28/02/2015 (11h09)

Polícia Militar intensifica fiscalização de trânsito na cidade

De acordo com o Tenente Facchini trata-se de uma ação nacional, que em Descalvado se justifica também mediante o aumento dos registros de acidentes de trânsito.


A falta do equipamento em uma colisão ou capotagem pode causar lesões
graves e até mortes.  Não usar o cinto, segundo as leis de trânsito, é considerado infração grave com multa de R$ 127 e perda de cinco pontos na Carteira
Nacional de Habilitação (CNH).

Falar no celular ao volante, dirigir sem o cinto de segurança, parar em fila dupla ou ainda, andar na contramão de direção. Quem é que já não flagrou uma situação dessas no trânsito de Descalvado, ou mesmo chegou a cometer este tipo de infração?

Pois bem, assim como está acontecendo em nível nacional, no município a fiscalização sobre as leis de trânsito está sendo intensificada pela Polícia Militar que, já há algumas semanas tem promovido ações e bloqueios, visando a orientação e a conscientização dos motoristas, haja vista a identificação do aumento do número de acidentes de trânsito.


“Aqui em Descalvado temos uma média mensal de 20 acidentes sem vítima e, pelo menos, sete acidentes com vítimas. Se somarmos as duas ocorrências, é praticamente um acidente de trânsito por dia na cidade. E infelizmente, como acontece em todo território nacional,  a grande maioria dos acidentes ocorre por desrespeito às leis de trânsito e pela má qualidade dos motoristas”, destacou o Subcomandante da 3ª Cia da Polícia Militar, Tenente  Thiago Adolfo Facchini que está à frente da PM local, comandando interinamente a corporação.

Conforme o Tenente, a fiscalização ocorre desde sempre, já que o Código Nacional de Trânsito está em vigência desde 1997, no que diz respeito, por exemplo, ao uso do cinto de segurança - o que em Descalvado é sabido por todos, não se tem a ‘cultura’ de utilizarem vias públicas. O uso obrigatório do cinto consta do artigo 65, do Código Brasileiro de Trânsito, em vigência como citado anteriormente, há“Mas essa não é uma prerrogativa só de Descalvado; outras cidades, principalmente de porte pequeno, como é o caso de Santa Rita do Passa Quatro, Porto Ferreira, os motoristas também deixam de utilizar o acessório de segurança. Mas esta conscientização deve acontecer e a intensificação na fiscalização está acontecendo por toda nossa região, concomitantemente nos sete municípios que compõem o nosso Batalhão”, disse o Tenente Facchini.

Para comprovar a fiscalização existente, o subcomandante da 3ª Cia da Polícia Militar apresentou dados das multas que são aplicadas no município. Somente no ano de 2013 foram 1.680 autuações; em 2014 foram 1.800 e, nos dois primeiros meses de 2015 já foram 250 multas. Em sua grande maioria, elas são provenientes de motoristas falando ao celular enquanto dirigem; paradas em filas duplas, contramão de direção e, a falta do cinto de segurança.

Outras infrações também são identificadas e que acabam resultando no recolhimento de veículos. Estas são a falta de licenciamento e condutor não habilitado. Com relação às motocicletas, além da falta de documentação, o uso inadequado de capacetes e modificações em sistemas de escapamentos e itens de segurança, como por exemplo faróis e retrovisores, também são irregularidades encontradas com frequencia. Em 2013, a Polícia Militar recolheu 360 veículos. Em 2014, esse número saltou para 369.

Mas, a atenção da Polícia Militar segundo o Tenente Facchini é com relação aos números crescentes de acidentes. “Somente de dezembro de 2014 e janeiro de 2015, tivemos duas mortes no trânsito descalvadense. Aliás, em nível nacional, temos o registro de 40 mil mortes por ano no Brasil, decorrentes de acidentes de trânsito. Essa é a segunda causa que mais mata em nosso país. Com relação à indenizações por DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres,  ou simplesmente "Seguro Obrigatório), são emitidas aproximadamente 450 mil por ano, isso por invalidez, ou seja, um número realmente alarmante e que volto a repetir: as ocorrências se dão em face do respeito às leis de trânsito e pela má qualidade dos condutores”, acrescentou.


Tenente Facchini alerta: fiscalização junto
ao trânsito local será intensificada

Ainda com relação à fiscalização de trânsito na cidade, o Tenente Facchini informou que as operações policiares, denominadas ‘bloqueios’ irão acontecer com mais frequência e para isso deve contar com o apoio do Batalhão de São Carlos que inclusive dispõe de um pelotão específico para o trânsito. 

OS PECADOS DOS MOTORISTAS - 98% dos acidentes de trânsito são causados por erro ou negligência humana. Abaixo estão relacionadas as principais falhas cometidas pelos brasileiros nas ruas e estradas:


 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Polícia Militar intensifica fiscalização de trânsito na cidade
Piracema chega ao fim com o Rio Mogi Guaçu 'fora da UTI'
Grupo de voluntárias da APAD vai até Araraquara conhecer projetos em defesa dos animais
Ministério Público instaura inquérito civil para apurar depósito de cheques da Santa Casa em contas particulares
Justiça está mais rígida com quem usa a internet para difamar pessoas
Motociclista morre após bater contra trator na Rodovia SP-215
Polícia Civil recebe nova viatura da Secretaria de Segurança Pública
Moradores reclamam da falta de luz há um mês em rua de Pirassununga
Câmara aprova tornar crime venda de bebida alcoólica para menores
Servidor que denunciou abate cruel de animais é demitido em São Carlos
Adulteração nos hidrômetros vira caso de polícia em Casa Branca
Dono de relojoaria reage a assalto e mata dois suspeitos em Porto Ferreira
Polícia localiza em Descalvado corpo de homem desaparecido no Rio Mogi Guaçu
Padre é detido pela 2ª vez por dirigir embriagado na SP-310, em Araraquara
Em visita a Descalvado, Deputado Ulisses Sales diz que vai lutar para a conclusão da vicinal até Pirassununga
Polícia estoura abatedouro clandestino de aves em sítio próximo ao Butiá
Assinados mais dois contratos de concessão de áreas para instalação de empresas em Descalvado
Médica que mandou cortar o pênis do ex-noivo é considerada foragida
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"