26/11/2014 (04h06)

'Semana do Doador de Sangue' acontece até sábado na Santa Casa de São Carlos

Déficit na coleta de bolsas sanguíneas chega a 36,3% no período de junho a outubro. Durante esta semana, instituição trabalha com horários estendidos para receber doadores.

O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos registra déficit nos estoques de bolsas de sangue. Levantamento feito pelo hospital indica que de junho a outubro a queda nas doações válidas foi de 36,3%. Nesse período, das 3.397 bolsas coletadas, apenas 2.166 foram validadas.

Na perspectiva de ampliar o estoque de bolsas sanguíneas, a Santa Casa lançou nesta segunda-feira (24), a Semana do Doador de Sangue com horários estendidos para receber o doador.

Tradicionalmente, o Banco de Sangue recebe doações de segunda a sábado, das 7h30 às 12h00. Excepcionalmente,

esta semana, o hospital abrirá o Banco de Sangue às terça e quinta-feira, das 13h30 às 17h30 e na quarta-feira á noite, das 18h00 às 21h30. Amplia-se o horário para atender ao doador que não pode comparecer pela manhã.

“Nós somos o único Banco de Sangue da cidade e atendemos os hospitais da região, além de órgão de saúde de São Carlos. Com o estoque baixo fica comprometido o atendimento a outras instituições de saúde”, relatou Cesar José Creste Martins da Costa, gerente do Banco de Sangue da Santa Casa.

O Banco de Sangue de São Carlos atende a uma região de aproximadamente cinco municípios, incluindo Descalvado, com uma população estimada em 390 mil habitantes. O hospital chega a fazer perto de mil cirurgias mês, o que amplia a necessidade de manter o estoque de sangue adequado.

Em outubro a Santa Casa registrou 384 bolsas válidas, dos 651 doadores que compareceram ao Banco de Sangue. O número de inaptos foi o maior do ano, 235. O que gerou um déficit de 58,9%, nesse mês.

De acordo com o gerente, o doador tem de estar atento aos pré-requisitos estabelecidos para a doação (leia abaixo os impedimentos temporários e permanentes do doador). “A campanha tem o objetivo de ampliar os estoques, mas também informar os itens que impedem a doação”, relatou.

Para facilitar o processo de doação, a Santa Casa estabeleceu parceria com o estacionamento Paraki, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa), para a utilização gratuita do estacionamento pelos doadores de sangue do Banco de Sangue da Santa Casa.

As pessoas poderão estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento. 

Requisitos básicos: Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, veja abaixo os documentos necessários e formulário de autorização); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). 

Documentação do menor: Os menores que vierem fazer sua doação no Banco de sangue da Santa Casa devem estar necessariamente, acompanhado, do responsável legal. No entanto, devem atentar à documentação necessária para fazer seu cadastro.

Só serão aceitos os candidatos que apresentarem os seguintes documentos: documento de identidade oficial com foto do menor (RG ou Carteira de Trabalho); documento de identidade oficial com foto (RG, carteira profissional emitida por classe, Carteira de Trabalho, carteira nacional de habilitação, certificado de reservista) de um dos pais ou outro responsável legal perante a Justiça. Esses documentos ficarão retidos no balcão do cadastro. 

Impedimentos temporários: Resfriado: aguardar 15 dias após desaparecimento dos sintomas; uso de antibiótico: aguardar 25 dias após a última dose; gravidez: Aguarde 6 meses após parto normal ou cesariana; amamentação: aguarde 12 meses após o parto; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem e Piercing: aguarde 12 meses após o procedimento; situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar sangue.

Impedimentos definitivos: Hepatite após os 11 anos de idade (Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem); evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; malária.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

'Semana do Doador de Sangue' acontece até sábado na Santa Casa de São Carlos
Projeto patrocinado pela Mineração Jundu percorre o Brasil promovendo arte, reflexão e aprendizagem
Aposentada capota veículo após colidir em outro carro na área urbana de Pirassununga
Agência do Santander é invadida e PM mobiliza Força Tática na busca de possível quadrilha de roubo a bancos
Quadrilha explode caixa eletrônico e foge com o dinheiro em Ribeirão Bonito
Motorista perde o controle e capota carro com cinco pessoas na SP-215
Vítimas de roubos, ciclistas reclamam da falta de segurança em São Carlos
Acidente deixa duas pessoas feridas no centro de Santa Cruz das Palmeiras
Final de semana tem exposição de carros antigos na USP de Pirassununga
Desenvolve-SP se reúne com associados da ACI de Descalvado
Suspeita de bombas ao lado de igreja mobiliza o Gate em São Carlos
Hotel Descalvado se prepara para iniciar as obras da sua nova unidade
PROERD forma nova turma de alunos do sétimo ano
Homem é preso em flagrante com 4 Kg de linguiça de capivara, um tatu abatido e diversos peixes capturados em rancho do Rio Mogi
Megaoperação da Polícia Civil prende 10 acusados de tráfico em Porto Ferreira
Suspeito de furtar viatura da PM em frente ao Fórum de Presidente Prudente é preso
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"