21/03/2014 (08h11)

Sistema de abastecimento de água está equilibrado, mas demanda investimentos urgentes

Semana da Água no Município é comemorado com palestras  nas escolas e conscientização ambiental

O Brasil, País que detém aproximadamente 12% da água doce do planeta, celebra o Dia Mundial da Água, exatamente hoje 22 de março, com o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações. No ano em que as celebrações giram em torno do tema “Água e Energia”, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade brasileira muito tem a refletir sobre os usos que têm sido feitos desse bem finito.

Mas a reflexão pode começar por aqui, por Descalvado. No início de janeiro a cidade correu o risco do racionamento de água. Mediante as ações emergenciais tomadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, como por

exemplo, a transposição de água do Córrego da Onça (no Jardim Paola) para as represas Rosária e Calmon, correção de vazamentos no sistema e campanha – com apelos veementes – pelo uso racional do líquido, a alta do consumo aliada à estiagem e ao desperdício, não chegaram a causar prejuízos, mas poderiam!

A situação quase crítica do sistema de abastecimento de água no município, de acordo com o Secretário Valdecir Marcolino, é justificada pela falta de investimento nos últimos anos, as perdas no sistema e o desperdício por parte da população, motivado principalmente pelas baixas tarifas praticadas em Descalvado – hoje o consumo mínimo de 15 m³ gera um valor de R$ 11,33 para o contribuinte. O último reajuste no valor da tarifa aconteceu há sete anos.

 

Secretário Valdecir Marcolino em palestra
realizada na escola do SESI nesta semana
Visando exatamente conscientizar a população, desde 2003 uma lei de autoria do ex-vereador (e ex-prefeito) Luís Antônio Panone, instituiu a Semana da Água no município, com o objetivo de desenvolver programação fomentando a informação, conscientização e educação formal e ambiental sobre a importância da água para a humanidade, a necessidade de seu uso racional e de sua preservação para as gerações atuais e futuras.

A Semana da Água este ano foi comemorada desde o dia 17 de março com palestras proferidas pelo Secretário Valdecir em escolas da rede municipal, estadual e particular. A cerca de 21 turmas de alunos, a mensagem levada foi da necessidade do uso racional, já que a água é um bem finito, além de informações do sistema de abastecimento da cidade.

Mas qual é a realidade do sistema de abastecimento de água de Descalvado?

Segundo o secretário da SEMARH, atualmente em razão da transposição da água do Córrego da Onça e também pela colaboração da população, o sistema encontra-se equilibrado, porém o momento é de viabilizar investimentos para obras definitivas como novas alternativas (poços artesianos) e dispositivos de captação. “Até porque o sistema tem que ser ampliado, constantemente”, reforça Marcolino.

Hoje o consumo diário está entre 09 e 13 milhões de litros. Geralmente às segundas, terças e sábados, dias de maior consumo, o sistema entra em sua capacidade máxima.  Para poder atender a demanda, a secretaria está analisando tecnicamente a alternativa mais viável: se a construção de uma barragem junto ao Córrego da Onça para que a transposição seja permanente ou, a perfuração de dois novos poços profundos cujos locais estão sendo analisados junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). A utilização da água do Córrego da Onça poderá ser permanente após estudos do local exato da captação.

Conforme já anunciado, uma das obras a ser executada é a interligação da Estação de Tratamento de Água (ETA) ao sistema de abastecimento da região leste. Os dutos serão subterrâneos transpassados por trajeto que inclui trecho da Avenida Descalvado, no bairro Recanto dos Ipês.

A medida é tida como solução para os problemas recorrentes enfrentados pelos moradores dos bairros Jardim Albertina, Parque Milênio, Parque Vitória, Jardim Ricardo César, Jardim São Cristóvão e Conjunto Habitacional ‘Georgina Lefcadito Álvares’, de falta de água. A fase  deste projeto é a de aquisição de materiais .

E investimentos  como estes devem ser prioridade da pasta para os próximos dois anos e meio: novas alternativas de vazão de água superficial ou subterrânea  e controle eficiente na redução de perdas do sistema.

Questionado em como gerir os recursos  gerir os recursos hídricos do nosso município em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo  seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações, o secretário Valdecir Marcolino foi taxativo: “com educação ambiental”.

DEFICIÊNCIAS – Além da necessidade constante de investimentos e ampliação do sistema, existem outras duas situações que contribuem para que o serviço de abastecimento da cidade trabalhe no seu limite.

A primeira delas é o déficit de hidrômetros existentes nos imóveis da cidade. Sem o marcador de consumo, não há o pagamento devido pelo uso e isso representa sonegação, recurso que deixa de ir para os cofres públicos para ser investido no próprio abastecimento da população.

Atualmente, de acordo com o Secretário, existe um déficit de 1.700 hidrômetros considerando instalações novas e substituição de equipamentos quebrados, dos quais se espera corrigir pelo menos 700 nos próximos meses com o investimento de R$ 50 mil na aquisição desses equipamentos.

Mas a pergunta que se faz é: por que a instalação de hidrômetros não acompanha as ligações de água? Conforme Valdecir, “o hidrômetro é instalado quando o imóvel estiver habitado, após  a emissão da certidão de conclusão da obra, pois o morador deverá ser responsável pelo equipamento.  No caso de terreno , com  a ligação e sem hidrômetro é cobrada taxa de ligação provisória”.

O planejamento para equacionar toda a demanda, segundo o Secretário, dependerá do valor arrecadado (pagamento das contas de água).

A outra problemática da SEMARH é a alta taxa de inadimplência. Somente entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, o índice foi de 43% ou seja, pouco menos da metade dos contribuintes deixaram de pagar suas contas de água nos dois primeiros meses de 2014.

“Considerando que o sistema de abastecimento de água de Descalvado tem sido eficiente, mantendo a  cidade abastecida durante 24 horas com água de qualidade, é essencial que a população se conscientize fazendo uso racional da água, evitando-se desperdícios e também mantenha os pagamentos em dia, uma vez que Descalvado pratica a menor tarifa da região, e os valores arrecadados serão utilizados para novos investimentos no sistema”, desabafou Valdecir Marcolino.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Sistema de abastecimento de água está equilibrado, mas demanda investimentos urgentes
Descalvado já tem um carro para 2,85 habitantes; média é quase o dobro da nacional
Ambulatório Médico de Especialidades de São Carlos deverá atender mais de 13 mil consultas por mês
Engavetamento entre dez veículos em São Carlos congestiona Rodovia Washington Luiz
Crise no setor sucroalcooleiro atinge a região
Lançamento da coleção de Semi Jóias e Folheados Boutique Jeannie no Espaço Bella
Homem é detido suspeito de ter assassinado seu próprio irmão
Indústrias da região têm baixa de 2 mil empregos, segundo pesquisa da CIESP
Tradicional Festa de Santa Aliança já tem calendário definido
Agricultores de Descalvado aprendem a planejar a produção
Megaoperação das Polícias Militar e Civil resulta em dez bandidos mortos no interior de SP
Gol colide em treminhão e é atingido por caminhonete e caminhão na Washington Luiz
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios está com inscrições abertas
Vendedor aguarda há 2 meses, transferência para cirurgia do coração
Comerciante é agredido com facadas em Pirassununga
Polícia Militar apreende 66 bananas de dinamite em favela de Ribeirão Preto
Proprietários de veículos roubados em 2013 terão reembolso do IPVA
 
         
  [editoriais] Animais & Pet [serviços]  
  Espaço Internauta Veículos Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Políticando Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Classificados  
  Polícia Happy Hour Achados & Perdidos  
  Educação Saúde Fale Conosco  
  Trânsito Sua Casa Horoscopo  
  Noticias Região Nota de Falecimento  
  Esportes Tecnologia Lista Telefônica  
  Cotidiano Religião Mapa de Ruas  
  Economia Moda & Estilo [revista descalvado news]  
  Entrevistas Culinária Edições On-Line  
  Perfil [especiais] [redes sociais]  
  Empresarial Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
  Seus Direitos Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Ricci na Roça Twitter  
    Carnaval 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"