  Animais & Pet Eleição Suplementar 2013 [redes sociais]  
  Veículos Ricci na Roça Youtube (Canal 1)  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Carnaval 2014 Youtube (Canal 2)  
      Twitter  
      Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"