12/03/2014 (08h26)

MAIS SEGURANÇA PARA A POPULAÇÃO

Projeto envolvendo moradores e PM de Pirassununga já apresenta bons resultados

População aponta os problemas nos bairros através de denúncias depositadas em urnas e poderes públicos se comprometem a solucioná-los. Problemas com com a iluminação e a limpeza das praças já receberão manutenção.

Os moradores e a Polícia Militar de Pirassununga se uniram para melhorar a segurança pública na cidade. A população aponta os problemas nos bairros e os policiais, aliados ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), criam estratégias para diminuir a criminalidade.

Desde janeiro deste ano, o Conseg e a PM instalaram urnas para receber denúncias dos moradores. O objetivo é principal é o de aproximar a população da polícia e também auxiliar órgãos como a Polícia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura, entre outros, no atendimento à segurança e a resolver problemas de infraestrutura na cidade. Depois de escritas, as denúncias são depositadas em urnas que vão circular pelos bairros.


Quem faz as denúncias não precisa ser identificado e basta o morador preencher o formulário selecionando os principais problemas do bairro e colocar dentro de uma urna. O primeiro bairro a receber ajuda foi a Vila Redenção, os moradores apontaram 45 denúncias e o tráfico de drogas é a principal preocupação. Depois disso, a PM intensificou as rondas no bairro. “Percebemos através de dados uma diminuição de até 25% nos acionamentos”, disse o capitão Carmo Vasques.

Doze bairros vão receber a urna e eles foram escolhidos por serem os mais vulneráveis em segurança e criminalidade na cidade. O levantamento foi feito com base nos dados da polícia. A Vila Pinheiro foi o terceiro bairro a contar com a iniciativa. “Ter denúncias e mais gente participando eu acredito que ajuda sim”, comentou a cozinheira Ângela Maria Abros.

Por onde passou, o projeto já conseguiu diminuir as estatísticas da violência. Com isso a sensação de segurança também cresceu entre os moradores. “Agora não tem mais menino de rua, invasões nas creches, agora você não vê mais aquelas pessoas suspeitas nas esquinas vendendo drogas, acabou”, contou a dona de casa Tamires Teodoro.

Para o aposentado Aparecido Benedito de Souza, agora é possível andar pelas ruas e praças do bairro com tranquilidade. “Não dava para as famílias frequentarem as praças e a quadra de esportes, hoje, pode ser à noite, à tarde, e são frequentadas por senhoras, meus netos”, comentou.

As drogas também são o principal problema do bairro Santa Fé. Uma estudante que não quis se identificar vai e volta da escola a pé e sempre observou pessoas usando drogas no seu trajeto. “Em todo lugar a gente vê os meninos passando e usando drogas”, disse. Depois de receber as denúncias e sugestões o Conseg e a PM vão se reunir com os moradores para definir ações no bairro. “Aumentar o policiamento, trazer palestras que possam educar as pessoas sobre drogas, Lei Maria da Penha, porque isso vai ajudar”, explicou o presidente do Conseg Paulo André Tannus.

Um gesto simples que pode ajudar a combater a violência. “Se a população omite ou esconde, a polícia não tem como chegar aos marginais. É uma linha direta com a polícia muito importante”, relatou a enfermeira Amanda Pegoraro. Uma reunião foi realizada na segunda-feira (10) e foi decidido que a Polícia Militar e Guarda Municipal vão intensificar as rondas na região da Vila Santa Fé. A Prefeitura se comprometeu a solucionar os problemas de iluminação e a limpar as praças e o Conseg irá realizar palestras.

*Com informações do G1/São Carlos - Foto: Reginaldo dos Santos
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Projeto envolvendo moradores e PM de Pirassununga já apresenta bons resultados
Corsa fica destruído após colidir com vaca
Agenda São Paulo Rural pretende atrair turistas durante a realização da Copa
Padrasto suspeito de matar a enteada é preso em Araraquara
Família procura por jovem descalvadense desaparecida
Homem de 25 anos é executado com cinco tiros em São Carlos
Interior de SP realiza 1º experimento do país com laranjas transgênicas
Jovem de 17 anos esfaqueia homem por ciúmes da namorada
Sebrae apresentará a produtores descalvadenses ferramenta que os auxilia na produção agrícola
ProUni: Inscrição para bolsas remanescentes começa hoje
Inscrição para bolsas remanescentes começa hoje
Pai morre afogado ao tentar retirar filho de lagoa
Recursos devolvidos por não serem utilizados em 2013 somam R$ 143.722,17
Mulher vê o ex com outra e faz disparos dentro do Mc Donald's em Rio Claro
Homem de 36 anos é preso em flagrante por estupro de menina de apenas seis anos
Intervias divulga o movimento nas estradas da região durante a operação Carnaval
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"