18/10/2014 (21h50) - Atualizado às 22h31

Temporal de 45 minutos provoca estragos em residências e derruba diversas árvores

Choque entre massas de ar quente e frio no final da tarde deste sábado (18) provocou uma forte ventania, que veio acompanhada de chuva e algumas pedras de granizo. Regiões norte e oeste foram as mais castigadas pelo temporal.

  


Um temporal provocado pelo choque entre uma massa de ar frio vinda da região sudoeste do país e a massa de ar quente que elevou as temperaturas e deixou o clima bastante seco nos últimos dias, provocou estragos em pelo menos duas residências e um escritório de despachante, além de derrubar pelo menos 20 árvores no final da tarde e início da noite deste sábado (18).

As regiões mais afetadas foram os bairros localizados nas regiões norte (Santa Cruz, Paola e Bela Vista) e oeste (Morada do Sol, Jardins Universitários I e II, Novo São Sebastião e Jardim Cidade Nova), além de uma pequena parte da região central da cidade.

Por volta das 18h30, uma massa de ar fria trouxe bastante umidade e provocou o temporal ao se chocar com a massa de ar quente e seca que estava estacionada, e que vinha castigando a cidade desde o último final de semana. Os termômetros que chegaram a marcar pouco mais de 38º por volta das 14h00 deste sábado, despencaram para cerca de 21º às nove horas da noite. Além da ventania, o temporal também provocou a queda de granizo em partes da área rural e urbana do município, além da forte chuva que chegou a marcar 11,94 mm de precipitação durante o tempo em que ocorreu o temporal.

Com o vento, pouco mais de vinte árvores foram arrancadas ou tiveram galhos quebrados e caídos por ruas e calçadas das regiões atingidas com mais violência. Não houve registros de pessoas feridas.

Porém alguns casos de queda de árvore acabaram chamando a atenção e geraram uma maior preocupação por parte dos moradores e vizinhos de áreas atingidas com maior gravidade. É o caso de uma família residente no Bairro Santa Cruz, defronte o campo de futebol. Segundo José Roberto, de 52 anos, morador há vários anos do local, ele e mais três membros da sua família estavam dentro da residência na hora do temporal, momento em que uma árvore veio a cair sobre o telhado da sua casa, danificando o forro da cozinha. Por sorte ninguém estava no cômodo na hora da queda, mas de acordo com o pedreiro, o susto foi grande. "Nós 'tava' aqui na área vendo o muro do terreno que tinha caído, quando ouvimos o barulho das telhas quebrando! Na hora eu achei que tinha caído a casa!" disse o morador.

A proprietária do terreno que fica ao lado da residência atingida relatou que esteve no último dia 7 de outubro na Secretaria Municipal de Agricultura, requerendo o corte da árvore, que já apresentava risco de queda. Segundo ela, a orientação recebida foi a de que o seu pedido já estaria sendo agendado para ser executado nos próximos dias. O Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira foi acionado e esteve no local para verificar se havia risco à estrutura do imóvel.

  

  

Um segundo imóvel atingido pela queda de outra árvore foi a residência localizada na Rua José Bonifácio, na altura do número 167, e que também deixou assustada a sua proprietária e os seus vizinhos. De acordo com a agente funerária Leonice Aparecida de Souza Vizoto, ha cerca de duas semanas ela esteve na Secretaria de Agricultura requerendo o corte da árvore, mas não houve tempo do seu pedido ser atendido. Com o vento forte deste sábado, a árvore cedeu e caiu em cima do telhado da sua casa, danificando também o poste de energia elétrica da residência vizinha.

"Quinta-feira agora eu fui lá [na Secretaria Municipal] e falei: se vocês não querem cortar, poda só pra tirar os galhos de cima da minha casa. Ninguém veio ver, e agora tá aí óh!" lamentou a proprietária, que ainda disse ter reformado e trocado todo o telhado a pouco tempo.

No momento em que ocorreu a queda da árvore não havia ninguém no interior da residência. O filho da agente funerária chegou dez minutos depois do ocorrido e ligou imediatamente para mãe, que correu para o local.

Um escritório de despachantes [que também abriga uma auto escola], localizado na Rua Cel. Rafael Tobias também teve parte da estrutura da sua fachada danificada. Os ventos arrancaram e deixaram pendurados parte do painel publicitário do estabelecimento comercial.

Uma árvore também caiu e bloqueou totalmente a Avenida Guerino Oswaldo, nas proximidades da Escola de Música. Outra árvore também ficou avariada depois que um galho grande quebrou, bloquendo parcialmente a Rua XV de Novembro nas proximidades do cruzamento com a Rua José Rodrigues Penteado.

  

O temporal também provocou o rompimento de cabos de energia elétrica e a interrupção do serviço, deixando parte da cidade em completa escuridão. Um imóvel localizado na esquina da Rua Dr. Álvaro Pedro de Souza Casati com a Avenida Pio XII, entre os bairros Cidade Nova e Universitário, teve parte da calha arrancada, que ao cair acabou atingindo a rede pública de energia elétrica, derrubando um cabo de alta tensão. A Polícia Militar compareceu no local e isolou a área até a chegada da equipe da CPFL.

  

  

As chuvas também provocaram pontos de alagamentos em algumas vias, como é o caso das Ruas Cel. Manoel Leme e Padre Jeremias José Nogueira próximo à antiga Vigor. Já na Avenida Pio XII, na região da antiga Estação da Fepasa, houve congestionamento de veículos que precisavam transitar apenas um por vez e em baixa velocidade, afim de conseguir vencer a grande quantidade de água que ficou acumulada no trecho sob o Córrego da Prata.

  
Avenida Pio XII, nas proximidades da antiga Estação da Fepasa ficou alagada e prejudicou o trânsito de veículos

Algumas placas de trânsito também foram danificadas pelos ventos e diversas árvores acabaram tendo galhos arrancados ou quebrados. Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira, todos os locais que ofereciam algum risco ou que prejudicavam a circulação de veículos deverão ser liberados até o final da noite deste sábado.

  

  

  

  

  
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Temporal de 45 minutos provoca estragos em residências e derruba diversas árvores
Polícia Ambiental autua em flagrante dois pescadores que usavam equipamentos proibidos no Rio Mogi Guaçu
Policias Militares de Descalvado e Porto Ferreira detém autores dos dois assaltos ao pedágio da SP-215
Estiagem muda paisagem de rio e pode afetar a reprodução de peixes
Royal Canin leva conhecimento dermatológico a mais de mil Médicos-Veterinários em todo o país
Monitora flagrada agredindo crianças em creche tem a prisão prorrogada
PF investiga a ação de quadrilha em autarquias de Porto Ferreira e Araras
Estiagem obriga mais três cidades da região a racionar água
Pick-up capota na SP-215 próximo à Dourado
Polícia Militar abre concurso para 2 mil vagas de soldado em SP
Inclinação de terreno, seca e vento dificultam controle de fogo em serra de Analândia
Sábado é dia de vacinação em cães e gatos
Lojas Farmais trazem para Descalvado o 'Cine Transformer'
Colisão entre dois caminhões deixa motorista levemente ferido em São Carlos
No mês do empreendedor, Sebrae-SP traz capacitações para Descalvado
Vendas do Dia das Crianças têm pior resultado em 5 anos, dizem lojistas
Temperatura bate o recorde do ano em Descalvado e a previsão é de uma semana de muito calor
Associação dos Canoeiros do Rio Mogi realiza procissão fluvial em louvor a Nossa Senhora Aparecida
Acidente mata criança de 10 anos na SP-310 após colisão em Araraquara
Prefeitura Municipal informa quanto aos prazos para execução de serviços em túmulos e jazigos
Gol e Hyundai i30 colidem na SP-215, próximo ao 'pontilhão'
Colisão entre dois caminhões provoca congestionamento na Washington Luís
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
         

© Copyright 2014 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"