29/08/2015 (14h04)

Unicastelo concentra centenas de pesquisadores em eventos no Campus Descalvado

Simpósio de Bem Estar Animal e Encontro de Iniciação Científica, realizados em 20 e 21 de Agosto, reuniram estudiosos de várias localidades do Brasil.


Evento realizado no Campus Descalvado proporcionou um vasto
ambiente de práticas acadêmicas e profissionais.
Constantes da grade oficial de eventos da Unicastelo, o Encontro de Pós Graduação e Iniciação Científica e o Simpósio de Bem Estar e Comportamento Animal, realizados conjuntamente em 20 e 21 de Agosto no campus Descalvado, atingiram a estimativa de público e proporcionaram um vasto ambiente de práticas acadêmicas e profissionais.

O público foi composto por centenas de alunos, professores, profissionais das mais diversas áreas e pesquisadores de diversas instituições de ensino de todo o país. Além dos acadêmicos dos campi Descalvado, Fernandópolis, São Paulo e

do polo tecnológico de São José dos Campos, foram registradas presenças de estudiosos de vários estados do Brasil, como Amapá, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Para, Goiás, além, é claro, de diversas localidades do estado de São Paulo. Essa parcela específica, em sua grande maioria, são alunos dos cursos de Mestrado mantidos pela Unicastelo.

A solenidade de abertura, realizada na manhã de quinta-feira, 20, foi conduzida pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Renato Zângaro, e pelo coordenador geral do campus Descalvado, Paulo Roberto Marcatto. Professores, coordenadores e pesquisadores convidados também participaram da breve recepção.

Apresentação de painéis, pôsteres, palestras e vivências práticas nortearam os eventos que aconteceram simultaneamente.

Simpósio de Bem Estar e Comportamento Animal (SiBem) - Elaborado pelo corpo docente do Programa de Mestrado em Produção Animal do campus Descalvado, o evento reuniu 150 pessoas, entre alunos, pesquisadores, representantes de empresas parceiras e uma parcela significativa de pequenos, médios e grandes produtores. Todos buscavam conhecer os novos avanços em manejo animal.

Para isso, o evento contou com a participação de renomados pesquisadores vindos de instituições como USP, UNESP e Beckhauser, por exemplo. Entre os temas abordados, constaram exposições sobre Bem Estar em Animais de Produção, Transporte e Qualidade da Carne, Reabilitação Animal, Bem Estar na Doma e Treinamento de Equinos e Muares e Importância Econômica do Bem Estar em Animais de Produção. Além das palestras, aconteceram atividades sobre bem estar e comportamento e qualidade de vida de bovinos, equinos e também de pequenos animais, com abordagem específica em pesquisas sobre cães policiais.

“Muitos participantes trazem sua experiência profissional no manejo animal. Geralmente são produtores que aprenderam a prática no próprio campo. Com os estudos apresentados aqui levamos até eles as diversas formas de melhorarem sua produção, principalmente, garantindo a qualidade das carnes a serem comercializadas. É uma troca bastante interessante de diversas experiências”, relatou Kathëry Brennecke, da comissão organizadora.

Toda a estrutura do Hospital Veterinário Escola, mantido pela Unicastelo, foi fundamental para os relatos observacionais dos participantes e, sobretudo, dos alunos do curso de Medicina veterinária do campus.

Vale destacar que grande parte do sucesso do SiBem 2015 deve-se também a importantes parcerias firmadas com as empresas Royal Canin, Letti, Grupo Predilecta, Pet Serv Distribuidora, Virbac, Laguna Gens, New Agri, Grupo São Leopoldo Mandic, SPF Palatability, Connan e Siltomac.

  

Encontro de Pós Graduação e Iniciação Científica (EPGINIC) - O Encontro de Pós Graduação acontece pelo terceiro ano consecutivo e pela segunda vez em Descalvado. Já o Encontro de Iniciação Científica chegou à sua nona edição em 2015. O evento visa propagar a cultura da Ciência, Tecnologia e Inovação aos alunos de graduações e programas de Pós-Graduação, não só da Unicastelo como também de instituições de ensino de todo o Brasil.

O evento atingiu excelentes resultados na inscrição de trabalhos. Só pertencentes à Pós-Graduação foram 234 projetos. Já da Iniciação Científica foram registrados 120 trabalhos e outros 11 vindos do SiBem, que aconteceu simultaneamente no campus. Vale destacar que, dos projetos da Iniciação Científica, sete são de alunos do Ensino Médio, que em parceria com a universidade desenvolvem pesquisas nos campi da Unicastelo e são acompanhados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação. Desta modalidade, todos receberam Menção Honrosa da Unicastelo.

“Em nossa primeira edição contávamos com 250 trabalhos, na segunda saltamos para 300 e agora observamos mais de 350 projetos. Nitidamente percebemos um aumento na participação de nossos alunos, das mais diversas áreas, inclusive dos programas de Mestrado e Doutorado, o que, para nós, é muito significativo”, aponta o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Renato Zângaro.

No evento, avaliadores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), também do Ministério da Educação do Governo Federal, apontam os três melhores trabalhos entre aqueles que foram inseridos em seu programa institucional de Iniciação Científica. Já a Unicastelo contempla com certificado os melhores trabalhos de acordo com as Áreas de Conhecimento definidas pelo conselho, a saber: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.

Além das apresentações dos projetos de pesquisa, os participantes ainda acompanharam seminários e palestras com pesquisadores renomados, inclusive internacionalmente. Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da USP Piracicaba, abriu a rodada de palestras com o tema Sustentabilidade; Wilson Tadeu Lopes da Silva, supervisor do Setor de Gestão da Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa/SP, falou sobre Gestão de Resíduos; Francisco Rafael Martins Laurindo, do INCOR, tratou sobre Obesidade; Carlos Clemente Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, explanou a respeito do Aquecimento Global; Wanderley José de Melo e Teresa Cristina Tarlé Pissarra, ambos da UNESP campus Jaboticabal, trataram sobre a Crise Hídrica; já os médicos pesquisadores Fernando Cendes, da Unicamp, e Wellingson Silva Paiva, do Hospital das Clínicas da USP, abordaram os Avanços na Neurociência.

Importante destacar que além de compartilharem seus conhecimentos nas diversas palestras realizadas, a participação destes convidados favorece a exposição das produções dos alunos da Unicastelo, pois eles também visitaram os stands de apresentação e puderam analisar a qualidade dos trabalhos produzidos pelos discentes. “Temos aqui trabalhos realmente bons, inovadores e com abrangência de temas que vão desde o aspecto regional ao mundial”, comentou a convidada Elke Cardoso, da USP-Piracicaba.

“Esses convidados, vindos de importantes instituições, é uma grande oportunidade para nós da Unicastelo realizarmos um intercâmbio de conhecimentos. Além de compartilharem suas experiências e avaliarem os projetos dos nossos alunos e professores, eles também podem perceber o compromisso de nossa instituição com o universo acadêmico e com a comunidade, sempre alicerçada no tripé ensino, pesquisa e extensão”, avaliou Zângaro.

Zângaro também fala da importância do encontro para futuras avaliações de órgãos institucionais. “Mesmo sendo relativamente nova neste campo científico, a Unicastelo dá mostras de um trabalho ímpar e de muita qualidade. Esse nível acadêmico certamente refletirá positivamente em futuras avaliações do MEC, da Capes, entre outros. Tenho certeza que o impacto desse encontro foi altamente positivo e nossas expectativas totalmente correspondidas. Terminamos com a sensação de ter cumprido nosso papel em levar conhecimento ao país todo”, finalizou.

A Unicastelo oferece atualmente Programas de Mestrado e Doutorado nas áreas de Engenharia Biomédica, Bioengenharia, Ciências Ambientais e Produção Animal, este último com grande proporção no campus Descalvado.

O coordenador geral do campus Descalvado, Paulo Roberto Marcatto fala da experiência obtida em sediar, uma vez mais, um evento dessa magnitude em Descalvado. “Como podemos perceber há pesquisadores e alunos de diversas localidades de todo o Brasil. A importância dessa atividade evidencia não só a qualidade da nossa Unicastelo como também favorece a troca de experiências e a multidisciplinaridade entre as áreas dos campi. Para nós receber profissionais e pesquisadores desse gabarito é extremamente motivador e fortalece as relações do campus com essas importantes instituições. Aproveito para destacar todo o trabalho empenhado pelo nosso corpo docente, discentes e funcionários para um evento de tamanho porte”, disse o coordenador.

  
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Unicastelo concentra centenas de pesquisadores em eventos no Campus Descalvado
III Noite Italiana Dançante da Fênix acontece no dia 31 de outubro
Festa da Padroeira 2015: Paróquia Nossa Senhora do Belém comemora 180 anos de instalação
Atletas da 3ª Idade representarão Descalvado nos Jogos Regionais do Idoso
Rigor Alimentos faz acordo para pagar R$ 80 milhões em verbas trabalhistas
Aniversário de Descalvado terá programação para todos os públicos
Loja Modelo Itinerante do Sebrae estará em Descalvado
Capitão Mussolini é promovido ao posto de Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Corpo de jovem que se afogou no Rio Mogi Guaçu é localizado
Caminhão roubado em São Carlos é localizado em Porto Ferreira sem a carga de 40.000 litros de etanol
Lifting com fios de sustentação: Uma opção minimamente invasiva
Descalvado recebe “Caminhos da Cana” nesta terça-feira
Seis ficam feridos e um morre em acidente na região de Dourado
Motorista perde o controle de Ecosport, capota e na sequência é atingido por triciclo na Rodovia Washington Luís
Unicastelo confere título de graduação a 34 alunos em Descalvado
Preços do frango vivo são os maiores em nove meses
Homem é preso suspeito de estuprar menina de 12 anos em Pirassununga
Exposição em São Paulo faz referência à fazendas centenárias de Descalvado
GCM encontra mulher de 34 anos morta em área rural de Porto Ferreira
Correios amplia vagas para o Programa Jovem Aprendiz
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"