30/01/2015 (09h00) - Atualizado às 12h17

SINAL DE ALERTA

Descalvado registra seis casos positivos de dengue

Índice de Breteau do município está acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde.

Com a confirmação de pelo menos seis casos de dengue até a quinta-feira (29), o município encontra-se em estado de alerta contra a doença. Já são 18 notificações neste mês de janeiro, dos quais três tiveram resultado negativo e nove exames aguardam resultados.

De acordo com a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica Maria de Lourdes Santana, e o chefe do setor de Controle de Vetores, Silvio Franceschini, a preocupação se dá pelo fato de que 50% dos casos confirmados até agora são autóctones, ou seja, contraídos no município. “Significa dizer que temos a larva e o inseto

 infectado pela doença aqui no nosso município”, ressaltou a enfermeira.

A ocorrência dos casos confirmados e que tiveram transmissão na cidade se deu no bairro de Santa Cruz das Almas que, nesta semana já recebeu a nebulização - procedimento em que é borrifado o veneno que combate o Aedes Aegypti. Ele elimina a possibilidade de que o vetor (hospedeiro intermediário) do vírus pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável no município, evitando o contágio e uma possível epidemia.

Outro fator de alerta quanto à dengue em Descalvado é o Índice de Breteau atingido este ano. Calculado entre os dias 05 a 15 de janeiro, ele chegou a 5.9, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é abaixo de 1.

“O índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrada nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue. Com um índice de 5,9, podemos afirmar que a infestação está ocorrendo e que, além da Secretaria de Saúde fazer o seu papel, a população precisa colaborar”, alertou Silvio.

Mesmo antes da confirmação dos casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, já vinha promovendo uma mobilização de vários setores públicos visando o desencadeamento de ações, para a prevenção da dengue.

No último dia 22, reuniram-se representantes de vários setores da administração municipal para traçarem metas e buscarem junto da população, medidas de prevenção da doença, até porque Descalvado encontra-se num cinturão de cidades que vivenciam situação de epidemia da doença.

Além das ações como mutirões de limpeza, trabalho casa a casa feito tanto pelas agentes de saúde quanto pela própria equipe de controle de vetores, uma comissão responsável pela questão da dengue em Descalvado, também fará monitoramento em segmentos públicos e privados, como escolas,  farmácias, empresas, entre outros.

“A Secretaria de Saúde está atenta quanto a questão da dengue.  Por exemplo, conseguimos reduzir o número da doença nos últimos meses de 2014; porém, apesar do intenso trabalho realizado, os casos positivos começam a surgir. Já programamos o arrastão de limpeza para o mês de fevereiro e toda a equipe está intensificando as visitas in loco. Mas a participação e colaboração da população é imprescindível nessa luta contra o mosquito Aedes Aegypti”, salientou Edmilson Barbatto, Secretário Municipal da Saúde.
 

Participe você também do site Descalvado News
e escreva seu comentário sobre esta notícia

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do site Descalvado News. Caso perceba algum comentário agressivo ou publicado por algum troll, ajude-nos a limpar esta área, escrevendo para contato@descalvadonews.com.br

Descalvado registra cinco casos positivos de dengue
Trio é detido furtando fiação na SP-215
Neste sábado acontece a 21ª edição da 'Descida de Bóia' no Rio Mogi
Inflação do aluguel acelera em janeiro e acumula alta de 3,98% em 12 meses
ETEC inicia cursos com 100% das vagas preenchidas
Apesar de lei, cidades da região não têm farmácias que funcionem por 24h
COMUTRAN atende reivindicação e trecho da rua Paula Carvalho tem sentido de direção alterado
Multas por excesso de velocidade crescem 50% nas estradas paulistas em 2014
Acidente entre dois caminhões fere uma pessoa e causa congestiona-mento na Washington Luís
Prefeitura convoca Sessão Extraordinária para aprovação de projeto de lei de doação de área para nova empresa do setor pet
Na contramão do país, Descalvado fechou 2014 com saldo positivo no mercado de trabalho
Veterinários dão dicas de como evitar que cães e gatos sofram com o calor
 
         
  [editoriais] Saúde [serviços]  
  Espaço Internauta Sua Casa Plantões Farmacêuticos  
  Polícia Região Classificados  
  Educação Tecnologia Achados & Perdidos  
  Trânsito Religião Fale Conosco  
  Noticias Moda & Estilo Horoscopo  
  Esportes Culinária Nota de Falecimento  
  Cotidiano   Lista Telefônica  
  Economia [fotos] Mapa de Ruas  
  Entrevistas Happy Hour Paróquia N.S. do Belém - Calendário de Celebrações  
  Perfil      
  Empresarial [especiais] [revista descalvado news]  
  Seus Direitos Jornal Descalvado News Edições On-Line  
  Animais & Pet Politicando    
  Veículos Ricci na Roça [redes sociais]  
  Mercado de Trabalho / Vagas de Emprego Descalvado 180 Anos Youtube (Canal 1)  
    Eleição Suplementar 2013 Youtube (Canal 2)  
    Carnaval 2014 Twitter  
    Torcida Copa do Mundo 2014 Facebook  
    Promoção 'Minha Selfie de Natal'    
         

© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Descalvado News - "A informação que interessa!"